Estudo sobre a hidrólise da α-queratina presente no pelo de cachorro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.002.0015

Palavras-chave:

Gestão de resíduos, Papaína, Resíduos Queratinosos, Tecnologias limpas

Resumo

Nos últimos anos tem sido observado um aumento elevado no número de cães de estimação e esse fato tem aumentando as atividades dos pet shops, como a tosa dos animais, contudo, este procedimento gera grande quantidade de pelos, classificados como resíduos queratinosos, com elevado potencial poluente. Pesquisadores têm investigado várias formas de tratamento e uso dos resíduos queratinosos, como penas de frango, lã e pelo bovino, contudo, pesquisas sobre a utilização de pelos de cachorros são escassas na literatura e, além disso, pautados na preocupação ambiental, alguns pesquisadores tem proposto o emprego de química verde no processo de hidrólise da α-queratina usando papaína. Assim, o objetivo deste estudo foi estabelecer a melhor condição de hidrólise da α-queratina presente no pelo de cachorro e caracterizar os níveis de nitrogênio (N) e enxofre (S) no material hidrolisado, empregando extrato de mamão verde como fonte de papaína. Os ensaios foram realizados no Laboratório Interdisciplinar de Análise Químicas e Biológicas/ Unicesumar e foram utilizados 4 tipos de amostras de pelos de cães adultos: liso, enrolado, eriçado e pool de pelos, nas cores: preto, marrom e branco e pool de cores, submetidos à hidrólise com diferentes níveis de ureia, sulfito de sódio e fontes de papaína (extrato de mamão verde ou comercial), e tempos de hidrólise. Após a definição do melhor protocolo de hidrólise, o material hidrolisado foi analisado quanto às concentrações N e S. Os resultados mostraram quem o uso do extrato de mamão verde como fonte de papaína, independente do nível empregado e do tempo, resultou em baixo nível de hidrólise dos pelos. Contudo, foi possível hidrolisar os pelos, independente do tipo de pelo e/ou sua coloração, empregando-se papaína comercial. O material hidrolisado apresentou elevados níveis de N (15,15%), contudo, os níveis de S foram baixos (1,55%). Sugere-se que mais pesquisas sejam conduzidas a fim de se aprimorar, cada vez mais, o protocolo e testar o uso do material hidrolisado, sobretudo como bioferilizante, e assim, contribuir com a gestão dos resíduos queratinosos da cadeia pet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Fabiano Costa de Lima, Universidade Cesumar

Graduado em Ciências Biológicas pela UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá, Mestre em Tecnologias Limpas pela UNICESUMAR, Doutorando em Biotecnologia pela UNIPAR, Gerente de Impactos Urbanísticos, da Prefeitura Municipal de Maringá , Conselheiro do Conselho de Defesa do Meio Ambiente do Município de Maringá. Atualmente atuo em elaboração e análise de Estudos de Impactos de Vizinhança EIV/RIV, e Estudos de Impactos Ambientais. Possuo experiência em análise microbiológica de alimentos e água. 

Márcia Aparecida Andreazzi, Universidade Cesumar

Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutora em Produção Animal pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Coordenadora do Mestrado em Tecnologias Limpas (conceito 3- Capes), área de Ciências Ambientais, da Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia (ICETI/ UNICESUMAR). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do colegiado e docente do curso de Medicina Veterinária (UNICESUMAR). Membro do Comitê Assessor de Pesquisa (CAPEC/ UNICESUMAR). Membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá (COMDEMA). Tem experiência na área de bioquímica e fisiologia animal, produção animal e agroindústria e agropecuária sustentável. 

José Eduardo Gonçalves, Universidade Cesumar

Químico pela Universidade Estadual de Maringá (1992), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1995) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor do Centro Universitário de Maringá, , membro do corpo docente permanente e do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar, além de ser bolsista Produtividade do ICETI - Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação desde setembro de 2011. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade, identificação de substâncias bioativas, cromatografia gasosa e espectrometria de massa e na área de Ciências Ambientais. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis) do Instituto Nacional de Estudos (SINAES/INEP/MEC), estando credenciado como Avaliador Institucional e de Cursos de Graduação do SINAES/CAPES.Bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ ( CNPq Nº 09/2018) na área de Ciências Ambientais - período 2019 - 2022.

José Roberto Bello, Universidade Cesumar

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Unifacvest. Mestre em Tecnologias Limpas pelo Centro Universitário de Maringá - UniCesumar.

Laura Paulino Mardigan, Universidade Cesumar

Pós doutora no Centro de Ciências da Saúde, Departamento Farmácia (UEM), pesquisa com óleo essencial da planta Tabernaemontana catharinensis e sua sua atividade biológica. Doutora em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá no Programa de Pós Graduação Ciências de Alimentos, área de pesquisa em Química de Alimentos, pesquisa na área de ácidos graxos e atividade antioxidante em frutas. Mestre em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós Graduação Ciências Agrárias, na área de Produção Vegetal, pesquisa na área de pós colheita em frutos. Tecnóloga em Alimentos formada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal. Licenciatura em Química formada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão. Possui experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos,com enfase em Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos, atuando principalmente sobre os seguintes temas: Química e Microbiologia de Alimentos, Cromatografia a gás, Atividade antioxidante, Ciência e Tecnologia do Leite, Química de óleos e gorduras, Desenvolvimento de novos produtos, Métodos de conservação na pós colheita de frutos.

Maria de Los Angeles Perez Lizama, Universidade Cesumar

Possui graduação em Biologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1988), mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (1994) e doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Realizou orientação no Curso de Especialização em Aquicultura - Sanidade e desenvolvimento sustentável na Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora na UNICESUMAR, onde desempenha atividades de pesquisa, orientação e docência como responsável na graduação nas disciplinas de Parasitologia Geral, Legislação Profissional, Zoologia Geral, Zoologia de Vertebrados, Anatomia e Fisiologia Comparada e Evolução no curso de Ciências Biológicas e Ecologia e Bioclimatologia e Sustentabilidade no curso de graduação de Medicina Veterinária e na pós-graduação em Tecnologias Limpas. Neste programa também participa de projetos na área de educação ambiental. Possui Bolsa de Produtividade pelo ICETI. Projetos de pesquisa e extensão da Universidade Estadual também. Atualmente é primeira secretária da Associação Brasileira de Patologistas de Organismos Aquáticos - ABRAPOA, participa como membro do CONDEMA, do CEUA, do CBH Piraponema, GT-CBH Paranapanema, membro consultor da Reserva das Perobas (ICMBIO) e membro da Climate Resilience Network - RIPEDRC. Atua como membro consultivo "Elsevier Advisory Panel" desde 2020 e do "Inter-University Sustainable Development Reseach Programme" (IUSDRP) e consultora da FAPESP, FACEPE e FA. Tem experiência na área de Ictiologia, Ictioparasitologia, com ênfase em bioindicadores ambientais, ecologia e ciências ambientais. Na pós-graduação atua na área de biomonitoramento de qualidade ambiental, recursos hídricos, sustentabilidade, ecoeficência urbana, resíduos e educação ambiental.

Anny Izumi Toma, Universidade Cesumar

Graduanda em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário de Maringá ( CESUMAR ) desde 2018. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, durante o ano de 2020-2021. Presidente na Consultoria Júnior de Medicina Veterinária - AMBIVET durante o ano de 2019-2021. Atual presidente do Grupo de Estudos de Equino- GEEQUI-CESU. Bolsista de iniciação científica ICETI durante o ano de 2021 -2022. 

Hellen Valéria de Souza, Universidade Cesumar

Graduanda em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário de Maringá (CESUMAR), com previsão para conclusão em 2022. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, durante o ano de 2021/2022. 

Publicado

2022-07-02

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)