Benefícios das terapias complementares no cuidado a pacientes críticos na unidade de terapia intensiva adulto: revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.003.0002

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Manejo da dor, Terapias complementares, Unidades de Terapia Intensiva

Resumo

Os pacientes que se encontram em uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto se sentem ansiosos por estarem neste ambiente, e isto pode contribuir para o aumento da dor e, consequentemente, para uma alteração dos padrões físicos, emocionais e psíquicos. A utilização das terapias complementares pode não ser uma realidade neste setor, sendo assim o objetivo desta pesquisa é identificar na literatura possíveis benefícios da utilização de terapias complementares no cuidado a pacientes críticos adultos. Trata-se de uma revisão de escopo, com análise qualitativa e quantitativa dos dados, por meio de buscas nas bases de dados virtuais BDENF, IBECS, LILACS e PubMed-MEDLINE, de artigos publicados no período de 2017 a 2022. Observou-se que práticas como a musicoterapia, aromaterapia, massoterapia, estimulação elétrica transcutânea em pontos de acupuntura, posição de lótus (yoga), realidade virtual e hipnose podem trazer benefícios significativos que vão desde a redução da ansiedade e da dor, até a diminuição do uso de opioides na UTI, diminuição do delirium, redução do tempo de permanência na ventilação mecânica, melhora no padrão do sono e padrão respiratório, além de trazerem relaxamento e conforto para os pacientes. Entretanto ainda são necessários mais ensaios clínicos randomizados controlados multicêntricos a fim de fortalecer as ideias presentes neste estudo.

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Biografia do Autor

Bruna Squilaro Cazita, Universidade de Sorocaba

Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem.

Leandro Aparecido de Souza, Universidade de Sorocaba

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista Sorocaba (2006) .Pós Graduado em Docência e Pesquisa na Área da Saúde. Pós Graduado em Unidade de Terapia Intensiva. Pós Graduado em Enfermagem do Trabalho. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba. Doutorando no Programa de Ciências Farmacêuticas - Uso Racional de Medicamentos da Universidade de Sorocaba. Atualmente é Enfermeiro Assistencial no Hospital Unimed Sorocaba. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Sorocaba nas áreas da Enfermagem na Saúde do Adulto e Paciente Crítico. Membro do Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem da Universidade de Sorocaba. Faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso da Enfermagem. Tem experiência na área, com ênfase em UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA e EMERGÊNCIA.

Clayton Gonçalves de Almeida, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem - UNIP (Universidade Paulista), especialização em doação de órgãos e tecidos pela faculdade Albert Einstein, mestrado stricto sensu em ciências farmacêuticas ? UNISO (Universidade de Sorocaba), técnico em Banco de Olhos pela Associação Pan- Americana de Banco de Olhos - APABO. Atuação como enfermeiro da comissão intra Hospitalar de transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein (NCAP), possui ampla atuação no processo de doação de órgãos no Brasil e em outros países, grande participação em projetos no Brasil, para capacitação de profissionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuação em comitê de ensino e pesquisa assim como também sendo revisor de revista cientifica. Atuação como gerente do Banco de Olhos de Sorocaba (desenvolvimento e execução de projetos), tendo grande experiência prática e gerencial em todo processo de doação, palestrante e instrutor prático nos cursos da APABO no Brasil e Internacional. Professor Universitário, com atuação no Núcleo Docente Estruturante (NDE). 

Debora Cabral Nunes Polaz, Universidade de Sorocaba

Enfermeira Mestre em Educação nas Profissões da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP, especialista em Acupuntura (CETN), especialização em Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Recuperação Pós Anestésica pelo Centro Universitário São Camilo de São Paulo, Pós em Docência do Ensino Superior e Técnico na área da Saúde pela INESP e em Gestão em Enfermagem, pela UNIFESP. Atuação como professora de curso Superior de Enfermagem/Saúde e Acupunturista. Teve experiências anteriores como professora de cursos técnicos e superior e como enfermeira assistencial e gestão - Unimed Sorocaba Cooperativa do Trabalho Médico, nos setores: Internações, Bloco Cirúrgico e Hemodinâmica. Pesquisadora do Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem (GECE) desde abril de 2019. Membro da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente (REBRAENSP)- Pólo Sorocaba https://orcid.org/0000-0003-4800-672X

Sheilla Siedler Tavares, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem Bacharel e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campus Sorocaba (1999). Especialista em Reabilitação Física, Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos e em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Atuou como coordenadora de área em Unidade de Internação Pediátrica e UTI pediátrica. Atuou como docente e na coordenação compartilhada na Universidade Paulista. Atualmente docente na Universidade de Sorocaba nas disciplinas de Neonatologia, Saúde da Criança e do Adolescente, Farmacologia Aplicada em Enfermagem, Pesquisa: Trabalho de Conclusão de Curso, Segurança do Paciente, Enfermagem Baseada em Evidênicas, Nutrição Aplicada à Enfermagem e eventualmente em Primeiros Socorros tanto no ambiente presencial quanto no ambiente virtual. Na docência atuo também nos estágios de Saúde da Criança e Adolescente 1 e 2, abrangendo Unidade Básica de Saúde e Hospital. Atuo em Pós Graduação na mesma universidade (UNISO) nos cursos da saúde sendo no formato híbrido. Tenho experiência em orietanções de pesquisas e Trabalhos de Conclusção de Curso tanto na graduação quanto pós graduação. Atuou na área hospitalar como enfermeiro assistencial nas Unidades de internação de pediatria, UTI pediátrica, Pronto Socorro Infantil, oncologia pediátrica, comissão intra hospitalar de doação de órgãos e tecidos e na auditoria. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria e UTI pediátrica, oncologia pediátrica. Mestre em Ciências Farmacêuticas, na linha de pesquisa Uso racional de medicamentos pela população, com a pesquisa sobre reação adversa a medicamentos em pediatria, na UNISO. Doutora em Ciências (2022/1) pela UNIFESP, no Departamento de Enfermagem Pediátrcia, na linha de pesquisa Fundamentos, Métodos, Processos e Tecnologia em Enfermagem e Saúde, com a pesquisa voltada ao paciente crítico pediátrico. Pertence ao Grupo de pesquisas de enfermagem em segurança do paciente, cuidados intensivos pediátricos e terapia intravenosa e medicamentosa em pediatria (SEGTEC) - SEGURANÇA, TECNOLOGIA e CUIDADO e ao Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem (GECE) na UNISO, sendo líder atualmente do GECE e da linha de pesquisa de farmacologia. Membro da Sociedade Brasileira dos Enfermeiros Pediatras (SOBEP) e da Rede Brasileira dos Enfermeiros em Segurança do Paciente (REBRAENSP), atualmente desenvolvendo a coordenação compartilhada do Núcleo Sorocaba na Rede. Tem experiência no desenvolvimento de pesuisa clínica. 

Irineu Cesar Panzeri Contini, Universidade de Sorocaba

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (2002). ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL METROPOLITANO S/A (2004 - 2005). ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL SAMARITANO DE SOROCABA (2008 - 2014). PROFESSOR E RESPONSÁVEL TÉCNICO DE ENFERMAGEM COLÉGIO TABLEAU SOROCABA ME (2007 - 2010). PÓS-GRADUADO EM AUDITORIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELA UNICID (2010). PÓS-GRADUADO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO FACINTER/UNINTER (2012). PROFESSOR E COORDENADOR DE ENFERMAGEM DA ESCOLA POLITECNICA DE ENFERMAGEM ANNA NERY (2011-2012). PROFESSOR ASSISTENTE / UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO DOM AGUIRRE - UNISO (2013 - atualmente) MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA (2014 - 2015) ENFERMEIRO AUDITOR DA ASSOCIAÇÃO POLICIAL DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE APAS - SAÚDE SOROCABA (2015) COORDENADOR DO CURSO DE ENFERMAGEM - UNISO MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA - GECE GRUPO DE ESTUDOS CIENTIFICOS EM ENFERMAGEM PROFESSOR ASSISTENTE ANHANGUERA EDUCACIONAL - 2022 - atualmente) DOUTORANDO EM PROCESSOS TECNOLOGICOS E AMBIENTAISI - UNISO - 2022 - 2024

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Publicado

2023-12-29

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