Responsabilidades do enfermeiro no manuseio e cuidados com cateter em pacientes oncológicos: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0003Palavras-chave:
Cateteres, Oncologia, Enfermagem, Segurança do Paciente, Infecções Relacionadas a CateterResumo
O objetivo deste trabalho é iscorrer sobre a importância da manipulação e manuseio correto pelo enfermeiro em cateteres nos pacientes oncologicos. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura. Realizou-se a busca de artigos científicos nas bases de dados LILACS, BDENF e REUOL, publicados entre os anos de 2011 a 2021. Os resultados são apresentados por meio de fluxograma e tabela comparativa. Foram encontrados 235 artigos, analisaram-se 39 e, destes, 8 foram selecionados. Na síntese da discussão observou-se a importância da execução da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), prática de educação continuada pertinentes aos cateteres utilizados em oncologia, bem como a inserção de protocolo e diretrizes, atualização técnico-científica do enfermeiro e treinamento de equipe. A prática clínica em pacientes oncológicos portadores de dispositivos intravasculares se mostrou deficitária, na difusão de informações, o conhecimento do enfermeiro demonstrou-se restrito, e apresenta a importância de educação continuada, efetivação de protocolos a fim de garantir assistência de qualidade e evitar complicações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.