Incidência de morbidades e déficit no desenvolvimento de crianças nascidas de cesariana x parto normal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0017

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Cesárea, Parto Normal

Resumo

A cesariana é uma intervenção obstétrica que visa salvar a vida das mulheres e seus recém-nascidos, e quando realizada sob uma indicação medica, é uma cirurgia segura e essencial, mas quando realizada sem qualquer indicação medica, não há evidencias que tragam benéficos e ainda alguns estudos relatam que trazem prejuízos para a saúde do recém-nascido e da criança. As taxas de cesárea têm crescido bruscamente em todo o mundo, sendo o Brasil um dos piores cenários, portanto o objetivo desse estudo foi identificar os prejuízos que a cesariana sem indicação pode trazer ao desenvolvimento e saúde do recém-nascido e da criança. Trata-se de uma revisão de escopo onde os artigos foram selecionados nas bases de dados LILACS e Medline. Como resultado a cesariana apresentou maior risco de atrasos no desenvolvimento e neurodesenvolvimento, já o desenvolvimento de morbidades e eventos adversos infantis foram mais prevalentes em crianças nascidas por cesárea em comparação às nascidas de parto normal. A colonização da microbiota intestinal também foi diferente quando comparado as duas vias de parto, encontra-se nas crianças nascidas por cesariana uma menor diversidade microbiana ao longo da infância, que está relacionada ao risco aumentado de desenvolvimento de doenças do sistema imunológico. Desta maneira conclui-se que precisamos mensurar o uso dessa via de parto sem indicação, pois trás consequências a saúde do recém-nascido e da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Féldreman Nunes Gonzaga, Universidade de Sorocaba

Enfermeira Doutoranda em Processos Tecnológicos e Ambientais pela UNISO. Mestra em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba. Atualmente Docente na Universidade de Sorocaba - UNISO. É Pós-Graduada em Centro Cirúrgico pela Universidade Bandeirante de São Paulo; Enfermagem Obstétrica, pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo; Pós Graduada em Gestão Hospitalar e de Pessoas; Auditoria em Serviços de Saúde; e Gestão e Direito educacional pela Faveni. Experiência Profissional: Têm 20 anos de experiência na sua área profissional e 15 anos de experiência no magistério superior em aulas teóricas e práticas; também e supervisão do estágio em enfermagem na área Hospitalar e em Unidades Básicas de Saúde. Tem 4 e 1/2 anos de experiência na coordenação do curso em bacharel em enfermagem, 5 anos de participação ativa nos NDE e Colegiados do curso,Faz parte de grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ, nas Universidades: sendo 2 anos na área de Comunicação em Imagens Midiáticas na saúde na UNIVERSIDADE DE SOROCABA-UNISO, 1 ano no Centro Universitário AGES - UniAGES na área: Do cuidado de Enfermagem nas fases do ciclo vital e nos diversos níveis assistenciais. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GEPIS-UNIFIA na interdisciplinaridade Saúde e Engenharia, também focado no cuidado de Enfermagem nas fases do ciclo vital e nos diversos níveis assistenciais, gerenciais. Ministra disciplinas teóricas no curso de Saúde: Saúde da Mulher, Centro Cirúrgico, Sistematização de Enfermagem, Semiologia do Adulto, Urgência e Emergência, Organização e Gestão de Serviço de Saúde, Metodologia da Pesquisa dentre outras diversas disciplinas específicas e básicas do curso de enfermagem.

Mariana Ferreira Venturelli, Universidade de Sorocaba


Possui ensino-medio-segundo-graupela ARTHUR CYRILLO FREIRE DOUTOR(2016).

Clayton Gonçalves de Almeida, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem - UNIP (Universidade Paulista), especialização em doação de órgãos e tecidos pela faculdade Albert Einstein, mestrado stricto sensu em ciências farmacêuticas ? UNISO (Universidade de Sorocaba), técnico em Banco de Olhos pela Associação Pan- Americana de Banco de Olhos - APABO. Atuação como enfermeiro da comissão intra Hospitalar de transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein (NCAP), possui ampla atuação no processo de doação de órgãos no Brasil e em outros países, grande participação em projetos no Brasil, para capacitação de profissionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuação em comitê de ensino e pesquisa assim como também sendo revisor de revista cientifica. Atuação como gerente do Banco de Olhos de Sorocaba (desenvolvimento e execução de projetos), tendo grande experiência prática e gerencial em todo processo de doação, palestrante e instrutor prático nos cursos da APABO no Brasil e Internacional. Professor Universitário, com atuação no Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Sheilla Siedler Tavares, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem Bacharel e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Especialista em Reabilitação Física, Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos e em UTI pediátrica. Atuou como docente e na coordenação compartilhada na Universidade Paulista, Atualmente docente na Universidade de Sorocaba nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente e Farmacologia Aplicada em Enfermagem e outras.. Atuou na área hospitalar nas Unidades de pediatria, UTI pediátrica, oncologia pediátrica, comissão intra hospitalar de doação de órgãos e tecidos e na auditoria. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria e UTI pediátrica, oncologia pediátrica, UTI adulto, PS adulto, Clínica Médica e na comissão de processo de doação de órgãos e tecidos. Mestre em Ciências Farmacêuticas, na linha de pesquisa Uso racional de medicamentos pela população, com a pesquisa sobre reação adversa a medicamentos em pediatria, na UNISO. Atualmente, doutoranda na UNIFESP em Enfermagem Pediátrica, na linha de pesquisa de Fundamentos e Práticas de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente. Pertence ao Grupo de Pesquisa SEGTEC, voltado à segurança do paciente, cuidados intensivos e terapia intravenosa na EPE (UNIFESP) e ao Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem (GECE) na UNISO, neste momento como líder do (GECE). Membro da Sociedade Brasileira dos Enfermeiros Pediatras (SOBEP) e da Rede Brasileira dos Enfermeiros em Segurança do Paciente (REBRAENSP), atualmente desenvolvendo a coordenação compartilhada do Núcleo Sorocaba na Rede.

Irineu Cesar Panzeri Contini, Universidade de Sorocaba

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (2002). ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL METROPOLITANO S/A (2004 - 2005). ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL SAMARITANO DE SOROCABA (2008 - 2014). PROFESSOR E RESPONSÁVEL TÉCNICO DE ENFERMAGEM COLÉGIO TABLEAU SOROCABA ME (2007 - 2010). PÓS-GRADUADO EM AUDITORIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELA UNICID (2010). PÓS-GRADUADO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO FACINTER/UNINTER (2012). PROFESSOR E COORDENADOR DE ENFERMAGEM DA ESCOLA POLITECNICA DE ENFERMAGEM ANNA NERY (2011-2012). PROFESSOR ASSISTENTE / UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP (2011 - 2013). PROFESSOR ASSISTENTE / UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO DOM AGUIRRE - UNISO (2013). MESTRE EM COMUNICAÇÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA (2014 - 2015) ENFERMEIRO AUDITOR DA ASSOCIAÇÃO POLICIAL DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE APAS - SAÚDE SOROCABA (2015) COORDENADOR DO CURSO DE ENFERMAGEM - UNISO MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA - GECE GRUPO DE ESTUDOS CIENTIFICOS EM ENFERMAGEM

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Enfermagem Pediátrica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)