A importância das PANCS e o ensino da biologia: uma análise sobre formação de professores

Autores

  • Rita de Cássia da Veiga
  • Jonatha Anderson Fraga Egidio Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Bárbara Proença do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.002.0009

Palavras-chave:

Botânica, Educação, Não-convencional, Nutrição, Plantas

Resumo

Plantas alimentícias não convencionais (PANCs) formam um grupo de plantas pouco utilizadas na alimentação do dia a dia em virtude de sua baixa popularidade quando comparadas às plantas convencionais. Entretanto, as PANCs apresentam elevado valor nutricional, econômico e cultural tanto quanto às plantas convencionais. Devido a sua importância, sugere-se que as PANCs sejam abordadas durante a educação básica, nos ensinos fundamental e médio, como meio de popularizar este grupo e estimular seu consumo, variando assim, a oferta de nutrientes. Para isso, é necessário que os docentes conheçam o tema para que possam abordá-lo de maneira eficaz e de forma atrativa para que os estudantes se sensibilizem para o cuidado com as plantas e a importância das mesmas para a saúde humana. Assim, esta pesquisa teve como objetivo descrever a percepção de estudantes do curso de Ciências Biológicas sobre PANCs. Utilizou-se um questionário on-line como método para identificar o perfil dos estudantes e seu conhecimento. Observou-se que a maioria conhece sobre o tema, mas alguns entrevistados ainda apresentam determinada defasagem sobre o tema. Tal defasagem pode estar associada à falta de abordagem do tema durante a formação deste futuro docente. Desse modo, conclui-se que é necessário inserir este tema que possui uma relevância durante a formação desses futuros docentes, para que os mesmos possam ser capazes de abordar o tema de forma adequada durante sua atuação como educador. Além disso, há diversas formas de realizar a abordagem deste tema durante o processo de ensino da educação básica e média, sendo necessário avaliar as melhores metodologias para cada atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonatha Anderson Fraga Egidio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atualmente Doutorando em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ). Possui Mestrado em Ciências Fisiológicas (UFRJ), Especializações em Educação Básica e Educação Especial (ambas pela Facuminas), Graduação em Ciências Biológicas (UENF) e Graduação em Pedagogia (UVA). Enquanto pesquisador, atua no NUTES-UFRJ na linha de pesquisa: Mediações Socioculturais nas Ciências e na Saúde

Bárbara Proença do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e doutorado em Zoologia, com ênfase em Entomologia, do Museu Nacional/UFRJ. É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Diptera Neotropicais do Museu Nacional/UFRJ desde agosto de 2016. Tem experiência na área de Parasitologia, Entomologia, Controle Biológico e Interação inseto-planta, atuando principalmente na taxonomia e biologia de insetos galhadores, com ênfase na família Cecidomyiidae (Diptera). 

Publicado

2023-01-09

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)