A importância das PANCS e o ensino da biologia: uma análise sobre formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.002.0009Palavras-chave:
Botânica, Educação, Não-convencional, Nutrição, PlantasResumo
Plantas alimentícias não convencionais (PANCs) formam um grupo de plantas pouco utilizadas na alimentação do dia a dia em virtude de sua baixa popularidade quando comparadas às plantas convencionais. Entretanto, as PANCs apresentam elevado valor nutricional, econômico e cultural tanto quanto às plantas convencionais. Devido a sua importância, sugere-se que as PANCs sejam abordadas durante a educação básica, nos ensinos fundamental e médio, como meio de popularizar este grupo e estimular seu consumo, variando assim, a oferta de nutrientes. Para isso, é necessário que os docentes conheçam o tema para que possam abordá-lo de maneira eficaz e de forma atrativa para que os estudantes se sensibilizem para o cuidado com as plantas e a importância das mesmas para a saúde humana. Assim, esta pesquisa teve como objetivo descrever a percepção de estudantes do curso de Ciências Biológicas sobre PANCs. Utilizou-se um questionário on-line como método para identificar o perfil dos estudantes e seu conhecimento. Observou-se que a maioria conhece sobre o tema, mas alguns entrevistados ainda apresentam determinada defasagem sobre o tema. Tal defasagem pode estar associada à falta de abordagem do tema durante a formação deste futuro docente. Desse modo, conclui-se que é necessário inserir este tema que possui uma relevância durante a formação desses futuros docentes, para que os mesmos possam ser capazes de abordar o tema de forma adequada durante sua atuação como educador. Além disso, há diversas formas de realizar a abordagem deste tema durante o processo de ensino da educação básica e média, sendo necessário avaliar as melhores metodologias para cada atividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educationis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.