Produção mais limpa como estratégia de marketing verde no desenvolvimento sustentável da indústria artesanal de cervejas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0049Palabras clave:
Gestão ambiental, Microcervejarias, Produção sustentável, Sensibilização ambiental, Tecnologias limpasResumen
A indústria alimentícia, em especial o setor de bebida alcóolicas, é um dos setores que consome uma fração representativa de água, de insumos, além de ser um grande gerador de resíduos. Destacam-se neste setor as cervejarias artesanais que vem expandido o mercado necessitando de um gerenciamento ambiental que torne o processo artesanal mais sustentável tanto ambientalmente como economicamente. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi aplicar e avaliar as práticas da produção mais limpa e da pegada hídrica no setor de cervejas artesanais propondo mudanças sustentáveis no processo produtivo e fomentar estratégias de marketing verde. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, associou estudo de caso com pesquisa de campo para aplicação das práticas de produção mais limpa e da pegada hídrica em uma indústria de cerveja artesanal localizada na cidade de Maringá estado do Paraná. O estudo analisou os recursos utilizados e os resíduos gerados no processo de produção de cerveja artesanal em uma indústria com produção mensal de 8 a 10 mil litros. Na aplicação da pegada hídrica obteve-se o valor de 2 litros de água para cada litro de cerveja. A produção mais limpa mostrou-se eficiente para gerir sustentavelmente a indústria detectando em quais etapas as matérias primas e os recursos estão sendo desperdiçados. A aplicação da produção mais limpa alcançou o objetivo de proporcionar ao empresário, além dos benefícios ambientais, a redução de custo e a melhoria dos processos produtivos podendo promover a sustentabilidade e o marketing verde da indústria de cervejas artesanais.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Iberoamericana de Ciencias Ambientales
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.