https://sustenere.inf.br/index.php/educationis/issue/feedEducationis2022-12-14T16:44:32+00:00Prof. Carlos Eduardo Silvacarlos.eduardo@cbpciencia.com.brOpen Journal Systems<p><strong>Educationis</strong> (ISSN 2318-3047) é uma publicação científica internacional em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, que tem por objetivo promover discussões, disseminar ideias e divulgar resultados de pesquisas (com enfoques locais, nacionais e internacionais) no campo das ciências da educação. <strong>QUALIS (2017-2020) em avaliação.</strong></p>https://sustenere.inf.br/index.php/educationis/article/view/6903A PNRS e a coleta seletiva pelo prisma da educação ambiental2022-01-19T17:47:22+00:00Clemilda Barreto de Sousaclemildacg2010@hotmail.comEdilma da Silva Santosedilmasantos4@hotmail.comLuzia Valberligia Batista Gonçalveswalberlygia@hotmail.comLuzia Marinalva da SilvaLuziamarinalva@yahoo.com.brSérgio Dantas da SilvaSergiosilva272010@gmail.com<p>A pesquisa visa analisar a PNRS à luz da Lei municipal de nº 291/2018 no município de Lagoa Seca-PB para uma educação ambiental. Cujos objetivos específicos visam identificar os locais para a coleta seletiva de resíduos sólidos no município de Lagoa Seca abordando o processo da coleta seletiva de resíduos sólidos por uma racionalidade ou consciência ecológica. Na metodologia utilizou-se o método indutivo. A pesquisa documental. A Pesquisa em periódicos da capes para obtenção de artigos científicos que versam sobre coleta seletiva e educação ambiental. Constatou-se que, a Lei municipal de Lagoa Seca- PB de nº 291/2018 deve ser utilizada, minimamente, para fins de contribuição à sociedade, no que diz respeito ao prisma econômico, social e ambiental. Igualmente, uma gestão de coleta seletiva de resíduos sólidos, deve agregar valores que podem contribuir, decisivamente, para uma conscientização ou racionalização ecologicamente correta no município em destaque nesse estudo.</p>2023-01-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Educationishttps://sustenere.inf.br/index.php/educationis/article/view/7625Discussão exploratória acerca da Psicologia e práticas culturais: uma revisão sistemática de literatura de 2011-2020 2022-08-24T22:28:12+00:00Tadeu Lucas de Lavor Filhotadeulucaslf@gmail.comLucas de Queirós Cavalcantelucas.queirosc2017@gmail.comFrancisco Nalysson Lucena da SilvaNalyssonlucena@gmail.comAna Beatriz Garcia de SouzaBeatriz.garcia142001@gmail.comFaeilla Maria Ferreira LimaFaeillaunivs@gmail.comFrancisco Alison Custódio Idelfonsoallysson.custodio55@gmail.comMaria Rosaria Vieira Neta mariarosaria4002@gmail.com<p>As práticas culturais são estudadas nas Ciências Humanas e permitem adentrar em compreensões teóricas, metodológicas, éticas e políticas sobre cultura e sociabilidade humana. Objetivou-se discutir a relação de tematização das práticas culturais em interface a Psicologia na literatura de artigos científicos. Método: Realizamos uma Revisão Sistemática de 2011-2020, sob condução do PRISMA (Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises). Os estudos foram extraídos do Portal de Periódicos da CAPES. Foram recuperados 1.759 estudos, sendo apenas 845 pré-selecionados. Foram incluídos 8 estudos para síntese qualitativa. Os estudos indicam uma polissemia de condições conceituais, teóricas e metodológicas da Psicologia no campo das Práticas culturais, envolvendo processos grupais, comunitários e institucionais acerca dos modos de subjetivação. Na formação de psicólogos, o campo das práticas culturais indica um campo polivalente de atuação sobre os processos da sociabilidade humana, bem como indica múltiplas possibilidades de intervenção sobre o comportamento humano.</p>2023-01-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Educationishttps://sustenere.inf.br/index.php/educationis/article/view/7587Manifestações discursivas em um jornal online acerca da governabilidade brasileira no período de 2019-20212022-08-11T21:30:10+00:00Evilâne Praxedes Ribeiroevillanyribeiro@gmail.comTadeu Lucas de Lavor Filhotadeulucaslf@gmail.comAntoniel dos Santos Gomes Filhoantoniel.historiacomparad@gmail.comIsabela Bezerra Ribeiroisabelabezera@univs.edu.brMeury Gardência Lima de Araújomerygardenia@univs.edu.brLielton Silva Maialieltonnmaia@univs.edu.br<p>O presente trabalho analisou as percepções que os usuários de uma mídia social (<em>Instagram</em>) têm sobre a relação entre as práticas discursivas de autoritarismo e modos de sujeição engendrados pela gestão de governabilidade brasileira no período de 2019-2021. Lançamos uma especulação de pesquisa que se coloca em estudar a relação de identificação ideológica com os regimes de governabilidade da população do país desde o ano de 2019 aos dias atuais, uma vez que são identificadas práticas de autoritarismo em políticas partidárias de extrema direita como ferramenta de manutenção do conservadorismo, retrocessos de políticas públicas e negação de direitos nos diversos âmbitos da sociedade brasileira como educação, saúde, economia, cultura, dentre outros. Propomos como questionamento deste estudo o seguinte problema: quais percepções são evidenciadas por usuários de uma rede social (<em>Instagram</em>) a partir de comentários em notícias acerca da gestão de governabilidade brasileira entre 2019- 2021? Desse modo, a composição do estudo se divide na primeira seção em discutir as categorias teóricas da revisão de literatura, e posteriormente é apresentado o percurso metodológico da pesquisa. Metodologicamente, foi operacionalizado análise documental de comentários de matérias jornalísticas publicadas em um canal do Instagram,e posteriormente, analisado sob o método da análise de conteúdo. É perceptível a dicotomia acerca do fenômeno pesquisado, onde de um lado se posicionaram sujeitos contra a gestão de governabilidade atual articulando argumentos que justificaram sua indignação às diversas formas de sujeição impostas às produções de vida no país e consequentemente a elaboração de várias categorias derivadas, e por outro lado, aqueles que compactuam com a gestão em vigor, e assim validam os ideais e práticas empreendidas desde o ano de 2019 aos dias atuais, cuja contribuição demonstram ataques a qualquer forma de oposição interesses da gestão atual do país, tal condição de análise é permeada pelo atravessamento da categoria <em>Autoritarismo </em>como ponto de intersecção para a compreensão das relações entre todas as categorias, inclusive no que se refere à questão de causalidade e sua emergência como consequência das percepções associadas às matérias.</p>2023-01-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educationishttps://sustenere.inf.br/index.php/educationis/article/view/7980A temática ‘o meu bairro’ como ferramenta de sensibilização na cartografia com alunos do Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território (PIPAT) da EJA2022-12-14T16:44:32+00:00Mikael Mansur Martinellimansurmartinelli.m@gmail.com<p>A atividade foi elaborada de forma interdisciplinar, entre as matérias de ciências, história, geografia e artes. Assim cada professor abordou um contexto sobre o tema principal do projeto durante as aulas. Posteriormente foi realizada uma aula prática para a modelagem da argila a partir modelada a partir de barro de construção. Com esse trabalho foi possível despertar aptidões, estimular a produção artística e despertar sentimentos terapêutico. O aprendizado é um objetivo que pretende conduzir o aluno a um determinado tipo de desenvolvimento, com intervenção do professor por meio de instrumentos pedagógicos, contribuindo para o conhecimento da arte e cultura. O ensino por meio da interdisciplinaridade pressupõe o uso e integração de métodos e análises de um mesmo tema por várias disciplinas escolares. Assim, um determinado assunto é abordado sob múltiplas perspectivas, em aulas de disciplinas diferentes.</p>2023-01-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Educationishttps://sustenere.inf.br/index.php/educationis/article/view/7312Atividade prática em reserva biológica e a formação acadêmica: um relato de caso sobre saída de campo2022-05-24T10:41:46+00:00Melissa da Fonseca Fortesmeliissafortes@outlook.comJonatha Anderson Fraga Egidiojonathaafegidio@gmail.comSuellen de Oliveira Guimarãessuellenguimaraes_@hotmail.comBarbara Proençabproenca28@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">As metodologias que atuam como instrumento facilitador da aprendizagem e que fogem das aulas tradicionais estão sendo cada vez mais procuradas pelos professores e bem aceitas pelos alunos. Atividades de campo podem enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, ao passo que os estudantes podem visualizar conceitos que antes pareciam abstratos. As Unidades de Conservação são espaços que apresentam elevada riqueza de espécies de fauna e flora. O presente trabalho tem como objetivo descrever o relato de uma atividade de campo desenvolvida em uma Unidade de Conservação e analisar as vantagens que esse tipo de atividade possui em relação à formação acadêmica de futuros biólogos. Para tanto, a metodologia de pesquisa utilizada neste estudo foi de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. O estudo mostrou que as atividades práticas apresentam determinado benefício para a formação acadêmica, quando os estudantes podem ter a oportunidade de dialogar com a prática os conceitos teóricos adquiridos previamente. Essa atividade pode também sensibilizar os estudantes em relação a sua carreira, ao passo que eles conhecem outras possibilidades de áreas a seguir. Assim, conclui-se que as atividades práticas e saídas de campos são importantes e necessárias para a formação de futuros biólogos pois enriquecem seu conhecimento sobre a área de interesse e também facilita seu processo de aprendizagem/formação.</span></p>2023-01-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Educationishttps://sustenere.inf.br/index.php/educationis/article/view/7701Ocupação do sudeste paraense e sul do Maranhão: a Estrada de Ferro Carajás e as comunidades no seu percurso2022-09-25T12:24:35+00:00Leoni de Souza Belatoleonibelato@gmail.comRoberto Araújo de Oliveira Santos Júnioraraujoroberto808@gmail.comSergio Luis Cardoso Serrãoseuserrao@gmail.com<p>A região Sudeste Paraense e Sul do Maranhão teve sua ocupação em um primeiro momento caracterizada pela procura de terras disponíveis para criação de gado, por imigrantes originários de outros estados brasileiros. A partir do final da década de 1970, esse espaço começa a sofrer significativas transformações devidas, em grande parte, às ações governamentais de ocupação da fronteira agrícola e início de grandes construções, entre elas destaca-se a Estrada de Ferro Carajás -EFC. As novas concepções sobre essa dinâmica nos levam a refletir sobre as relações de poder que se instalaram na localidade em que os processos territoriais vinculados ao capital se caracterizam como preponderantes. Nesse contexto, o Sudeste Paraense e Sul do Maranhão evidencia um conjunto de novas ações e de novos objetos técnicos, atores sociais, políticos e econômicos, que fazem uso desses objetos e criam condições para a sua reprodução.</p>2023-01-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Educationishttps://sustenere.inf.br/index.php/educationis/article/view/6966Requisitos para módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências 2022-02-02T15:57:24+00:00Rosana Augusto Chagas36134@ufp.edu.ptNuno Jorge Gonçalves de Magalhães Ribeironribeiro@ufp.edu.ptThiago Dias Costathiagodiascosta@gmail.comMaxwel Macedo Diasmaxwel@ufpa.br<p>A necessidade de atendimento ao arcabouço legal do Tribunal de Contas da União (TCU) que recomenda a oferta de trilhas de aprendizagem por competências aos colaboradores das organizações públicas brasileiras gera demanda aos profissionais das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pelo desenvolvimento de sistemas informatizados que permitam planejar e gerir a oferta de capacitação no formato misto que permite realizar comparações com a proposta de trilhas de aprendizagem por competências. O objetivo das trilhas de aprendizagem é de proporcionar o atendimento de lacunas das competências com alta demanda utilizando mais de um objeto de aprendizagem. Assim, partindo da decomposição comportamental de competências, da elaboração de questões para uso em pré e pós contato do aprendiz, adaptados do <em>Instructional Design Made Easy</em> (Bruce, 1997, 1999 e 2004) para criar um modelo conceitual foram elencados os requisitos propostos pela teoria e os requisitos necessários para o planejamento e implantação de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências a ser acoplado ao sistema informatizado pré existente de mapeamento de competências denominado GESTCOM. Em forma de pesquisa ação, a criação do módulo de trilhas de aprendizagem por competências proporcionou reflexão e conclusão sobre a importância de definição das bases teóricas de requisitos funcionais e não funcionais para os processos de desenvolvimento de sistemas de informação, ou módulos, no formato de trilhas de aprendizagem por competências.</p>2023-01-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Educationishttps://sustenere.inf.br/index.php/educationis/article/view/7668Desempenho acadêmico de alunos de licenciatura em química do Programa Residência Pedagógica2022-09-12T22:44:49+00:00Renata dos Santos Coelhorenata.14.rc@gmail.comGeovane de Jesus Silvageovanesilva@gmail.comGeremias Dourado da Cunhageremiasdarwin@gmail.comJusinei Meireles Stropajusinei.stropa@gmail.com<p>O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a política nacional de formação de professores e busca proporcionar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do estudante de Licenciatura em Química na escola básica. Assim, o presente trabalho tem por objetivo destacar a importância do aluno residente nas aulas de Química, na minimização de dificuldades dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho expõe a aplicação de um projeto que integra os conteúdos da disciplina de química com aplicabilidades no ensino remoto, dentro de uma perspectiva cotidiana, por meio de vídeo aulas, documentários e diversas atividades pedagógicas. Realizando nos moldes da educação à distância, utilizando a plataforma Google Classroom em ação aos alunos do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar CTPM-VI na cidade de Ji-Paraná/RO. O programa de residência pedagógica vem buscando o aprimoramento da formação docente por meio da necessária articulação entre o que os alunos aprendem na universidade e o que experimentam na prática da residência, considerando que justamente um dos aspectos mais importantes em relação à formação docente é proporcionar ao aluno de química a oportunidade de relacionar teoria e prática docente. Por fim, a proposição de uma intervenção que atenda a prerrogativa do isolamento social é altamente relevante e indispensável, pois contribui diretamente com a aprendizagem dos alunos e consequentemente com o desempenho escolar.</p> <p><strong> </strong></p> <p> </p>2023-01-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Educationishttps://sustenere.inf.br/index.php/educationis/article/view/7163A importância das PANCS e o ensino da biologia: uma análise sobre formação de professores 2022-04-09T00:29:51+00:00Rita de Cássia da Veigaritacassiaveiga2022@gmail.comJonatha Anderson Fraga Egidiojonathaafegidio@gmail.comBárbara Proença do Nascimentobproenca28@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Plantas alimentícias não convencionais (PANCs) formam um grupo de plantas pouco utilizadas na alimentação do dia a dia em virtude de sua baixa popularidade quando comparadas às plantas convencionais. Entretanto, as PANCs apresentam elevado valor nutricional, econômico e cultural tanto quanto às plantas convencionais. Devido a sua importância, sugere-se que as PANCs sejam abordadas durante a educação básica, nos ensinos fundamental e médio, como meio de popularizar este grupo e estimular seu consumo, variando assim, a oferta de nutrientes. Para isso, é necessário que os docentes conheçam o tema para que possam abordá-lo de maneira eficaz e de forma atrativa para que os estudantes se sensibilizem para o cuidado com as plantas e a importância das mesmas para a saúde humana. Assim, esta pesquisa teve como objetivo descrever a percepção de estudantes do curso de Ciências Biológicas sobre PANCs. Utilizou-se um questionário on-line como método para identificar o perfil dos estudantes e seu conhecimento. Observou-se que a maioria conhece sobre o tema, mas alguns entrevistados ainda apresentam determinada defasagem sobre o tema. Tal defasagem pode estar associada à falta de abordagem do tema durante a formação deste futuro docente. Desse modo, conclui-se que é necessário inserir este tema que possui uma relevância durante a formação desses futuros docentes, para que os mesmos possam ser capazes de abordar o tema de forma adequada durante sua atuação como educador. Além disso, há diversas formas de realizar a abordagem deste tema durante o processo de ensino da educação básica e média, sendo necessário avaliar as melhores metodologias para cada atividade.</span></p>2023-01-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Educationishttps://sustenere.inf.br/index.php/educationis/article/view/7694Educação inclusiva como estratégias de transferência de tecnologia da inovação no Cerrado2022-09-22T11:41:05+00:00Amanda da Silva Sá Telesrubensjr21@hotmail.comFrancisco Rubens Feitosa Júniorrubensjr21@hotmail.comPrudente Pereira de Almeida Netorubensjr21@hotmail.com<p>A mudança de paradigmática que promove ações educacionais progressistas devem ser adaptadas para cada realidade local. Por isso, a relevância e necessidade da educação inclusiva na promoção de transferência de tecnologia da inovação no Cerrado. Dessa forma, a transferência de tecnologia para inovação pode ser eficaz para disseminação de nossas atividades e produtos extrativista no Cerrado brasileiro, sendo uma alternativa que necessita do empreendedorismo para qualificar extrativistas e empresários. Desse forma o presente estudo buscar entender a transferência de tecnologia da inovação no Cerrado e sua dinâmica com extrativismo por meio da educação inclusiva principalmente difundida pelas Universidades sendo uma revisão sistemática envolveu três processos fundamentais, primeira a busca nas plataformas Scielo, Web of Science, Google Acadêmico de publicações entre 2012 a 2022, considerando os seguintes descritores: transferência de tecnologia; inovação no Cerrado; extrativismo; politicas da inovação tecnológica; educação inclusiva tecnologia; incubadoras; patentes. Após foi selecionado primeiramente 45 artigos e destes 15 para análise. A análise considerou a temática norteadora do estudo. Esperar com isso contribuir com a disfunção do conhecimento sobre o extrativismo e deixar em evidencias as estratégias de transferência de tecnologia da inovação no Cerrado. No entanto ressaltar-se que as mulheres têm menor acesso a cargos, informações e destaque na sociedade como já foi demonstrado em estudos pioneiros.</p>2023-01-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Educationis