Saúde mental da equipe de enfermagem durante a pandemia de Covid-19: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0015Palavras-chave:
COVID-19, Enfermagem, Saúde mental, Psicológico, Sofrimento Psicológico, EsgotamentoResumo
A pesquisa teve como objetivo identificar o impacto da pandemia no cotidiano da equipe de enfermagem e a importância de uma boa gestão. É um estudo de revisão de escopo, com pesquisas realizadas nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS), Base de dados em Enfermagem (BDENF) com os seguintes descritores: COVID-19, nursing, mental health, já no PUBMED, com os descritores: COVID-19, nursing, psychological, mental health, psychological suffering e Burnout, o modelo PRISMA também foi utilizado, em forma de checklist modificado, o mesmo auxiliou na seleção dos artigos, seguindo os critérios de identificação, seleção, elegibilidade e inclusão. Os resultados mostram a ansiedade, depressão e Burnout como os sintomas predominantes nos profissionais de enfermagem. Diante desse quadro, concluiu-se que gestão de equipe, suporte psicológico, fornecimento de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e treinamentos, aumentam o saber, a autoconfiança, tornando também o ambiente de trabalho mais seguro, tanto para os pacientes quanto para os profissionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.