Indicações, contraindicações e desfechos clínicos do uso da episiotomia: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0018

Palavras-chave:

Episiotomia, Violência obstétrica, Enfermagem obstétrica, Violência contra a mulher

Resumo

Identificar as indicações, contraindicações e desfechos clínicos associados ao uso da episiotomia. Revisão integrativa. O critério inclusivo foi estudos completos, nos idiomas espanhol, inglês e português, com publicações entre 2017 a 2021, buscando o que há de mais recente sobre o assunto na literatura. O critério de exclusão foi duplicatas, com fuga de tema e com demais idiomas, fora os escolhidos. Foram selecionados estudos das bases de dados BDENF, LILACS, MEDLINE e PUBMED. A busca resultou em 456 artigos ao total e, após aplicar os critérios inclusivo e exclusivo, com a leitura do título e do resumo em pares, restaram 26 estudos para leitura na íntegra. Dentre eles, alguns se caracterizavam como duplicatas e, realizando sua remoção, obteve-se um total de 12 artigos, os quais compuseram essa revisão. Destaca-se que não existem indicações diretas para o uso da episiotomia, observando apenas fatores relacionados a seu uso. Frente a esse cenário, contraindica-se o uso da episiotomia de forma rotineira, ou seja, acima dos 10% preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visto que sua prática pode acarretar em inúmeros desfechos clínicos danosos para a mulher, de curto e longo prazo.

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Biografia do Autor

Márcia Féldreman Nunes Gonzaga, Universidade de Sorocaba

Bacharel em Enfermagem; Doutora em Processos Tecnológicos e Ambientais pela UNISO. Mestra em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba. É Pós-Graduada em Centro Cirúrgico pela Universidade Bandeirante de São Paulo; Enfermagem Obstétrica, pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo; Pós Graduada em Gestão Hospitalar e de Pessoas; Auditoria em Serviços de Saúde; e Gestão e Direito educacional pela Faveni. Experiência Profissional: Têm 22 anos de experiência na sua área profissional e 17 anos de experiência no magistério superior em aulas teóricas e práticas; também e supervisão do estágio em enfermagem na área Hospitalar e em Unidades Básicas de Saúde. Tem 5 e 1/2 anos de experiência na coordenação pedagógica e coordenação do curso em bacharel em enfermagem, 6 anos de participação ativa nos NDE e Colegiados do curso, Faz parte de grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ, nas Universidades: sendo 2 anos na área de Comunicação em Imagens Midiáticas na saúde na UNIVERSIDADE DE SOROCABA - UNISO, 1 ano no Centro Universitário AGES - UniAGES na área: Do cuidado de Enfermagem nas fases do ciclo vital e nos diversos níveis assistenciais. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GEPIS-UNIFIA na interdisciplinaridade Saúde e Engenharia, também focado no cuidado de Enfermagem nas fases do ciclo vital e nos diversos níveis assistenciais, gerenciais. Já passou por avaliação do MEC. 

Alisson Willy Rodrigues Evangelista, Universidade de Sorocaba

Possui ensino-medio-segundo-graupela Etec Profº Elias Miguel Júnior(2016). Tem experiência na área de Enfermagem.

Francielly dos Reis Tassi, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Sorocaba(2022) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Monteiro Lobato(2016). Atualmente é ENFERMEIRA da CLÍNICA IMED SAÚDE e ORIENTADOR EDUCACIONAL da Universidade Anhanguera de São Paulo.

Sheilla Siedler Tavares, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem Bacharel e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campus Sorocaba (1999). Especialista em Reabilitação Física, Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos e em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Atuou como docente e na coordenação compartilhada na Universidade Paulista. Atualmente docente na Universidade de Sorocaba nas disciplinas de Neonatologia, Saúde da Criança e do Adolescente, Farmacologia Aplicada em Enfermagem, Pesquisa: Trabalho de Conclusão de Curso, Segurança do Paciente, Enfermagem Baseada em Evidênicas, Nutrição Aplicada à Enfermagem e eventualmente em Primeiros Socorros tanto no ambiente presencial quanto no ambiente virtual. Na docência atuo também nos estágios de Saúde da Criança e Adolescente 1 e 2, abrangendo Unidade Básica de Saúde e Hospital. Atuo em Pós Graduação na mesma universidade (UNISO) nos cursos da saúde sendo no formato híbrido. Tenho experiência em orietanções de pesquisas e Trabalhos de Conclusção de Curso tanto na graduação quanto pós graduação. Atuou na área hospitalar nas Unidades de internação de pediatria, UTI pediátrica, Pronto Socorro Infantil, oncologia pediátrica, comissão intra hospitalar de doação de órgãos e tecidos e na auditoria. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria e UTI pediátrica, oncologia pediátrica. Mestre em Ciências Farmacêuticas, na linha de pesquisa Uso racional de medicamentos pela população, com a pesquisa sobre reação adversa a medicamentos em pediatria, na UNISO. Doutora em Ciências (2022/1) pela UNIFESP, no Departamento de Enfermagem Pediátrcia, na linha de pesquisa Fundamentos, Métodos, Processos e Tecnologia em Enfermagem e Saúde, com a pesquisa voltada ao paciente crítico pediátrico. Pertence ao Grupo de pesquisas de enfermagem em segurança do paciente, cuidados intensivos pediátricos e terapia intravenosa e medicamentosa em pediatria (SEGTEC) - SEGURANÇA, TECNOLOGIA e CUIDADO e ao Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem (GECE) na UNISO, sendo líder atualmente do GECE. Membro da Sociedade Brasileira dos Enfermeiros Pediatras (SOBEP) e da Rede Brasileira dos Enfermeiros em Segurança do Paciente (REBRAENSP), atualmente desenvolvendo a coordenação compartilhada do Núcleo Sorocaba na Rede. 

Iara Micheline Pereira Correa, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo(1998). Atualmente é FUNCIONARIO do OARGANIZAÇÃO SOCIAL SANTA CATARINA. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente.

Irineu Cesar Panzeri Contini, Universidade de Sorocaba

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (2002). ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL METROPOLITANO S/A (2004 - 2005). ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL SAMARITANO DE SOROCABA (2008 - 2014). PROFESSOR E RESPONSÁVEL TÉCNICO DE ENFERMAGEM COLÉGIO TABLEAU SOROCABA ME (2007 - 2010). PÓS-GRADUADO EM AUDITORIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELA UNICID (2010). PÓS-GRADUADO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO FACINTER/UNINTER (2012). PROFESSOR E COORDENADOR DE ENFERMAGEM DA ESCOLA POLITECNICA DE ENFERMAGEM ANNA NERY (2011-2012). PROFESSOR ASSISTENTE / UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO DOM AGUIRRE - UNISO (2013 - atualmente) MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA (2014 - 2015) ENFERMEIRO AUDITOR DA ASSOCIAÇÃO POLICIAL DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE APAS - SAÚDE SOROCABA (2015) COORDENADOR DO CURSO DE ENFERMAGEM - UNISO MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA - GECE GRUPO DE ESTUDOS CIENTIFICOS EM ENFERMAGEM PROFESSOR ASSISTENTE ANHANGUERA EDUCACIONAL - 2022 - atualmente) DOUTORANDO EM PROCESSOS TECNOLOGICOS E AMBIENTAISI - UNISO - 2022 - 2024

Publicado

2023-01-04

Edição

Seção

Enfermagem Obstétrica

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