Cuidados de enfermagem na prevenção de complicações associado ao cateter venoso totalmente implantável: scoping review
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0022Palavras-chave:
Cateterismo Venoso Central, Cuidados de enfermagem, Segurança do paciente, Cateteres de demoraResumo
O cateter totalmente implantável (CTI) é um cateter de longa permanência que proporciona ao paciente a diminuição da dor, ansiedade e desconforto pelas múltiplas punções e apresenta cada vez menos complicações, entretanto não está ileso às complicações associadas. Faz-se necessário o conhecimento da equipe de enfermagem para o cuidado apropriado ao paciente com CIT, com vistas à prevenção das complicações. O trabalho tem como objetivo identificar nas produções científicas os principais cuidados de enfermagem para a prevenção das complicações associadas ao uso do cateter venoso totalmente implantável. Trata-se de uma revisão de escopo, em que foram utilizadas as bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Pubmed e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Dentre as complicações associadas ao CTI predominantes foram: infecção, trombose, obstrução, mau posicionamento do cateter, necrose e ruptura do cateter e os cuidados de enfermagem prevalentes foram: manuseio asséptico rigoroso, uso de clorexidina alcoólica para a assepsia do local, profissionais treinados e capacitados. Conclui-se que se faz necessário que a equipe de enfermagem realize o manuseio do cateter de forma asséptica e capacitação científica e técnica para a equipe de enfermagem, prevenindo por meio dos cuidados de enfermagem possíveis complicações associadas
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.