Educação em saúde e o ensino de ciências e biologia: um estudo exploratório sobre recursos didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2023.002.0002

Palavras-chave:

Ciências Biológicas, Educação Básica, Material didático, Saúde

Resumo

A Educação em Saúde (ES) é um processo educativo que tem a finalidade de popularizar informações e conhecimentos sobre os cuidados com a saúde, prevenção de enfermidades e estratégias para a minimização de problemas de saúde pública existentes na atualidade. Dentro das escolas, esse processo educativo costuma ocorrer associado ao ensino de Ciências e Biológicas em decorrência da relação conceitual de suas abordagens. Visando analisar as metodologias didáticas utilizadas no ensino de Ciências e Biologia para promover a temática de ES, a presente pesquisa bibliográfica realizou um levantamento de alguns trabalhos que apresentam recursos adequados para o desenvolvimento da ES. Foram identificados que jogos, histórias em quadrinhos, materiais tridimensionais, recurso visual de slides, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, vídeo de animação e outros recursos são eficientes para promover a ES, durante a Educação Básica, quando os educadores mostram-se motivados para desenvolver uma aprendizagem significativa com seus estudantes. Assim, os recursos didáticos podem ser considerados instrumentos didáticos eficientes no que diz respeito à promoção da ES quando utilizados de forma adequada, através de um planejamento prévio e objetivos estabelecidos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Oliveira Lagedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui ensino médio segundo grau pelo Colégio Estadual André Maurois(2009). Tem experiência na área de Parasitologia.

Ivyn Karla Lima de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui como primeira graduação em Biotecnologia pelo Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (2015), e como segunda graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021), e título de Mestre em Ciências Biológicas - Zoologia pelo Programa de Pós-graduação do Museu Nacional - UFRJ (2019). Atualmente é Doutoranda em Ciências Biológicas - Zoologia pelo Programa de Pós-graduação do Museu Nacional - UFRJ. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Taxonomia de Grupos recentes em entomologia, especificamente em insetos aquáticos e interesse em educação ambiental e sustentabilidade. Atualmente Professora Substituta da Uerj-Zo, Departamento de Zoologia e Parasitologia.

Jonatha Anderson Fraga Egidio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atualmente Doutorando em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ). Possui Mestrado em Ciências Fisiológicas (UFRJ), Especializações em Educação Básica e Educação Especial (ambas pela Facuminas), Graduação em Ciências Biológicas (UENF) e Graduação em Pedagogia (UVA). Enquanto pesquisador, atua no NUTES-UFRJ na linha de pesquisa: Mediações Socioculturais nas Ciências e na Saúde. 

Downloads

Publicado

2023-06-19

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)