O enfermeiro na prevenção do extravasamento de agentes antineoplásicos: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0008

Palavras-chave:

Antineoplásicos, Extravasamento de materiais terapêuticos e diagnósticos, Cuidados de enfermagem

Resumo

O extravasamento de antineoplásicos consiste na infiltração do agente anticâncer no espaço extracelular e nos tecidos circundantes, devido à administração do medicamento fora do vaso sanguíneo, podendo causar reações severas no tecido, sendo primordial a prevenção desse evento, proporcionando para o paciente um tratamento seguro e eficaz, bem como a não incidência de danos. Este estudo teve como objetivo identificar nas produções cientificas as medidas preventivas diante do extravasamento de agentes antineoplásicos, e analisar os principais cuidados de enfermagem recomendados. Trata-se de uma revisão integrativa utilizando as bases de dados LILACS, PUBMED e BDENF para a busca dos estudos. Dentre as prevenções associadas ao extravasamento de agentes antineoplásicos, os cuidados de enfermagem mais predominantes foram a necessidade do treinamento da equipe de enfermagem, o estabelecimento de protocolos e diretrizes institucionais, a monitorização constante do local perfurado, a punção de veias grandes e calibras no antebraço e a utilização de cateter de calibre pequeno. Desta forma considera-se que os eventos de extravasamento podem estar associados à falta de treinamento e conhecimento científico e técnico da equipe de enfermagem, um cuidado de enfermagem adequado podem prevenir este acontecimento e promover uma hospitalização segura, sendo indispensável à atuação da equipe de enfermagem, aplicando cuidados de qualidade para a prevenção deste cenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena do Nascimento Vieira, Universidade de Sorocaba

Estudante de Enfermagem na Universidade de Sorocaba 

Clayton Gonçalves de Almeida, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem - UNIP (Universidade Paulista), especialização em doação de órgãos e tecidos pela faculdade Albert Einstein, mestrado stricto sensu em ciências farmacêuticas ? UNISO (Universidade de Sorocaba), técnico em Banco de Olhos pela Associação Pan- Americana de Banco de Olhos - APABO. Atuação como enfermeiro da comissão intra Hospitalar de transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein (NCAP), possui ampla atuação no processo de doação de órgãos no Brasil e em outros países, grande participação em projetos no Brasil, para capacitação de profissionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuação em comitê de ensino e pesquisa assim como também sendo revisor de revista cientifica. Atuação como gerente do Banco de Olhos de Sorocaba (desenvolvimento e execução de projetos), tendo grande experiência prática e gerencial em todo processo de doação, palestrante e instrutor prático nos cursos da APABO no Brasil e Internacional. Professor Universitário, com atuação no Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Leandro Aparecido de Souza, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista Sorocaba (2006) .Pós Graduado em Docência e Pesquisa na Área da Saúde. Pós Graduado em Unidade de Terapia Intensiva. Pós Graduado em Enfermagem do Trabalho. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é Enfermeiro Assistencial no Hospital Unimed Sorocaba. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Sorocaba.Tem experiência na área, com ênfase em UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA e EMERGENCIA.

Irineu Cesar Panzeri Contini, Universidade de Sorocaba

Graduação em enfermagem pela Universidade Nove de Julho (2002). Enfermeiro de educação continuada do Hospital Metropolitano S/A (2004 - 2005). Enfermeiro de educação continuada do Hospital Samaritano de Sorocaba (2008 - 2014). Professor e responsável técnico de enfermagem Colégio Tableau Sorocaba me (2007 - 2010). Pós-graduado em auditoria nos serviços de saúde pela UNICID (2010). Pós-graduado em enfermagem do trabalho facinter/uninter (2012). Professor e coordenador de enfermagem da Escola Politecnica De Enfermagem Anna Nery (2011-2012). Professor assistente / Universitário da Universidade Paulista - UNIP (2011 - 2013). Professor assistente / Universitário Fundação Dom Aguirre - uniso (2013). Mestre em comunicação e cultura da Universidade de Sorocaba (2014 - 2015) Enfermeiro auditor da associação policial de assistência a saúde apas - saúde Sorocaba (2015) coordenador do curso de enfermagem - Uniso membro do grupo de pesquisa - gece grupo de estudos cientificos em enfermagem.

Downloads

Publicado

2021-07-06