Responsabilidades do enfermeiro no manuseio e cuidados com cateter em pacientes oncológicos: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0003

Palavras-chave:

Cateteres, Oncologia, Enfermagem, Segurança do Paciente, Infecções Relacionadas a Cateter

Resumo

O objetivo deste trabalho é iscorrer sobre a importância da manipulação e manuseio correto pelo enfermeiro em cateteres nos pacientes oncologicos. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura. Realizou-se a busca de artigos científicos nas bases de dados LILACS, BDENF e REUOL, publicados entre os anos de 2011 a 2021. Os resultados são apresentados por meio de fluxograma e tabela comparativa. Foram encontrados 235 artigos, analisaram-se 39 e, destes, 8 foram selecionados. Na síntese da discussão observou-se a importância da execução da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), prática de educação continuada pertinentes aos cateteres utilizados em oncologia, bem como a inserção de protocolo e diretrizes, atualização técnico-científica do enfermeiro e treinamento de equipe. A prática clínica em pacientes oncológicos portadores de dispositivos intravasculares se mostrou deficitária, na difusão de informações, o conhecimento do enfermeiro demonstrou-se restrito, e apresenta a importância de educação continuada, efetivação de protocolos a fim de garantir assistência de qualidade e evitar complicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Henrique Lopes, Universidade de Sorocaba

Possui ensino-medio-segundo-graupela E.E Antonio Padilha(2015). Atualmente é Estágio Enfermagem do Grupo NotreDame Intermédica. Tem experiência na área de Enfermagem. 

Ebraim Kelvin Floriano, Universidade de Sorocaba

Possui ensino-medio-segundo-grau pela ESCOLA ESTADUAL DANIEL DAVID HADDAD(2017).

Debora Cabral Nunes Polaz, Universidade de Sorocaba

Enfermeira Mestre em Educação nas Profissões da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP, especialista em Acupuntura (CETN), especialização em Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Recuperação Pós Anestésica pelo Centro Universitário São Camilo de São Paulo, Pós em Docência do Ensino Superior e Técnico na área da Saúde pela INESP e em Gestão em Enfermagem, pela UNIFESP. Atuação como professora de curso Superior de Enfermagem/Saúde e Acupunturista. Teve experiências anteriores como professora de cursos técnicos e superior e como enfermeira assistencial e gestão - Unimed Sorocaba Cooperativa do Trabalho Médico, nos setores: Internações, Bloco Cirúrgico e Hemodinâmica. Pesquisadora do Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem (GECE) desde abril de 2019. Membro da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente (REBRAENSP)- Pólo Sorocaba

Leandro Aparecido de Souza, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista Sorocaba (2006) .Pós Graduado em Docência e Pesquisa na Área da Saúde. Pós Graduado em Unidade de Terapia Intensiva. Pós Graduado em Enfermagem do Trabalho. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é Enfermeiro Assistencial no Hospital Unimed Sorocaba. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Sorocaba.Tem experiência na área, com ênfase em UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA e EMERGENCIA.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>