A relação entre a escola e comunidade: um estudo reflexivo sobre o papel da orientação educacional

Autores

  • Stella Marys Menezes de Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jonatha Anderson Fraga Egidio Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-2212-877X
  • João Victor Mançano Cardoso Manzini Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2023.001.0001

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Direcionamento, Educação, Orientação

Resumo

O profissional que atua no âmbito da Orientação Educacional (OE) cria possibilidades para que os estudantes de determinada instituição de ensino possam se desenvolver bem durante o processo de ensino e aprendizagem. São profissionais que atuam em áreas pedagógicas, com formação complementar específica na área de OE. Além disso, esse profissional também promove através de atividades planejadas, a aproximação desses estudantes com a sociedade de modo geral. Como forma de compreender melhor a atuação desse profissional, essa pesquisa teve como objetivo descrever a relação entre a instituição escolar e a comunidade, e também analisar o papel do profissional de orientação educacional na mediação desta relação. Por meio de uma análise bibliográfica de trabalhos disponibilizados no Google Acadêmico, foi possível identificar que este profissional pode auxiliar os estudantes na promoção de uma leitura realista da sociedade, superação das dificuldades de aprendizagem e do desinteresse de outros educadores, aproximação da família com a escola, conhecer melhor seu público alvo, direcionar seus estudantes de acordo com suas habilidades e outras atividades. Assim, conclui-se que os profissionais de OE são importantes para o bom desenvolvimento das metas institucionais e também para a garantia de uma boa relação entre a escola, família e a comunidade externa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonatha Anderson Fraga Egidio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atualmente Doutorando em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ). Possui Mestrado em Ciências Fisiológicas (UFRJ), Especializações em Educação Básica e Educação Especial (ambas pela Facuminas), Graduação em Ciências Biológicas (UENF) e Graduação em Pedagogia (UVA). Enquanto pesquisador, atua no NUTES-UFRJ na linha de pesquisa: Mediações Socioculturais nas Ciências e na Saúde. 

João Victor Mançano Cardoso Manzini, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduando no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Servidor público na Prefeitura Municipal de Saquarema-RJ no cargo de Profissional de Apoio ao Estudante Com Deficiência.

Downloads

Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Formação e Qualificação do Professor

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)