Produção mais limpa como estratégia de marketing verde no desenvolvimento sustentável da indústria artesanal de cervejas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0049Palavras-chave:
Gestão ambiental, Microcervejarias, Produção sustentável, Sensibilização ambiental, Tecnologias limpasResumo
A indústria alimentícia, em especial o setor de bebida alcóolicas, é um dos setores que consome uma fração representativa de água, de insumos, além de ser um grande gerador de resíduos. Destacam-se neste setor as cervejarias artesanais que vem expandido o mercado necessitando de um gerenciamento ambiental que torne o processo artesanal mais sustentável tanto ambientalmente como economicamente. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi aplicar e avaliar as práticas da produção mais limpa e da pegada hídrica no setor de cervejas artesanais propondo mudanças sustentáveis no processo produtivo e fomentar estratégias de marketing verde. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, associou estudo de caso com pesquisa de campo para aplicação das práticas de produção mais limpa e da pegada hídrica em uma indústria de cerveja artesanal localizada na cidade de Maringá estado do Paraná. O estudo analisou os recursos utilizados e os resíduos gerados no processo de produção de cerveja artesanal em uma indústria com produção mensal de 8 a 10 mil litros. Na aplicação da pegada hídrica obteve-se o valor de 2 litros de água para cada litro de cerveja. A produção mais limpa mostrou-se eficiente para gerir sustentavelmente a indústria detectando em quais etapas as matérias primas e os recursos estão sendo desperdiçados. A aplicação da produção mais limpa alcançou o objetivo de proporcionar ao empresário, além dos benefícios ambientais, a redução de custo e a melhoria dos processos produtivos podendo promover a sustentabilidade e o marketing verde da indústria de cervejas artesanais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.