Benefícios das terapias complementares no cuidado a pacientes críticos na unidade de terapia intensiva adulto: revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.003.0002Palavras-chave:
Cuidados de enfermagem, Manejo da dor, Terapias complementares, Unidades de Terapia IntensivaResumo
Os pacientes que se encontram em uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto se sentem ansiosos por estarem neste ambiente, e isto pode contribuir para o aumento da dor e, consequentemente, para uma alteração dos padrões físicos, emocionais e psíquicos. A utilização das terapias complementares pode não ser uma realidade neste setor, sendo assim o objetivo desta pesquisa é identificar na literatura possíveis benefícios da utilização de terapias complementares no cuidado a pacientes críticos adultos. Trata-se de uma revisão de escopo, com análise qualitativa e quantitativa dos dados, por meio de buscas nas bases de dados virtuais BDENF, IBECS, LILACS e PubMed-MEDLINE, de artigos publicados no período de 2017 a 2022. Observou-se que práticas como a musicoterapia, aromaterapia, massoterapia, estimulação elétrica transcutânea em pontos de acupuntura, posição de lótus (yoga), realidade virtual e hipnose podem trazer benefícios significativos que vão desde a redução da ansiedade e da dor, até a diminuição do uso de opioides na UTI, diminuição do delirium, redução do tempo de permanência na ventilação mecânica, melhora no padrão do sono e padrão respiratório, além de trazerem relaxamento e conforto para os pacientes. Entretanto ainda são necessários mais ensaios clínicos randomizados controlados multicêntricos a fim de fortalecer as ideias presentes neste estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.