Incidência de morbidades e déficit no desenvolvimento de crianças nascidas de cesariana x parto normal
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0017Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Cesárea, Parto NormalResumo
A cesariana é uma intervenção obstétrica que visa salvar a vida das mulheres e seus recém-nascidos, e quando realizada sob uma indicação medica, é uma cirurgia segura e essencial, mas quando realizada sem qualquer indicação medica, não há evidencias que tragam benéficos e ainda alguns estudos relatam que trazem prejuízos para a saúde do recém-nascido e da criança. As taxas de cesárea têm crescido bruscamente em todo o mundo, sendo o Brasil um dos piores cenários, portanto o objetivo desse estudo foi identificar os prejuízos que a cesariana sem indicação pode trazer ao desenvolvimento e saúde do recém-nascido e da criança. Trata-se de uma revisão de escopo onde os artigos foram selecionados nas bases de dados LILACS e Medline. Como resultado a cesariana apresentou maior risco de atrasos no desenvolvimento e neurodesenvolvimento, já o desenvolvimento de morbidades e eventos adversos infantis foram mais prevalentes em crianças nascidas por cesárea em comparação às nascidas de parto normal. A colonização da microbiota intestinal também foi diferente quando comparado as duas vias de parto, encontra-se nas crianças nascidas por cesariana uma menor diversidade microbiana ao longo da infância, que está relacionada ao risco aumentado de desenvolvimento de doenças do sistema imunológico. Desta maneira conclui-se que precisamos mensurar o uso dessa via de parto sem indicação, pois trás consequências a saúde do recém-nascido e da criança.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.