O impacto da pandemia da covid-19 no processo de doação e transplante de órgãos: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0009Palavras-chave:
Doação de órgãos, COVID-19, Pandemia, Validação de TransplanteResumo
O processo de doação de órgãos no Brasil e nos principais países afetados pela pandemia sofreu queda no número de doações e transplantes devida a rápida disseminação do COVID-19. Diante da pandemia, mudanças nos protocolos deste processo foram necessárias, tornando as medidas mais rigorosas. Este estudo tem como objetivo identificar e descrever as mudanças que ocorreram no processo de doação e transplante de órgãos devido ao impacto da pandemia causada pelo COVID-19. Trata-se de uma revisão de escopo onde os artigos foram selecionados nas bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PUBMED e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Como resultado na maior parte das produções selecionadas o declínio no número de doação de órgãos, ocasionando mudança nos cuidados desses doadores e receptores, sendo a maior evidência encontrada a testagem para detecção de COVID-19. Além disso foi identificada a recomendação para que seja realizada a coleta da aspiração de nasofaringe, swab nasal, oral, secreção respiratória e realização de tomografia de tórax para obtenção de maior evidência. Desta maneira conclui-se que a validação do potencial doador (vivo ou falecido) e do receptor se tornou mais criteriosa para evitar que haja complicações causadas pela infecção do COVID-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.