Acesso à saúde pelas profissionais do sexo na atenção primária: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0013Palavras-chave:
Prostituição, Profissionais do Sexo, Acesso aos Serviços de Saúde, Assistência à saúdeResumo
O objetivo é investigar a adesão das profissionais do sexo aos serviços de saúde da assistência primária no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para a execução da busca dos artigos utilizou-se os seguintes descritores: prostituição, profissionais do sexo, acesso aos serviços de saúde e assistência à saúde, nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e U.S. National Library of Medicine (PUBMED). Os critérios de inclusão adotados foram: ano de publicação, artigos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola e produções científicas publicadas no período de 2010 a 2019. Foram excluídos os estudos que não abordassem a temática relacionada ao objetivo da revisão. Com base no método utilizado, foram selecionados sete artigos. Os estudos expõem que as profissionais do sexo encontram dificuldades constantemente quando procuram por atendimento nos serviços públicos de atenção primária à saúde. As causas mais citadas que dificultam o acesso estão relacionadas à forma predominante a barreiras sociais e institucionais. Compreende-se que as profissionais do sexo apresentam baixa adesão aos serviços de saúde da atenção primária no Brasil. A presença de barreiras dificulta o acesso e proporciona o distanciamento dessas mulheres dos serviços público de saúde, reduzindo a adesão ao sistema de atenção primária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.