Produção mais limpa como estratégia de marketing verde no desenvolvimento sustentável da indústria artesanal de cervejas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0049

Palavras-chave:

Gestão ambiental, Microcervejarias, Produção sustentável, Sensibilização ambiental, Tecnologias limpas

Resumo

A indústria alimentícia, em especial o setor de bebida alcóolicas, é um dos setores que consome uma fração representativa de água, de insumos, além de ser um grande gerador de resíduos.  Destacam-se neste setor as cervejarias artesanais que vem expandido o mercado necessitando de um gerenciamento ambiental que torne o processo artesanal mais sustentável tanto ambientalmente como economicamente. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi aplicar e avaliar as práticas da produção mais limpa e da pegada hídrica no setor de cervejas artesanais propondo mudanças sustentáveis no processo produtivo e fomentar estratégias de marketing verde. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, associou estudo de caso com pesquisa de campo para aplicação das práticas de produção mais limpa e da pegada hídrica em uma indústria de cerveja artesanal localizada na cidade de Maringá estado do Paraná. O estudo analisou os recursos utilizados e os resíduos gerados no processo de produção de cerveja artesanal em uma indústria com produção mensal de 8 a 10 mil litros. Na aplicação da pegada hídrica obteve-se o valor de 2 litros de água para cada litro de cerveja. A produção mais limpa mostrou-se eficiente para gerir sustentavelmente a indústria detectando em quais etapas as matérias primas e os recursos estão sendo desperdiçados. A aplicação da produção mais limpa alcançou o objetivo de proporcionar ao empresário, além dos benefícios ambientais, a redução de custo e a melhoria dos processos produtivos podendo promover a sustentabilidade e o marketing verde da indústria de cervejas artesanais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Cezar Cucolo, Universidade Cesumar

Mestrado em Tecnologias Limpas - Sustentabilidade Ambiental pela Unicesumar. Bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Possui graduação em Marketing pela Faculdade de Jandaia do Sul (2011). Especialista em Comunicação Organizacional pelo Instituto Paranaense de Ensino (2013). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Marketing Digital, Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Sustentabilidade Ambiental, Publicidade e Propaganda, Comunicação Interna, Tecnologia da Informação, Logística e Planejamento Estratégico. Atualmente é professor da Faculdade de Jandaia do Sul - FAFIJAN, UNICESUMAR e Centro Universitário Integrado, ministrando disciplinas nos Cursos de Pós Graduação (MBAs), e atuando como Professor Conteudista na Unibrasil Curitiba. 

Mariana Luísa Chiezi de Oliveira, Universidade Cesumar

Mestre em Tecnologias Limpas com ênfase em Agroindústria e Agropecuária Sustentável pelo Programa de Pós Graduação em Tecnologias Limpas - PPGTL- UniCesumar/Bolsista Capes (2020). Pós-graduada em Docência no Ensino Superior pela UniCesumar (2018) e pós-graduada em Fitoterapia pela Faculdade Unyleya (2017). Graduada em Nutrição pela UniCesumar (2017) e em Gastronomia pela Unicesumar (2015). Experiência profissional como Nutricionista Clínica no Santa Rita Saúde (2019-atual), Professora Mediadora na Unicesumar (2021-2021) e Tutora EAD Unicesumar (2021-atual). 

Queila Turchetto, Universidade Cesumar

Possui graduação em Nutrição pelo Centro de Ensino Superior de Maringá(2005), especialização em Fisiologia Humana pela Universidade Estadual de Maringá(2007) e mestrado em Tecnologias Limpas pelo Centro de Ensino Superior de Maringá(2017). Tem experiência na área de Nutrição. Atuando principalmente nos seguintes temas:Avaliação Ambiental, Produção mais limpa, Restaurante Universitário, Resíduos sólidos.

Mikaela Monteiro de Andrade, Universidade Cesumar

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Integrado(2015). Atualmente é Aluna da Unicesumar.

Cleiltan Novais da Silva, Universidade Cesumar

Graduada em Engenharia Agronômica pela Uesb. Mestre em Agronomia na área de concentração Proteção de Plantas pela Universidade Estadual de Maringá /UEM -Doutora em Agronomia- pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem Experiência em Agronomia com ênfase em genética de populações e identificação molecular de fungos. Realizou estagio pós-doutoral na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (UniCesumar). Tem Experiência em Agronomia, Agropecuária Sustentável e Gestão do Agronegócio. Atualmente é coordenadora do ICETI (Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação) e professora do curso de agronegócio.

Márcia Aparecida Andreazzi, Universidade Cesumar

Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutora em Produção Animal pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Coordenadora do Mestrado em Tecnologias Limpas (conceito 3- Capes), área de Ciências Ambientais, da Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia (ICETI/ UNICESUMAR). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do colegiado e docente do curso de Medicina Veterinária (UNICESUMAR). Membro do Comitê Assessor de Pesquisa (CAPEC/ UNICESUMAR). Membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá (COMDEMA). Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis) do Instituto Nacional de Estudos (SINAES/INEP/MEC), estando credenciado como Avaliador Institucional e de Cursos de Graduação do SINAES/CAPES. Tem experiência na área de bioquímica e fisiologia animal, produção animal e agroindústria e agropecuária sustentável.

Isabele Picada Emanuelli, Universidade Cesumar

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2002). Mestrado em Zootecnia com ênfase em Reprodução e Biotecnologia Animal pela Universidade de São Paulo - USP. Doutorado (2010-2013) em Ciências Biológicas na área de Farmacologia da Reprodução e Biotecnologias pela Universidade Estadual de São Paulo ? UNESP. Médica Veterinária do Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal ? BIOTEC (2005-2010). Coordenadora do Laboratório comercial de produção de embriões in vitro BIOTEC na UNICESUMAR (2005-2010). Membro do Comitê Assessor de Pesquisa da UNICESUMAR e Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia UNICESUMAR desde 2014. Professora Titular da Universidade Unicesumar de Maringá desde 2006. Docente do Programa de Mestrado em Tecnologias Limpas da UniCesumar desde 2014. Editora Associado do periódico Rama: Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, ISSN - 2176-9168, Qualis CAPES B1; (2017-2019). Suplente de Coordenador do Comitê de Ciências Agrárias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Paraná ? Fundação Araucária FA (gestão 2020 - 2024). Atualmente é Coordenadora do BIOCELGEN ? Laboratório de Biotecnologia, Celular, Molecular e Genética da UNICESUMAR (https://www.iceti.org.br/laboratorio-biocel-gen/). Atua nas áreas de Biotecnologia da Reprodução Animal; trabalhando principalmente com produção in vitro de embriões, cultivo celular in vitro e micromanipulação embrionária. Participa de investigações sobre Produção, Reprodução e biotecnologias aplicadas a sustentabilidade na agropecuária. Depositou sua primeira patente em 2020, com a invenção de um Método de Geração de Embriões e Multiplicação de Linhagens Celulares por Incorporação de Células Pluripotentes em Trofectoderme? fruto do projeto de doutorado. Foi contemplada duas vezes no Edital de Fomento da Fundação Araucária para Apoio Técnico para bolsista técnico de graduação para o Laboratório BIOCELGEN. 

Downloads

Publicado

2021-10-20

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)