O impacto da pandemia da covid-19 no processo de doação e transplante de órgãos: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0009

Palavras-chave:

Doação de órgãos, COVID-19, Pandemia, Validação de Transplante

Resumo

O processo de doação de órgãos no Brasil e nos principais países afetados pela pandemia sofreu queda no número de doações e transplantes devida a rápida disseminação do COVID-19. Diante da pandemia, mudanças nos protocolos deste processo foram necessárias, tornando as medidas mais rigorosas. Este estudo tem como objetivo identificar e descrever as mudanças que ocorreram no processo de doação e transplante de órgãos devido ao impacto da pandemia causada pelo COVID-19. Trata-se de uma revisão de escopo onde os artigos foram selecionados nas bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PUBMED e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Como resultado na maior parte das produções selecionadas o declínio no número de doação de órgãos, ocasionando mudança nos cuidados desses doadores e receptores, sendo a maior evidência encontrada a testagem para detecção de COVID-19. Além disso foi identificada a recomendação para que seja realizada a coleta da aspiração de nasofaringe, swab nasal, oral, secreção respiratória e realização de tomografia de tórax para obtenção de maior evidência. Desta maneira conclui-se que a validação do potencial doador (vivo ou falecido) e do receptor se tornou mais criteriosa para evitar que haja complicações causadas pela infecção do COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Alarcon Idalgo, Universidade de Sorocaba

Possui graduação pela Universidade de Sorocaba(2021). Tem experiência na área de Enfermagem. 

Clayton Gonçalves de Almeida, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem - UNIP (Universidade Paulista), especialização em doação de órgãos e tecidos pela faculdade Albert Einstein, mestrado stricto sensu em ciências farmacêuticas ? UNISO (Universidade de Sorocaba), técnico em Banco de Olhos pela Associação Pan- Americana de Banco de Olhos - APABO. Atuação como enfermeiro da comissão intra Hospitalar de transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein (NCAP), possui ampla atuação no processo de doação de órgãos no Brasil e em outros países, grande participação em projetos no Brasil, para capacitação de profissionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuação em comitê de ensino e pesquisa assim como também sendo revisor de revista cientifica. Atuação como gerente do Banco de Olhos de Sorocaba (desenvolvimento e execução de projetos), tendo grande experiência prática e gerencial em todo processo de doação, palestrante e instrutor prático nos cursos da APABO no Brasil e Internacional. Professor Universitário, com atuação no Núcleo Docente Estruturante (NDE). 

Miriam Sanches do Nascimento Silveira, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999), graduação em Licenciatura em enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e mestrado em Ciencias Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba (2013). Coordenadora do curso de graduação de enfermagem da Universidade de Sorocaba e professora da Universidade de Sorocaba. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: assistencia de enfermagem, cuidados de enfermagem, familia, doação de órgãos e sistematização. 

Irineu César Panzeri Contini, Universidade de Sorocaba

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (2002). ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL METROPOLITANO S/A (2004 - 2005). ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL SAMARITANO DE SOROCABA (2008 - 2014). PROFESSOR E RESPONSÁVEL TÉCNICO DE ENFERMAGEM COLÉGIO TABLEAU SOROCABA ME (2007 - 2010). PÓS-GRADUADO EM AUDITORIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELA UNICID (2010). PÓS-GRADUADO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO FACINTER/UNINTER (2012). PROFESSOR E COORDENADOR DE ENFERMAGEM DA ESCOLA POLITECNICA DE ENFERMAGEM ANNA NERY (2011-2012). PROFESSOR ASSISTENTE / UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP (2011 - 2013). PROFESSOR ASSISTENTE / UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO DOM AGUIRRE - UNISO (2013). MESTRE EM COMUNICAÇÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA (2014 - 2015) ENFERMEIRO AUDITOR DA ASSOCIAÇÃO POLICIAL DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE APAS - SAÚDE SOROCABA (2015) COORDENADOR DO CURSO DE ENFERMAGEM - UNISO MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA - GECE GRUPO DE ESTUDOS CIENTIFICOS EM ENFERMAGEM

Publicado

2022-05-18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>