Composição fenólica e potencial antioxidante da casca da cebola roxa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.006.0014

Palavras-chave:

Resíduos alimentares, Allium ceppa, Polifenois

Resumo

A escassez de recursos naturais cresce à medida que as sociedades se desenvolvem. Assim, a sustentabilidade emerge como uma solução e, neste meio, o descarte de materiais orgânicos reaproveitáveis, especialmente vegetais, é um ponto importante a ser discutido e analisado, uma vez que o descarte de lixo se apresenta como um grande entrave para o desenvolvimento das práticas sustentáveis. Dentre os vegetais promissores, destaca-se a cebola, especialmente a cebola roxa, cuja casca usualmente descartada apresenta compostos bioativos, como os polifenólicos resveratrol e quercetina. Tais compostos atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios, reduzindo danos no organismo humano, como a aterosclerose e a inflamação crônica. Assim, este trabalho visou quantificar o resveratrol e a quercetina da casca da cebola roxa e determinar a atividade antioxidante do extrato. O teor fenólico total foi determinado pelo método de Folin-Ciocalteu e os flavonoides totais foram quantificados por método colorimétrico com cloreto de alumínio. A quantidade de resveratrol e quercetina no extrato da casca da cebola roxa foi determinada por cromatografia a gás acoplada a espectrometria de massas (GC_MS), já a atividade antioxidante foi avaliada através dos métodos de sequestro de radical livre (DPPH e ABTS) e poder de redução do ferro (FRAP). O extrato da casca da cebola roxa apresentou elevado teor de compostos fenólicos totais (204,49 mg EAG/g), flavonoides totais (86,04 mg EAG/g), resveratrol (451,8 µg/mL) e quercetina (324,36 µg/mL). Os valores de capacidade antioxidante em FRAP, ABTS e DPPH foram de 1194,15 (± 107,47), 148,44 (± 18,71) e 1103,77 (± 18,87), respectivamente. Esses resultados mostram que a casca da cebola roxa é rica em polifenóis, podendo ser aproveitadas pela indústria alimentícia e farmacêutica como ingrediente bioativo, contribuindo dessa forma para a sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Maia de Oliveira, Universidade Unicesumar

Estudante de medicina em produção científica.

Gabriel de Souza Reginato, Universidade de Maringá

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Marista de Cascavel(2016). 

Sherlle Stefani Reway Leal, Universidade de Maringá

Acadêmica de Medicina na Universidade Cesumar [2019-Atual].

Suelen Avila, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2012), Licenciatura em Química pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2022), Especialização em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2018), Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UEPG (2014) e Doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2015-2019), com período sanduíche na Universidade de Manitoba - Canadá - CAPES/PDSE (2017) e ELAP (2018-2019). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição na UFPR (2021-2022). Atualmente atua como Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição (CAPES/PNPD) (2019). Tem experiência na área de ciência e tecnologia de alimentos com ênfase em: frutas e hortaliças, mel de abelhas sem ferrão, controle de qualidade de alimentos, desenvolvimento de novos produtos, extração e avaliação de compostos bioativos e métodos cromatográficos. 

José Eduardo Gonçalves, Universidade de Maringá

possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1976) e doutorado em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (1992). Atualmente é Médico Encarregado do Setor de Enfermaria e Preceptor de Ensino do Serviço de Gastroenterologia Cirúrgica e Colo-Proctologia do Hospital do Servidor Público Estadual (IAMSPE) , Vice-Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Gastroenterologia Cirúrgica do Hospital do Servidor Público Estadual -FMO-SP e Professor Pontual do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do IAMSPE-SP. Na área de Ensino de Graduação atuou como Professor Assistente de 1980 até 1987 e Professor Adjunto de 1988 até 1996 na Disciplina de Cirurgia Geral do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas de Santos (UNILUS). Atualmente é Professor de Habilidades Cirúrgicas da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID.Tem experiência na área de Medicina, com atuação e ênfase principalmente nos temas de Proctologia e Cirurgia Gastroenterológica, e em especial na de transplante de ilhotas pancreáticas.

Daniele Fernanda Felipe, Universidade de Maringá

Possui graduação em Farmácia, com habilitação em farmácia industrial, pela Universidade Estadual de Maringá (2002), mestrado em Ciências Farmacêuticas (2005) e doutorado em Ciências Farmacêuticas (2014), realizados na Universidade Estadual de Maringá. É docente da Universidade Cesumar (Unicesumar) desde 2006, onde ministra aulas nos cursos de Farmácia (disciplinas de Farmacotécnica e de Tecnologia farmacêutica), de Tecnologia em estética e cosmética (disciplina de Dermatologia e farmacologia cosmética) e de Biomedicina (disciplina Biossegurança e bioética). É docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, em nível mestrado e doutorado, e pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia (ICETI/ UNICESUMAR). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNICESUMAR) e líder do Grupo de Pesquisa em Gerontologia Interdisciplinar (GPEGI/UNICESUMAR/CNPQ). É docente da área de cosmetologia em cursos de pós-graduação. Tem experiência na área de plantas medicinais, na área de manipulação e desenvolvimento de alimentos, medicamentos e de cosméticos, cosmetologia, controle de qualidade, garantia da qualidade, microbiologia de alimentos.

Ariana Ferrari, Universidade de Maringá

Possui Graduação em Nutrição pelo Centro Universitário de Maringá (2006), Especialização em Terapia Nutricional pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição (2008), Residência em Nutrição Oncológica pelo Hospital Erasto Gaertner (2011), Mestrado em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente (2012), Doutorado em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente (2015) e Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos pelo Paliar (2021). Atualmente é Docente da Graduação em Nutrição e do Programa de Mestrado em Tecnologias Limpas do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNICESUMAR), pesquisadora Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia (ICETI/ UNICESUMAR) e Nutricionista clínica e pesquisadora da Elo Oncologia e Pesquisa Clínica. 

Publicado

2023-01-08

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)