Produção de cultivares de almeirão sob diferentes telados e campo aberto em clima tropical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.012.0005

Palavras-chave:

Cichorium intybus L, Cultivo protegido, Horticultura Tropical, Temperatura, Luminosidade

Resumo

Cultivar espécies folhosas em regiões tropicais e equatoriais é um desafio, devido às elevadas temperaturas e alta pluviosidade no verão. O cultivo em ambiente protegido no Mato Grosso é pouco explorado e desenvolver sistemas de cultivo para atender esta demanda é necessário. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de telados cobertos com diferentes malhas de sombreamento na produção e qualidade de cultivares de almeirão tipo Pão-de-açúcar. O experimento foi conduzido sob malhas de aproximadamente 45% de sombreamento com diferentes pigmentações, vermelha, preta, prata, e campo aberto, na Universidade do Estado de Mato Grosso, no Município de Nova Mutum/MT, no período de 22 de agosto a 03 de novembro de 2015. O delineamento experimental foi em parcelas subdivididas, avaliando a influência do ambiente na parcela e o desenvolvimento das cultivares de almeirão Pão-de-açúcar (Top Seed, Horticeres e Feltrin) na subparcela, em blocos casualizados, com quatro repetições. Foi avaliada altura, diâmetro, produção, número de folhas e massa seca total das plantas. Nas condições de desenvolvimento deste experimento pode-se concluir que o uso de malhas de sombreamento favoreceu a produção do almeirão independentemente do tipo de malha em relação ao campo aberto. A cultivar de almeirão Pão-de-açúcar da Top Seed apresentou em magnitude maior rendimento agronômico (165,9 g planta-1), diâmetro e altura (36,8 cm) (32,2 cm) respectivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Lazzaretti, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso(2015). Tem experiência na área de Agronomia.

Thiago Rodrigues da Costa Leite, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso(2015). Tem experiência na área de Agronomia.

Rafael Rosa Rocha, Universidade do Estado de Mato Grosso

Engenheiro Agrônomo pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus de Nova Mutum - MT (2019). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGASP) da UNEMAT Campus de Tangará da Serra - MT. Trabalho com pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: horticultura tropical, olericultura, agricultura familiar, manejo cultural e qualidade físico-químico de hortaliças.

Rejeane Maria da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Acadêmica de Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), Campus de Nova Mutum -MT e atualmente bolsista de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) atuando principalmente nos seguintes temas: Horticultura tropical, sistemas de tutoramento, densidades de plantio, pós colheita e analises químicas.

Jucimar Ferreira Neves, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Bacharelado em Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2012) e mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola pela mesma universidade (2015). Professor substituto do curso de agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (2015-2016). Doutorado em andamento no curso de Pós-Graduação em Agronomia/Produção Vegetal na Universidade Federal da Grande Dourados, atuando com pesquisas na área de cultivo de soja, milho e culturas de outono-inverno em sucessão e rotação de culturas.

Fernanda da Silva Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Engenheira agrônoma formada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2012), Técnica em Agropecuária formada pelo IFMT -CÁCERES (2008), Mestre em Ambiente e Sistemas de Produções na Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Atuei como professora na Universidade do Estado de Mato Grosso- Campus Nova Mutum. Atualmente, doutorando na Universidade Federal de Lavras- departamento de Entomologia, laboratório de Resistência de Plantas a Insetos e MIP. 

Franciely da Silva Ponce, Universidade do Estadual Paulista

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Horticultura pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Botucatu-SP. Engenheira Agrônoma, mestra pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGASP) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), câmpus de Tangará da Serra-MT, Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas: Horticultura tropical. Desenvolve trabalhos relacionados as linhas de pesquisa: Horticultura e sociedade; Manejo e produção de espécies hortícolas, plantio direto de hortaliças, cultivo protegido, hortaliças não-convencionais, ambiente protegido no manejo de pragas e controle biológico de pragas de hortaliça. 

Santino Seabra Júnior, Universidade do Estado de Mato Grosso

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade de Marília (1999), mestrado (2002), doutorado (2005) em Agronomia (Horticultura) e Pós doutorado em Bioquímica aplicada à plantas hortícolas (2018/2019) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua como Professor Adjunto nível 5 da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na área de Olericultura no curso de Agronomia no campus de Nova Mutum, além de compor o quadro de professores titulares dos mestrados acadêmicos: Ambiente e Sistema de Produção; Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos. Atua como coordenador dos Laboratórios de Ensino e Pesquisa do Campus de Nova Mutum. Membro da Associação Brasileira de Horticultura, desde 2000, em 2010 atua como representante do Mato Grosso (delegado). Desenvolve projetos de pesquisa, extensão e interface ensino, pesquisa e extensão com financiado pela FAPEMAT e CNPq, relacionados as linhas de pesquisa: Manejo, produção e qualidade de hortaliças (plantio direto de hortaliças; cultivo protegido; hortaliças não convencionais; compostos funcionais); Horticultura e sociedade; Agricultura Familiar.

Downloads

Publicado

2021-09-18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>