Responsabilidades do profissional enfermeiro na hipotermia terapêutica pós-parada cardiorrespiratória em terapia intensiva: revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0007Palavras-chave:
Enfermagem, Hipotermia Induzida, Parada CardíacaResumo
O Objetivo deste trabalho é identificar as responsabilidades do enfermeiro na Hipotermia Terapêutica Pós-Parada Cardiorrespiratória (PCR) em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva. A revisão de literatura foi realizada entre abril e maio de 2021, buscando responder a questão norteadora: “Quais as responsabilidades e cuidados do enfermeiro diante a hipotermia terapêutica nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em pacientes pós-PCR?”. Dez artigos atenderam os critérios de elegibilidade, sendo 9 publicados no idioma inglês e apenas 1 em português. Os artigos selecionados foram publicados na Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), na Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e no Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE). A Hipotermia Induzida (HI) se mostrou eficaz em pacientes submetidos a temperaturas entre 33°C e 36°C, onde o resfriamento deve acontecer de 12h às 24h após a PCR. Benefícios na melhora da função neurológica, diminuição da demanda cerebral e mortalidade hospitalar foram observados. Responsabilidades do enfermeiro na monitorização rigorosa dos sinais vitais, exames laboratoriais e parâmetros hemodinâmicos. A terapêutica apresenta pontos positivos, porém, sua aplicação necessita da produção técnico-científica e educação permanente, além do treinamento de equipe, com base na eficácia e veracidade da HI, necessitando ampliação da sua prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.