Qualidade de vida de pacientes pós transplante de fígado em um centro de transplantes referência no interior do Estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.002.0007

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Qualidade de vida relacionada à saúde, QVRS, Enxerto, Fígado, Transplante de fígado

Resumo

transplante hepático é a terapêutica indicada para pacientes com doença hepática grave e progressiva, seja crônica ou aguda, que não se beneficiem com outro tratamento alternativo. Desta forma, é a única medida terapêutica efetiva, capaz de modificar significativamente a qualidade de vida. Todo processo vi-venciado pelo paciente, pela transição de uma condição para outra, envolve fatores que impactam no de-clínio da qualidade de vida, como, os sintomas físicos e o estado funcional associado a fatores psicológicos e sociais, limitações e mudanças no estilo de vida pela necessidade de adaptação da nova realidade em que se encontra. Objetivo: Este estudo tem a finalidade de identificar os interferentes de maior impacto na qualidade de vida relacionada à saúde após serem submetidos ao transplante. Metodologia: Trata-se de um estudo de coorte retrospectivo, exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Participaram do es-tudo os pacientes submetidos ao transplante de fígado no Hospital Doutor Miguel Soeiro (HMS) – Unimed Sorocaba, no período de 2005 a 2022. Utilizou-se para a coleta de dados o questionário padronizado Short Form Health Survey 36 (SF-36) - validado e adaptado na versão portuguesa, e formulário de variáveis clíni-cas, com idade atual, idade em que realizou o transplante, sintomas mais comuns da doença hepática, e sentimentos vivenciados no processo de pré e pós transplante. Resultados: O Componente de Saúde Física apresentou maiores médias de qualidade de vida nos domínios de Capacidade Funcional (92,4) e Dor (93,22), enquanto o Componente de Saúde Mental apresentou maiores médias de qualidade de vida nos domínios de Aspectos Sociais (88,69) e Vitalidade (81,1). Destacou-se que, a variável 2 – 4 anos, apresentou maiores médias de score de qualidade de vida em CSF (89,05), e a variável 1 ano, apresentou maiores mé-dias em CSM (90,94). Aos demais, sem diferenças significativas, mantendo um mesmo padrão entre as mé-dias. A abordagem são pelas variáveis clínicas e pelos sentimentos expressados pelos participantes durante todo o processo vivenciado. Conclusão: A melhora na QV é proporcional ao tempo de transplante, devido á ter que se adaptar à nova realidade em que se encontram, reconhecem os benefícios pós-transplante e dão pouca ou nenhuma importância a eventos clínicos imprevistos, pois atribuem um novo e positivo significa-do à vida após o transplante.

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Biografia do Autor

Maria Cláudia Cisterna dos Santos, Universidade de Sorocaba

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Técnica Estadual - Professor Fausto Mazzola(2013). Atualmente é Estagiária da Unimed Sorocaba - Hospital Dr. Miguel Soeiro. Tem experiência na área de Enfermagem. 

Clayton Gonçalves de Almeida, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem - UNIP (Universidade Paulista), especialização em doação de órgãos e tecidos pela faculdade Albert Einstein, mestrado stricto sensu em ciências farmacêuticas ? UNISO (Universidade de Sorocaba), técnico em Banco de Olhos pela Associação Pan- Americana de Banco de Olhos - APABO. Atuação como enfermeiro da comissão intra Hospitalar de transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein (NCAP), possui ampla atuação no processo de doação de órgãos no Brasil e em outros países, grande participação em projetos no Brasil, para capacitação de profissionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuação em comitê de ensino e pesquisa assim como também sendo revisor de revista cientifica. Atuação como gerente do Banco de Olhos de Sorocaba (desenvolvimento e execução de projetos), tendo grande experiência prática e gerencial em todo processo de doação, palestrante e instrutor prático nos cursos da APABO no Brasil e Internacional. Professor Universitário, com atuação no Núcleo Docente Estruturante (NDE). 

Sheilla Siedler Tavares, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem Bacharel e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campus Sorocaba (1999). Especialista em Reabilitação Física, Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos e em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Atuou como docente e na coordenação compartilhada na Universidade Paulista. Atualmente docente na Universidade de Sorocaba nas disciplinas de Neonatologia, Saúde da Criança e do Adolescente, Farmacologia Aplicada em Enfermagem, Pesquisa: Trabalho de Conclusão de Curso, Segurança do Paciente, Enfermagem Baseada em Evidênicas, Nutrição Aplicada à Enfermagem e eventualmente em Primeiros Socorros tanto no ambiente presencial quanto no ambiente virtual. Na docência atuo também nos estágios de Saúde da Criança e Adolescente 1 e 2, abrangendo Unidade Básica de Saúde e Hospital. Atuo em Pós Graduação na mesma universidade (UNISO) nos cursos da saúde sendo no formato híbrido. Tenho experiência em orietanções de pesquisas e Trabalhos de Conclusção de Curso tanto na graduação quanto pós graduação. Atuou na área hospitalar nas Unidades de internação de pediatria, UTI pediátrica, Pronto Socorro Infantil, oncologia pediátrica, comissão intra hospitalar de doação de órgãos e tecidos e na auditoria. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria e UTI pediátrica, oncologia pediátrica. Mestre em Ciências Farmacêuticas, na linha de pesquisa Uso racional de medicamentos pela população, com a pesquisa sobre reação adversa a medicamentos em pediatria, na UNISO. Doutora em Ciências (2022/1) pela UNIFESP, no Departamento de Enfermagem Pediátrcia, na linha de pesquisa Fundamentos, Métodos, Processos e Tecnologia em Enfermagem e Saúde, com a pesquisa voltada ao paciente crítico pediátrico. Pertence ao Grupo de pesquisas de enfermagem em segurança do paciente, cuidados intensivos pediátricos e terapia intravenosa e medicamentosa em pediatria (SEGTEC) - SEGURANÇA, TECNOLOGIA e CUIDADO e ao Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem (GECE) na UNISO, sendo líder atualmente do GECE. Membro da Sociedade Brasileira dos Enfermeiros Pediatras (SOBEP) e da Rede Brasileira dos Enfermeiros em Segurança do Paciente (REBRAENSP), atualmente desenvolvendo a coordenação compartilhada do Núcleo Sorocaba na Rede. 

Leandro Aparecido de Souza, Universidade de Sorocaba

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista Sorocaba (2006) .Pós Graduado em Docência e Pesquisa na Área da Saúde. Pós Graduado em Unidade de Terapia Intensiva. Pós Graduado em Enfermagem do Trabalho. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba. Doutorando no Programa de Ciências Farmacêuticas - Uso Racional de Medicamentos da Universidade de Sorocaba. Atualmente é Enfermeiro Assistencial no Hospital Unimed Sorocaba. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Sorocaba nas áreas da Enfermagem na Saúde do Adulto e Paciente Crítico. Membro do Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem da Universidade de Sorocaba. Faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso da Enfermagem. Tem experiência na área, com ênfase em UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA e EMERGÊNCIA. 

Irineu César Panzeri Contini, Universidade de Sorocaba

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (2002). ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL METROPOLITANO S/A (2004 - 2005). ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL SAMARITANO DE SOROCABA (2008 - 2014). PROFESSOR E RESPONSÁVEL TÉCNICO DE ENFERMAGEM COLÉGIO TABLEAU SOROCABA ME (2007 - 2010). PÓS-GRADUADO EM AUDITORIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELA UNICID (2010). PÓS-GRADUADO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO FACINTER/UNINTER (2012). PROFESSOR E COORDENADOR DE ENFERMAGEM DA ESCOLA POLITECNICA DE ENFERMAGEM ANNA NERY (2011-2012). PROFESSOR ASSISTENTE / UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO DOM AGUIRRE - UNISO (2013 - atualmente) MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA (2014 - 2015) ENFERMEIRO AUDITOR DA ASSOCIAÇÃO POLICIAL DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE APAS - SAÚDE SOROCABA (2015) COORDENADOR DO CURSO DE ENFERMAGEM - UNISO MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA - GECE GRUPO DE ESTUDOS CIENTIFICOS EM ENFERMAGEM PROFESSOR ASSISTENTE ANHANGUERA EDUCACIONAL - 2022 - atualmente) DOUTORANDO EM PROCESSOS TECNOLOGICOS E AMBIENTAISI - UNISO - 2022 - 2024

Publicado

2023-08-09

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