Germinação de sementes de Macroptilium lathyroides em função da presença de sais no substrato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.002.0007

Palavras-chave:

Estresse Salino, Plantas Daninhas, Potencial Osmótico

Resumo

As plantas daninhas são espécies adaptadas evolutivamente para o desenvolvimento em áreas de distúrbio, provocadas ou não pelo homem. Para adoção de práticas de controle e manejo integrado de plantas daninhas, torna-se imprescindível o conhecimento de aspectos relacionados à germinação e dos fatores ambientais que interferem nos processos germinativos das sementes. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar comportamento de sementes de Macroptilium lathyroides sob efeito de diferentes níveis de potenciais osmóticos induzidos por soluções de NaCl e CaCl2. O experimento foi organizado em delineamento inteiramente casualizado, no esquema fatorial 2 x 6, constituídos por 2 sais em 6 concentrações, com 4 repetições. As sementes foram mantidas em caixas gerbox sobre papeis umedecidos com soluções de NaCl e CaCl2, nos potenciais hídricos de 0,0; -0,2; -0,4; -0,6; -0,8 e -1,0 MPa. Foram realizadas avaliações diárias de germinação, IVG e no final de dez dias, foram determinados comprimento da parte aérea, comprimento radicular e massa seca de plântula. Os resultados demonstraram que o estresse salino induzido pela solução de NaCl e CaCl2 provocam redução gradativa na germinação das sementes de M. lathyroides, não havendo limite de tolerância. O sal NaCl foi mais crítico no desenvolvimento radicular e peso seco das plântulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia de Souza Almeida da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Cursando último semestre de segunda licenciatura em Geografia pelo Instituto Pró-Minas. Mestre em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos - PPGBioAgro/UNEMAT Campus de Alta Floresta - MT. Durante o mestrado foi Bolsista da FAPEMAT- Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso. Estagiária na UNEMAT curso de agronomia, tendo auxiliado e ministrado aulas na disciplina de Tecnologia e Produção de Sementes. Possui bom conhecimento na área de sementes, tendo desenvolvido publicações em nível de simpósios, congressos e revistas. Sua pesquisa de dissertação de mestrado é intitulada: ASPECTOS ECOLÓGICOS DA GERMINAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE Macroptilium lathroides (L.) Urb. Atuou como professora interina na Escola Estadual J.V.C, Dom Bosco, Ariosto da Riva (CEJA), ministrando aulas no ensino fundamental com a disciplina de Ciências.

Oscar Mitsuo Yamashita, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (1997), mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004) e doutorado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Atualmente é professor efetivo adjunto Doutor classe 2C da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, Matologia e Tecnologia de Sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: produção vegetal, plantas daninhas, fisiologia da germinação. 

Ana Aparecida Bandini Rossi, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1996), mestrado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Genética Vegetal, Biologia Molecular e Biologia da Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aspectos Reprodutivos e Diversidade Genética em espécies Vegetais Nativas e Cultivadas e conservação dos Recursos Naturais. Participa como orientadora dos Programas de Pós Graduação: Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos, Genética e Melhoramento de Plantas e do Doutorado Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, da Rede Bionorte.

Marco Antonio Camillo de Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Agrononia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Pós Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, lotado no Departamento de Agronomia do Campus Universitário de Alta Floresta. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais de Culturas e Fertilidade e Adubação do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Recuperação e ou Renovação de Pastagens, Integração Lavoura Pecuária, Manejo e Conservação do Solo, trabalhando com as cultura do arroz, milho, soja, e feijão.

Ivone Vieira da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Tenho graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2001), mestrado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio De Mesquita Filho". Sou professora adjunto Doutor na área de Botânica, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Alta Floresta, atuando em pesquisa, ensino e extensão. Tenho experiência na área de Botânica, com ênfase em anatomia ecológica, morfoanatomia vegetal, histoquímica, germinação e desenvolvimento pós seminal. Atualmente sou coordenadora do Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos - UNEMAT, Alta Floresta.

Marco Eustáquio de Sá, Universidade de São Paulo

Com formação técnica no Colégio Agrícola (1973), Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestre em Fitotecnia (conceito 6 na CAPES) pela Universidade de São Paulo (1982) e Doutor em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas )( Conceito 7 na CAPES) pela Universidade de São Paulo (1987). Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ( UNESP-Ilha Sollteira/SP) desde 1978, onde tornou-se livre docente em 1993 e Professor Titular em 2001. Na própria UNESP/Ilha Solteira ocupou diferentes cargos ao longo destes 38 anos: Vice-Diretor (07/2005 a 07/2009), Diretor da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (07/2009 a 07/2013), Sub coordenador do curso de Pós-graduação em agronomia (10/1994 a 10/1996), Coordenador do Curso de graduação em Agronomia de Ilha Solteira (07/1989 a 07/1991). Sua experiência é na área de Fitotecnia com ênfase em Produção e Tecnologia de Sementes e Manejo de Culturas. Já publicou 214 trabalhos completos em revistas científicas, 05 livros e 04 capítulos de livros. Já orientou 121 bolsistas de iniciação científica, 40 trabalhos de conclusão de curso (TCC), 27 mestres, 13 doutores e 02 pós -doutores. Atuou e atua como revisor de vários periódicos especializados na área e de projetos da FAPESP, CAPES e CNPq. Foi paraninfo e professor homenageado de várias turmas de formandos em Agronomia na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira-SP UNESP, em 2013 recebeu a menção de Excelência e Qualidade Brasil ( Personalidade do Ano) da Associação Brasileira de Liderança (BRASLIDER ). Recebeu medalha de honra ao mérito outorgada pelo Conselho Universitário da UNESP pelos serviços prestados na UNESP de Ilha Solteira/SP (08/2016). Até 2014 foi bolsista PQ 1D do CNPq. 

Germani Concenço, Universidade Federal de Viçosa

Graduated in Agronomy (2003), specialist in Rice Seeds Production (2005) and M.Sc. in Plant Physiology (2005) by the Federal University of Pelotas, D.Sc. in Crop Production - Weed Science (2008) by the Federal University of Vicosa. International Agronomist at Valmont Industries (Omaha-NE, USA) from 2008 to 2010, developing researches with rice in several Countries. Researcher at EMBRAPA Western Agriculture in Dourados-MS (2010-2015), and at EMBRAPA Temperate Agriculture in Pelotas-RS (2016 - current), Brazil, at the area of Sustainable Cropping Systems. Permanent Professor at the Postgraduate Plant Physiology Department (M.Sc./D.Sc. degrees), Federal University of Pelotas (2017 - current); Cooperator Professor at the Specialization Course in Plant Protection, Unoesc, Campus Xanxere (2018 - current).

-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-

Possui graduação em Agronomia (2003), especialização em Produção de Sementes (2005) e mestrado em Fisiologia Vegetal (2005) pela Universidade Federal de Pelotas, e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atuou como International Agronomist da Valmont Industries (sediada em Omaha, Nebraska, USA), desenvolvendo pesquisas com arroz em diversos Países. Pesquisador da EMBRAPA Agropecuária Oeste em Dourados-MS (2010-2015), e da EMBRAPA Clima Temperado em Pelotas-RS (2016 - atual), Brasil, na área de Sistemas de Produção Sustentáveis. Professor Permanente do Curso de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal da Universidade Federal de Pelotas (2017 - atual); Professor Colaborador no Curso de Especialização em Fitossanidade da Unoesc, Campus Xanxerê (2018-atual).

Rivanildo Dallacort, Universidade do Estado de Mato Grosso

Pesquisador, Bolsista de produtividade CNPq. Professor do Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola - PPGASP; Professor do Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos - PPGBioAgro; Coordenador do Centro de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aplicado a Produção de Biodiesel - CETEGEO, UNEMAT, Campus Universitário de Tangará da Serra Professor Adjunto no Departamento de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra. Atua no INEP/MEC como avaliador de cursos de graduação e de instituições de educação superior; Atuante na área de Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Agrometeorologia, Solos, Irrigação, Recursos hídricos, Meio Ambiente, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Downloads

Publicado

2020-02-27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>