A violência obstétrica na percepção das parturientes: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0016Palavras-chave:
Trabalho de Parto, Violência Obstétrica, Enfermagem Obstétrica, GestanteResumo
O parto é um processo importante na vida de uma mulher, onde transforma sua vida. Esse processo não era considerado um procedimento médico, pois ocorria em um ambiente familiar de uma forma livre. Porém com o passar dos anos houve uma mudança nesse aspecto, onde o parto passou a ser considerado um procedimento realizado pela equipe de saúde em hospitais. A partir disso, a literatura nos mostra que nesse processo passou a ocorrer falta de atenção as necessidades da parturiente, caracterizado pela violência obstétrica, sendo considerado o conjunto de vários tipos de violência e danos durante o cuidado profissional durante o parto, podendo ser uma experiência traumática na vida da mulher. O objetivo do estudo foi identificar na literatura a percepção das parturientes acerca da violência obstétrica no trabalho de parto e parto. O estudo foi elaborado como uma revisão de escopo, onde foi estabelecida a seguinte questão norteadora: “Qual a percepção das parturientes acerca da violência obstétrica no trabalho de parto e parto?” O método que foi utilizado para a coleta de dados é o levantamento bibliográfico, por meio da busca eletrônica de artigos, onde só foram considerados estudos científicos publicados em português, inglês e espanhol no período de 2016 a 2021. Como resultados as principais percepções das parturientes foram: episiotomia de rotina ou sem consentimento; percepção restrita do conceito de violência obstétrica ou desconhecimento do termo; manobra de Kristeller; uso de medicamentos para induzir o trabalho de parto; não permissão de escolha de posição durante o parto e privação da liberdade do acompanhante. Desta maneira conclui-se, os episódios de violência obstétrica são muito comuns, porém a percepção das puérperas é limitada e restrita, com desconhecimento do termo. O assunto pouco compreendido como um ato violento, pela falta de conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.