Análise do conhecimento de estudantes da educação básica sobre dengue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2021.002.0007

Palavras-chave:

Aedes, Doença, Educação, Saúde

Resumo

A dengue é uma doença sistêmica causada por um vírus. A transmissão desta doença viral ocorre através de mosquitos do gênero Aedes. Atualmente o vírus da dengue passou a dispersar-se de forma eminente por países tropicais e subtropicais. Assim, a dengue vem configurando um quadro preocupante, uma vez que se tornou um problema de saúde pública em todo mundo. Atualmente busca-se controlar a doença e diminuir os riscos aos seres humanos, visto que não há cura até o momento. Neste sentido, as medidas socioeducativas apresentam um papel relevante no combate aos vetores da doença. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento de estudantes do terceiro ano de escolas estaduais de Macaé sobre a dengue. Foram aplicados questionários aos alunos do terceiro ano das Escolas Estaduais Luiz Reid, Irene Meirelles e Matias Neto em Macaé. O questionário composto por 13 perguntas do tipo múltipla escolha, foi elaborado com base nas informações esperadas de um aluno de terceiro ano sobre o assunto. Após aplicação os questionários foram analisados e tabulados no programa de Excel® (Windows 2013) para  confecção de gráficos e tabelas. Com base nos resultados, identificou-se que os estudantes sabem que o agente causador da dengue é um vírus (39%) e que a transmissão da doença se dá por meio do mosquito Aedes aegypti (54%). Os alunos ainda fazem confusão com relação aos problemas de saúde pública que contribuem para a expansão da dengue, (3%) deles não têm consciência que o lixo acumulado contribui para expansão da doença. Os sintomas da dengue ainda são desconhecidos por (19%) dos estudantes, talvez pelo desconhecimento dos termos médicos utilizados. O meio pelo qual os alunos ouvem falar sobre a dengue variou entre as escolas, sendo a televisão e a escola os meios mais citados. Os alunos reconhecem que a dengue pode ser prevenida e pode causar a morte, mas 18% responderam que já foi encontrado foco da doença em sua residência, apesar de dizerem que medidas de segurança são tomadas a fim de evitar a proliferação do mosquito em suas casas. Conclui-se que, a maioria dos alunos do terceiro ano das escolas estaduais de Macaé têm os conhecimentos básicos sobre a transmissão da dengue, porém o tema precisa ser melhor trabalhado em algumas escolas, bem como os estudantes precisam estar mais atentos às medidas de prevenção da disseminação da doença em suas casas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Rodrigues da Costa Marinho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Ciências Ambientais e Conservação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/ NUPEM). Especialista em Ecologia e Biodiversidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Desenvolve pesquisa no laboratório Integrado de Ciências Morfofuncionais, localizado no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade ( NUPEM / UFRJ), atuando nas seguintes áreas: Inventário de fauna, Taxonomia, Genética e Ecologia de vetores com ênfase nas famílias Culicidae e Simuliidae.

Jonatha Anderson Fraga Egidio, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Pós graduando em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA). Mestrando no Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Enquanto graduando, foi representante discente no curso de Ciências Biológicas da UENF/CEDERJ entre 2020 e 2021.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Edição

Seção

Avaliação da Aprendizagem

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)