Curva de absorção de água em sementes de sete cascas em função do tamanho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.012.0012

Palavras-chave:

Embebição, Germinação, Samanea tubulosa

Resumo

Samanea tubulosa é uma árvore ornamental usada na arborização rural e como forrageira, além disso, a madeira possui diversas funções. Encontra-se distribuída naturalmente em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso - Pantanal Mato-grossense e Chapada dos Guimarães; sul do Pará, baixo Amazonas e Bahia no vale do São Francisco, e ainda no Paraguai, Bolívia e Peru. Apesar do seu potencial de utilização há uma carência de estudos sobre a espécie, também para saber se existe diferença na absorção de água entre sementes pequenas e grandes. Desta forma, objetivou-se caracterizar a curva de absorção de água em sementes de S. tubulosa de diferentes tamanhos. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizados no esquema fatorial 2 x 17 (sendo 2 tamanhos de sementes e 17 períodos de embebição). As sementes apresentaram um padrão trifásico de absorção de água. As sementes pequenas e grandes apresentam as três fases de absorção de água semelhantes, com início da fase II após 48 horas de embebição, se estendendo até 108 horas, quando se iniciou a fase III. As sementes grandes e pequenas apresentam padrão trifásico de absorção de água e a duração da fase II é sempre maior para as sementes pequenas.

Downloads

Biografia do Autor

Franciely da Silva Ponce, Universidade do Estadual Paulista

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Horticultura pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Botucatu-SP. Engenheira Agrônoma, mestra pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGASP) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), câmpus de Tangará da Serra-MT, Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas: Horticultura tropical. Desenvolve trabalhos relacionados as linhas de pesquisa: Horticultura e sociedade; Manejo e produção de espécies hortícolas, plantio direto de hortaliças, cultivo protegido, hortaliças não-convencionais, ambiente protegido no manejo de pragas e controle biológico de pragas de hortaliça.

Darley Tiago Antunes, Universidade Federal do Mato Grosso

Atualmente, bolsista CAPES e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no Campus de Sinop - MT. Engenheiro Agrônomo pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT no campus de Nova Mutum - MT, onde atuei com pesquisa principalmente nos seguintes temas: horticultura tropical, termotolerância, precocidade, agricultura familiar e olericultura. 

Santino Seabra Júnior, Universidade do Estado de Mato Grosso

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade de Marília (1999), mestrado (2002), doutorado (2005) em Agronomia (Horticultura) e Pós doutorado em Bioquímica aplicada à plantas hortícolas (2018/2019) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua como Professor Adjunto nível 5 da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na área de Olericultura no curso de Agronomia no campus de Nova Mutum, além de compor o quadro de professores titulares dos mestrados acadêmicos: Ambiente e Sistema de Produção; Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos. Atua como coordenador dos Laboratórios de Ensino e Pesquisa do Campus de Nova Mutum. Membro da Associação Brasileira de Horticultura, desde 2000, em 2010 atua como representante do Mato Grosso (delegado). Desenvolve projetos de pesquisa, extensão e interface ensino, pesquisa e extensão com financiado pela FAPEMAT e CNPq, relacionados as linhas de pesquisa: Manejo, produção e qualidade de hortaliças (plantio direto de hortaliças; cultivo protegido; hor

Severino de Paiva Sobrinho, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1999), mestrado em Produção Vegetal (Produção de Sementes) pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso desde Abril de 2007. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Sementes e Produção de mudas.

Downloads

Publicado

2021-09-19

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>