Chikungunya e sua abordagem transversal no ensino de ciências naturais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2021.001.0009Palavras-chave:
Chikungunya, Educação em Saúde, Epidemiologia, Macaé, VetoresResumo
O vírus CHIKV, que promove a doença Chikungunya, é transmitido por mosquitos das espécies Aedes aegypti e albopictus. Esses mosquitos têm preferência por locais quentes e úmidos como o Brasil que é um país tropical. Com a chegada do vírus em nosso país, diversos casos de infecção e óbitos pela doença foram identificados. Desde então, o Ministério da Saúde junto com outras secretarias do Estado, como o Ministério da Educação, promovem estratégias de combate ao vetor da doença. Nesse aspecto, as escolas colaboram com estratégias educativas que também promovem o combate ao vetor da Chikungunya. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar o conhecimento dos alunos do terceiro ano do ensino médio de três colégios estaduais de Macaé/RJ sobre o tema Chikungunya. Ela foi desenvolvida em três escolas da rede pública do município de Macaé, com a aplicação de um questionário composto por 8 perguntas que abordaram aspectos de conhecimento específico sobre Chikungunya. Um total de 65 estudantes foram entrevistados. Cerca de 44% dos estudantes identificaram corretamente o agente patogênico da Chikungunya, 88% identificaram corretamente o vetor transmissor da doença, 81% conhecem os processos que contribuem para a proliferação do vetor. Por outro lado, cerca de 48% não reconhecem os principais sintomas da doença, 23% não sabem que a doença pode causar a morte e 47% não reconhecem a fase em que o vetor transmite a doença. Concluímos que, apesar dos estudantes entrevistados terem apresentado conhecimento sobre alguns assuntos, eles ainda possuem uma defasagem em alguns pontos sobre o tema Chikungunya, sendo necessário que o tema seja melhor trabalhado nas escolas. Assim, é possível que educadores tomem iniciativas para sensibilizar seus estudantes para um papel mais ativo na sociedade no combate ao vetor da Chikungunya.
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