Atividade prática em reserva biológica e a formação acadêmica: um relato de caso sobre saída de campo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.002.0001Palavras-chave:
Biologia, Ensino Superior, Metodologia, RebioResumo
As metodologias que atuam como instrumento facilitador da aprendizagem e que fogem das aulas tradicionais estão sendo cada vez mais procuradas pelos professores e bem aceitas pelos alunos. Atividades de campo podem enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, ao passo que os estudantes podem visualizar conceitos que antes pareciam abstratos. As Unidades de Conservação são espaços que apresentam elevada riqueza de espécies de fauna e flora. O presente trabalho tem como objetivo descrever o relato de uma atividade de campo desenvolvida em uma Unidade de Conservação e analisar as vantagens que esse tipo de atividade possui em relação à formação acadêmica de futuros biólogos. Para tanto, a metodologia de pesquisa utilizada neste estudo foi de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. O estudo mostrou que as atividades práticas apresentam determinado benefício para a formação acadêmica, quando os estudantes podem ter a oportunidade de dialogar com a prática os conceitos teóricos adquiridos previamente. Essa atividade pode também sensibilizar os estudantes em relação a sua carreira, ao passo que eles conhecem outras possibilidades de áreas a seguir. Assim, conclui-se que as atividades práticas e saídas de campos são importantes e necessárias para a formação de futuros biólogos pois enriquecem seu conhecimento sobre a área de interesse e também facilita seu processo de aprendizagem/formação.
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