A relação entre a escola e comunidade: um estudo reflexivo sobre o papel da orientação educacional
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2023.001.0001Palavras-chave:
Desenvolvimento, Direcionamento, Educação, OrientaçãoResumo
O profissional que atua no âmbito da Orientação Educacional (OE) cria possibilidades para que os estudantes de determinada instituição de ensino possam se desenvolver bem durante o processo de ensino e aprendizagem. São profissionais que atuam em áreas pedagógicas, com formação complementar específica na área de OE. Além disso, esse profissional também promove através de atividades planejadas, a aproximação desses estudantes com a sociedade de modo geral. Como forma de compreender melhor a atuação desse profissional, essa pesquisa teve como objetivo descrever a relação entre a instituição escolar e a comunidade, e também analisar o papel do profissional de orientação educacional na mediação desta relação. Por meio de uma análise bibliográfica de trabalhos disponibilizados no Google Acadêmico, foi possível identificar que este profissional pode auxiliar os estudantes na promoção de uma leitura realista da sociedade, superação das dificuldades de aprendizagem e do desinteresse de outros educadores, aproximação da família com a escola, conhecer melhor seu público alvo, direcionar seus estudantes de acordo com suas habilidades e outras atividades. Assim, conclui-se que os profissionais de OE são importantes para o bom desenvolvimento das metas institucionais e também para a garantia de uma boa relação entre a escola, família e a comunidade externa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educationis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.