Estudo dos elementos climáticos sobre a produção leiteira bovina na região de transição de climas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.009.0013Palavras-chave:
Cadeia produtiva leiteira, Composição do leite, Variáveis climáticas, Células somáticas, Segurança alimentarResumo
As variações climáticas podem gerar estresse térmico bovino, influenciando a produção, composição e qualidade do leite. Est trabalho teve como objetivo investigar os efeitos das estações do ano e os índices de temperatura e umidade sobre a composição, qualidade e produção de leite de vacas, entre os anos de 2017 e 2021. Foram utilizados dados de produção de leite de 45 fêmeas bovinas da raça holandês, criadas em sistema de resfriamento evaporativo na região de transição do clima subtropical para o tropical chuvoso, Maringá-Pr. As variáveis que compõem o estudo são referentes ao clima (precipitação, temperatura, umidade relativa e THI), a produção e a composição de leite do rebanho (lactose, gordura, proteína, ureia, sólidos totais e contagem de células somáticas. A avaliação destas foi realizada por Análise de Variância e teste Tukey. Observou-se que a produção de leite no verão (11.55 ± 3.56) diminuiu quando comparado a produção de leite no inverno (11.96 ± 3.74). Já a quantidade de ureia foi maior para valores de THI ≥72 (14.36 ± 5.28) do que para valores de THI <72 (12.91 ± 5.32). Em relação as células somáticas presentes no leite, verificamos que as temperaturas extremas nas estações do ano aumentaram sua quantidade, reduzindo a produção de leite em casos de mastite leve, moderadas e intensas (2,75%; 3,95%; e 6,84%, respectivamente. Da mesma forma para os percentuais de lactose (4,47%; 6,38% e 11,27%, respectivamente). Em contra partida, o aumento da CCS acarretou no crescimento dos percentuais de proteína (1,74%; 1,74% e 7,53%, respectivamente) e de gordura do leite (4,47%; 6,38% e 11,27%, respectivamente). As variáveis climáticas e o conforto térmico interferem minimamente a produção de leite em vacas Holandesas criadas com sistema de resfriamento evaporativo na região de transição do clima subtropical para o tropical chuvoso. As estações do ano podem influencir nas variáveis de composição e de contagem de células somáticas do leite. E ainda, que a quantidade de células somáticas presentes no leite alteram a produção e a composição do leite.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.