Práticas assistenciais de enfermagem na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0001

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, Higiene Bucal

Resumo

Habitualmente as pneumonias hospitalares se desenvolvem devido à aspiração de microrganismos que colonizam a orofaringe e o trato gastrointestinal superior, os pacientes internados em UTI encontram-se fisicamente enfraquecidos em consequência do trauma ou processo patológico sofrido, dificultando suas defesas orgânicas. Identificar na literatura quais prevenções é necessário para evitar a Pneumonia Associada à Ventilação (PAV) em pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados Scielo e CAPES com os descritores: cuidados de enfermagem, pneumonia associada à ventilação mecânica, higiene bucal, publicados no período de 2012 a 2020. Foram levantados cuidados de enfermagem como decúbito elevado entre 30-40º; higienização oral com clorexidina 0,12%; aspirações de vias aéreas; avaliação da pressão do cuff; cuidados com circuitos do ventilador. A elevação do decúbito do paciente esteve presente em todos os estudos levantados, assim como a higiene oral, aspiração e avaliação da sedação, os estudos elegíveis evidenciam que os dados se assemelham com os demonstrados pelos protocolos da ANVISA. As práticas de enfermagem na prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação são de suma importância para uma formação contínua do profissional de enfermagem, sendo necessário incluir na rotina escalas de bundle, protocolos operacionais padrão (POP), sempre renovando e ampliando seus conhecimentos permanentes para entender o melhor cuidado aplicado a cada paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmel Fernanda Gonçalves Augusto, Universidade de Sorocaba

Pós-graduanda de Enfermagem em Terapia Intensiva pela Universidade de Sorocaba. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Sorocaba (2019). Atualmente é enfermeira na Santa Casa De Misericórdia de Sorocaba. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva e Emergência. 

Diego Longo dos Santos, Universidade de Sorocaba

Graduado em Enfermagem pela Universidade de Sorocaba (2018). Pós-graduando de Enfermagem em Terapia Intensiva pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é enfermeiro assistencial no Hospital Santa Casa de Sorocaba. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Terapia Intensiva e Clinica Médica

Leandro Aparecido de Souza, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista Sorocaba (2006) .Pós Graduado em Docência e Pesquisa na Área da Saúde. Pós Graduado em Unidade de Terapia Intensiva. Pós Graduado em Enfermagem do Trabalho. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é Enfermeiro Assistencial no Hospital Unimed Sorocaba. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Sorocaba.Tem experiência na área, com ênfase em UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA e EMERGENCIA.

Clayton Gonçalves de Almeida, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem - UNIP (Universidade Paulista), especialização em doação de órgãos e tecidos pela faculdade Albert Einstein, mestrado stricto sensu em ciências farmacêuticas ? UNISO (Universidade de Sorocaba), técnico em Banco de Olhos pela Associação Pan- Americana de Banco de Olhos - APABO. Atuação como enfermeiro da comissão intra Hospitalar de transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein (NCAP), possui ampla atuação no processo de doação de órgãos no Brasil e em outros países, grande participação em projetos no Brasil, para capacitação de profissionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuação em comitê de ensino e pesquisa assim como também sendo revisor de revista cientifica. Atuação como gerente do Banco de Olhos de Sorocaba (desenvolvimento e execução de projetos), tendo grande experiência prática e gerencial em todo processo de doação, palestrante e instrutor prático nos cursos da APABO no Brasil e Internacional. Professor Universitário, com atuação no Núcleo Docente Estruturante (NDE). 

Downloads

Publicado

2021-06-22

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>