O enfermeiro na prevenção do extravasamento de agentes antineoplásicos: uma revisão de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0008

Palabras clave:

Antineoplásicos, Extravasamento de materiais terapêuticos e diagnósticos, Cuidados de enfermagem

Resumen

O extravasamento de antineoplásicos consiste na infiltração do agente anticâncer no espaço extracelular e nos tecidos circundantes, devido à administração do medicamento fora do vaso sanguíneo, podendo causar reações severas no tecido, sendo primordial a prevenção desse evento, proporcionando para o paciente um tratamento seguro e eficaz, bem como a não incidência de danos. Este estudo teve como objetivo identificar nas produções cientificas as medidas preventivas diante do extravasamento de agentes antineoplásicos, e analisar os principais cuidados de enfermagem recomendados. Trata-se de uma revisão integrativa utilizando as bases de dados LILACS, PUBMED e BDENF para a busca dos estudos. Dentre as prevenções associadas ao extravasamento de agentes antineoplásicos, os cuidados de enfermagem mais predominantes foram a necessidade do treinamento da equipe de enfermagem, o estabelecimento de protocolos e diretrizes institucionais, a monitorização constante do local perfurado, a punção de veias grandes e calibras no antebraço e a utilização de cateter de calibre pequeno. Desta forma considera-se que os eventos de extravasamento podem estar associados à falta de treinamento e conhecimento científico e técnico da equipe de enfermagem, um cuidado de enfermagem adequado podem prevenir este acontecimento e promover uma hospitalização segura, sendo indispensável à atuação da equipe de enfermagem, aplicando cuidados de qualidade para a prevenção deste cenário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Milena do Nascimento Vieira, Universidade de Sorocaba

Estudante de Enfermagem na Universidade de Sorocaba 

Clayton Gonçalves de Almeida, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem - UNIP (Universidade Paulista), especialização em doação de órgãos e tecidos pela faculdade Albert Einstein, mestrado stricto sensu em ciências farmacêuticas ? UNISO (Universidade de Sorocaba), técnico em Banco de Olhos pela Associação Pan- Americana de Banco de Olhos - APABO. Atuação como enfermeiro da comissão intra Hospitalar de transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein (NCAP), possui ampla atuação no processo de doação de órgãos no Brasil e em outros países, grande participação em projetos no Brasil, para capacitação de profissionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuação em comitê de ensino e pesquisa assim como também sendo revisor de revista cientifica. Atuação como gerente do Banco de Olhos de Sorocaba (desenvolvimento e execução de projetos), tendo grande experiência prática e gerencial em todo processo de doação, palestrante e instrutor prático nos cursos da APABO no Brasil e Internacional. Professor Universitário, com atuação no Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Leandro Aparecido de Souza, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista Sorocaba (2006) .Pós Graduado em Docência e Pesquisa na Área da Saúde. Pós Graduado em Unidade de Terapia Intensiva. Pós Graduado em Enfermagem do Trabalho. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é Enfermeiro Assistencial no Hospital Unimed Sorocaba. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Sorocaba.Tem experiência na área, com ênfase em UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA e EMERGENCIA.

Irineu Cesar Panzeri Contini, Universidade de Sorocaba

Graduação em enfermagem pela Universidade Nove de Julho (2002). Enfermeiro de educação continuada do Hospital Metropolitano S/A (2004 - 2005). Enfermeiro de educação continuada do Hospital Samaritano de Sorocaba (2008 - 2014). Professor e responsável técnico de enfermagem Colégio Tableau Sorocaba me (2007 - 2010). Pós-graduado em auditoria nos serviços de saúde pela UNICID (2010). Pós-graduado em enfermagem do trabalho facinter/uninter (2012). Professor e coordenador de enfermagem da Escola Politecnica De Enfermagem Anna Nery (2011-2012). Professor assistente / Universitário da Universidade Paulista - UNIP (2011 - 2013). Professor assistente / Universitário Fundação Dom Aguirre - uniso (2013). Mestre em comunicação e cultura da Universidade de Sorocaba (2014 - 2015) Enfermeiro auditor da associação policial de assistência a saúde apas - saúde Sorocaba (2015) coordenador do curso de enfermagem - Uniso membro do grupo de pesquisa - gece grupo de estudos cientificos em enfermagem.

Publicado

2021-07-06

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>