Produtividade, anatomia foliar e qualidade de frutos de híbridos de tomateiro tipo Saladete sob ambiente protegido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0012

Palavras-chave:

Solanum lycopersicum L., Adaptação, Estômatos, Horticultura tropical, Cultivo protegido

Resumo

Produzir tomates na Amazônia é um desafio, devido às altas temperaturas e precipitação. O objetivo deste estudo foi identificar o híbrido de tomateiro com maior desempenho produtivo e qualidade de fruto sob cultivo protegido em condições de altas temperaturas. O cultivo foi realizado em sistema tutorado em meia estaca, sem podas, sob cultivo protegido do tipo arco, em Nova Mutum – MT. O delineamento experimental adotado foi de blocos ao acaso, com cinco repetições. Foram aferidos parâmetros produtivos, físico-químicos, bioquímicos de frutos e a anatomia foliar. O híbrido ‘Lampião’ ‘Fascínio’, ‘Vedette’ e ‘Shanty’ se destacaram em produção e qualidade nutricional, comparado aos demais. Os parâmetros da anatomia foliar analisados demonstraram alterações adaptativas à luminosidade difusa, umidade e temperatura, não demonstrando correlação com a produção dos híbridos avaliados. Quanto a coloração do fruto, o híbrido ‘Candieiro’ apresentando coloração mais vermelha. O híbrido ‘Mariana’ mostrou menor desempenho em produtividade, altura da planta e concentração de licopeno, demonstrando menor adaptação ao ambiente protegido sob altas temperaturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Aparecida Domiciano, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso(2000). Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Alta Floresta. Tem experiência na área de Educação.

Jéssica Gawski Casagrande, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia. Mestrado no Programa de Pós-Graduação Ambientes e Sistemas de Produção Agrícola pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - Tangará da Serra, com foco na cultura do tomateiro.

Marco Antonio Camillo de Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Agrononia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Pós Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, lotado no Departamento de Agronomia do Campus Universitário de Alta Floresta. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais de Culturas e Fertilidade e Adubação do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Recuperação e ou Renovação de Pastagens, Integração Lavoura Pecuária, Manejo e Conservação do Solo, trabalhando com as cultura do arroz, milho, soja, e feijão.

Márcio Roggia Zanuzo, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2001), mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (2004) e doutorado na mesma área concluído em 2007. Aréa de atuação centrada em fisiologia pós-colheita de frutas e hortaliças com ênfase na maturação trabalhando com análises de qualidade, expressão gênica e atividade enzimática de genes relacionados em eventos etileno-dependentes e etileno não dependentes. Atualmente Professor Adjunto das disciplinas de Olericultura e Fruticultura do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal de Mato Grosso em Sinop.

Oscar Mitsuo Yamashita, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (1997), mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004) e doutorado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Atualmente é professor efetivo adjunto Doutor classe 2C da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, Matologia e Tecnologia de Sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: produção vegetal, plantas daninhas, fisiologia da germinação.

Ivone Vieira da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2001), mestrado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é Diretora Política, Pedagógica e Financeira da Universidade do Estado de Mato Grosso/ Câmpus de Alta Floresta e professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes morfoanatomia, anatomia ecológica e histoquímica. 

Santino Seabra Júnior, Universidade do Estado de Mato Grosso

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade de Marília (1999), mestrado (2002), doutorado (2005) em Agronomia (Horticultura) e Pós doutorado em Bioquímica aplicada à plantas hortícolas (2018/2019) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua como Professor Adjunto nível 5 da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na área de Olericultura no curso de Agronomia no campus de Nova Mutum, além de compor o quadro de professores titulares dos mestrados acadêmicos: Ambiente e Sistema de Produção; Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos, orientou 13 mestrados, coorientou 3 mestrados e 1 doutorado, é coordenador dos Laboratórios de Ensino e Pesquisa do Campus de Nova Mutum. Membro da Associação Brasileira de Horticultura, desde 2000, em 2010 atua como representante do Mato Grosso (delegado). Desenvolve projetos de pesquisa, extensão e interface ensino, pesquisa e extensão com financiado pela FAPEMAT e CNPq, relacionados as linhas de pesquisa: Manejo, produção e qualidade de hortaliças (plantio direto de hortaliças; cultivo protegido; hortaliças não convencionais; compostos funcionais); Horticultura e sociedade; Agricultura Familiar.

Downloads

Publicado

2021-02-17

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>