Acesso à saúde pelas profissionais do sexo na atenção primária: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0013

Palavras-chave:

Prostituição, Profissionais do Sexo, Acesso aos Serviços de Saúde, Assistência à saúde

Resumo

O objetivo é investigar a adesão das profissionais do sexo aos serviços de saúde da assistência primária no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para a execução da busca dos artigos utilizou-se os seguintes descritores: prostituição, profissionais do sexo, acesso aos serviços de saúde e assistência à saúde, nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e U.S. National Library of Medicine (PUBMED). Os critérios de inclusão adotados foram: ano de publicação, artigos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola e produções científicas publicadas no período de 2010 a 2019. Foram excluídos os estudos que não abordassem a temática relacionada ao objetivo da revisão. Com base no método utilizado, foram selecionados sete artigos. Os estudos expõem que as profissionais do sexo encontram dificuldades constantemente quando procuram por atendimento nos serviços públicos de atenção primária à saúde. As causas mais citadas que dificultam o acesso estão relacionadas à forma predominante a barreiras sociais e institucionais. Compreende-se que as profissionais do sexo apresentam baixa adesão aos serviços de saúde da atenção primária no Brasil. A presença de barreiras dificulta o acesso e proporciona o distanciamento dessas mulheres dos serviços público de saúde, reduzindo a adesão ao sistema de atenção primária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raissa Reis de Oliveira, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Sorocaba(2020) e ensino-medio-segundo-graupela Doutor Gualberto Moreira(2014). Tem experiência na área de Enfermagem.

Karine Honório Silva, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Sorocaba(2020).

Márcia Féldreman Nunes Gonzaga, Universidade de Sorocaba

Enfermeira Doutoranda em Processos Tecnológicos e Ambientais pela UNISO. Mestra em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba. Atualmente Coordenadora do Curso de Bacharel em Enfermagem na Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara - Tatuí SP e Docente na Universidade de Sorocaba - UNISO. É Pós-Graduada em Centro Cirúrgico pela Universidade Bandeirante de São Paulo; Enfermagem Obstétrica, pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo; Pós Graduada em Gestão Hospitalar e de Pessoas; Auditoria em Serviços de Saúde; e Gestão e Direito educacional pela Faveni. Experiência Profissional: Têm 20 anos de experiência na sua área profissional e 15 anos de experiência no magistério superior em aulas teóricas e práticas; também e supervisão do estágio em enfermagem na área Hospitalar e em Unidades Básicas de Saúde. Tem 4 e 1/2 anos de experiência na coordenação do curso em bacharel em enfermagem, 5 anos de participação ativa nos NDE e Colegiados do curso,Faz parte de grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ, nas Universidades: sendo 2 anos na área de Comunicação em Imagens Midiáticas na saúde na UNIVERSIDADE DE SOROCABA - UNISO, 1 ano no Centro Universitário AGES - UniAGES na área: Do cuidado de Enfermagem nas fases do ciclo vital e nos diversos níveis assistenciais. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GEPIS-UNIFIA na interdisciplinaridade Saúde e Engenharia, também focado no cuidado de Enfermagem nas fases do ciclo vital e nos diversos níveis assistenciais, gerenciais. Ministra disciplinas teóricas no curso de Saúde: Saúde da Mulher, Centro Cirúrgico, Sistematização de Enfermagem, Semiologia do Adulto, Urgência e Emergência, Organização e Gestão de Serviço de Saúde, Metodologia da Pesquisa dentre outras diversas disciplinas específicas e básicas do curso de enfermagem. 

Clayton Gonçalves de Almeida, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem - UNIP (Universidade Paulista), especialização em doação de órgãos e tecidos pela faculdade Albert Einstein, mestrado stricto sensu em ciências farmacêuticas ? UNISO (Universidade de Sorocaba), técnico em Banco de Olhos pela Associação Pan- Americana de Banco de Olhos - APABO. Atuação como enfermeiro da comissão intra Hospitalar de transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein (NCAP), possui ampla atuação no processo de doação de órgãos no Brasil e em outros países, grande participação em projetos no Brasil, para capacitação de profissionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuação em comitê de ensino e pesquisa assim como também sendo revisor de revista cientifica. Atuação como gerente do Banco de Olhos de Sorocaba (desenvolvimento e execução de projetos), tendo grande experiência prática e gerencial em todo processo de doação, palestrante e instrutor prático nos cursos da APABO no Brasil e Internacional. Professor Universitário, com atuação no Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Irineu César Panzeri Contini, Universidade de Sorocaba

Graduação em enfermagem pela Universidade Nove de Julho (2002). Enfermeiro de educação continuada do Hospital Metropolitano S/A (2004 - 2005). Enfermeiro de educação continuada do Hospital Samaritano de Sorocaba (2008 - 2014). Professor e responsável técnico de enfermagem Colégio Tableau Sorocaba me (2007 - 2010). Pós-graduado em auditoria nos serviços de saúde pela UNICID (2010). Pós-graduado em enfermagem do trabalho facinter/uninter (2012). Professor e coordenador de enfermagem da Escola Politecnica De Enfermagem Anna Nery (2011-2012). Professor assistente / Universitário da Universidade Paulista - UNIP (2011 - 2013). Professor assistente / Universitário Fundação Dom Aguirre - uniso (2013). Mestre em comunicação e cultura da Universidade de Sorocaba (2014 - 2015) Enfermeiro auditor da associação policial de assistência a saúde apas - saúde Sorocaba (2015) coordenador do curso de enfermagem - Uniso membro do grupo de pesquisa - gece grupo de estudos cientificos em enfermagem.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

Enfermagem em Saúde Pública

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>