Chikungunya e sua abordagem transversal no ensino de ciências naturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2021.001.0009

Palavras-chave:

Chikungunya, Educação em Saúde, Epidemiologia, Macaé, Vetores

Resumo

O vírus CHIKV, que promove a doença Chikungunya, é transmitido por mosquitos das espécies Aedes aegypti e albopictus. Esses mosquitos têm preferência por locais quentes e úmidos como o Brasil que é um país tropical. Com a chegada do vírus em nosso país, diversos casos de infecção e óbitos pela doença foram identificados. Desde então, o Ministério da Saúde junto com outras secretarias do Estado, como o Ministério da Educação, promovem estratégias de combate ao vetor da doença. Nesse aspecto, as escolas colaboram com estratégias educativas que também promovem o combate ao vetor da Chikungunya. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar o conhecimento dos alunos do terceiro ano do ensino médio de três colégios estaduais de Macaé/RJ sobre o tema Chikungunya. Ela foi desenvolvida em três escolas da rede pública do município de Macaé, com a aplicação de um questionário composto por 8 perguntas que abordaram aspectos de conhecimento específico sobre Chikungunya. Um total de 65 estudantes foram entrevistados. Cerca de 44% dos estudantes identificaram corretamente o agente patogênico da Chikungunya, 88% identificaram corretamente o vetor transmissor da doença, 81% conhecem os processos que contribuem para a proliferação do vetor. Por outro lado, cerca de 48% não reconhecem os principais sintomas da doença, 23% não sabem que a doença pode causar a morte e 47% não reconhecem a fase em que o vetor transmite a doença. Concluímos que, apesar dos estudantes entrevistados terem apresentado conhecimento sobre alguns assuntos, eles ainda possuem uma defasagem em alguns pontos sobre o tema Chikungunya, sendo necessário que o tema seja melhor trabalhado nas escolas. Assim, é possível que educadores tomem iniciativas para sensibilizar seus estudantes para um papel mais ativo na sociedade no combate ao vetor da Chikungunya.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonatha Anderson Fraga Egidio, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Pós graduando em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA). Mestrando no Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Enquanto graduando, foi representante discente no curso de Ciências Biológicas da UENF/CEDERJ entre 2020 e 2021.

Willian Rodrigues da Costa Marinho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Ciências Ambientais e Conservação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/ NUPEM). Especialista em Ecologia e Biodiversidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Desenvolve pesquisa no laboratório Integrado de Ciências Morfofuncionais, localizado no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade ( NUPEM / UFRJ), atuando nas seguintes áreas: Inventário de fauna, Taxonomia, Genética e Ecologia de vetores com ênfase nas famílias Culicidae e Simuliidae. 

Graziele Fonseca de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Biotecnologia pelo Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (2011). Mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2013). Doutorado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2019).Atuou como tutora presencial nas disciplinas de diversidade dos seres vivos, diversidade biológica dos deuterostomados e diversidade biológica dos protostomados no curso de licenciatura em biologia do CEDERJ (2019).Tem experiência na área de Bioquímica, Microbiologia, Biologia Celular e Imunologia celular, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de compostos orgânicos e inorgânicos com atividade antineoplásica, neurorregeneração e glicosaminoglicanos. 

Downloads

Publicado

2021-02-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)