Educação em saúde e o ensino de ciências e biologia: um estudo exploratório sobre recursos didáticos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2023.002.0002Palavras-chave:
Ciências Biológicas, Educação Básica, Material didático, SaúdeResumo
A Educação em Saúde (ES) é um processo educativo que tem a finalidade de popularizar informações e conhecimentos sobre os cuidados com a saúde, prevenção de enfermidades e estratégias para a minimização de problemas de saúde pública existentes na atualidade. Dentro das escolas, esse processo educativo costuma ocorrer associado ao ensino de Ciências e Biológicas em decorrência da relação conceitual de suas abordagens. Visando analisar as metodologias didáticas utilizadas no ensino de Ciências e Biologia para promover a temática de ES, a presente pesquisa bibliográfica realizou um levantamento de alguns trabalhos que apresentam recursos adequados para o desenvolvimento da ES. Foram identificados que jogos, histórias em quadrinhos, materiais tridimensionais, recurso visual de slides, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, vídeo de animação e outros recursos são eficientes para promover a ES, durante a Educação Básica, quando os educadores mostram-se motivados para desenvolver uma aprendizagem significativa com seus estudantes. Assim, os recursos didáticos podem ser considerados instrumentos didáticos eficientes no que diz respeito à promoção da ES quando utilizados de forma adequada, através de um planejamento prévio e objetivos estabelecidos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.
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