A responsabilidade social em clubes de futebol como estratégia de valorização da marca: o caso do Santa Cruz futebol clube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.004.0009

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, Modelos de RSC, Modelo Ethos, Clubes de Futebol, Santa Cruz Futebol Clube

Resumo

A Responsabilidade Social vem promovendo um profundo interesse na gestão do mundo empresarial, mas pouquíssimas vezes foi avaliada em investigações no campo da gestão dos clubes de futebol. Tendo em vista o verdadeiro papel social que suscita a gestão de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) dos clubes de futebol, a investigação tem como premissa conhecer a realidade pragmática da gestão de RSC no desporto e no futebol em específico, bem como sua observação e análise, das práticas e ações socioambientais desenvolvidas pelos clubes junto aos stakeholders e entorno meio ambiental - usadas para promover a imagem institucional das equipes, para posteriormente propor sua implementação no contexto do Santa Cruz Futebol Clube. Este trabalho objetivou analisar como o Santa Cruz Futebol Clube pode aderir ao modelo Ethos de Responsabilidade Social, a fim de se estabelecer uma nova postura diante dos stakeholders, no sentido de melhorar a gestão e imagem corporativa do clube diante das novas perspectivas do mercado. Este artigo se caracteriza inicialmente por ser uma pesquisa bibliográfica. Quanto a natureza da pesquisa, caracteriza-se como aplicada, uma vez que buscou apresentar aos stakeholders a implantação de indicadores relacionados à responsabilidade social do clube a fim de melhoria da imagem corporativa. Diante do detalhamento histórico da evolução das várias visões a respeito das concepções e adequação das teorias relacionadas à RS, foi possível compreender que o discurso está de fato em conformidade com o relacionamento recíproco entre as atividades principais da organização com as carências prementes da sociedade, de maneira que as ações neste sentido ocasionem reflexos positivos, seja para os negócios, como também para o desenvolvimento comunitário. A troca de valores entre o clube e os indivíduos aparenta ser de fato o fator preponderante para que práticas nesta esfera obtenham um impacto perene, ou seja, estejam introduzidas na visão atual de governança estratégica de forma definitiva, e não apenas eventualmente. Pode-se concluir, portanto que a adoção de Responsabilidade Social Corporativa pode influenciar de forma significativa e expressiva o clube e os stakeholders associados ao Santa Cruz Futebol Clube.

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Biografia do Autor

Andressa Ribeiro de Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2009), Mestrado e Doutorado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atualmente é graduanda em Administração e Pós-graduanda em Metodologias do Ensino a Distância pela Uninassau. Possui inglês intermediário e espanhol básico. Possui experiência de sete anos como docente de graduação e pós-graduação (presencial) nas disciplinas de Metodologia Científica, Gestão e Sustentabilidade, Estágio Supervisionado, Logística Reversa. Atualmente é professora Conteudista e Executora do EAD UNINASSAU. Presta serviços como Consultora ambiental na empresa OFFICE4 com ênfase em Zoneamento Ambiental e Plano de Manejo. Também é avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis, INEP, MEC. 

Carlos Eduardo Silva, Companhia Brasileira de Produção Científica

CEO e Editor-Chefe da CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica. CEO e Mestre Cervejeiro na Servisia Cervejaria Artesanal. Avaliador de instituições de ensino superior e seus cursos no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/MEC, e professor universitário de graduação e pós-graduação. Possui Bacharelado em Administração e é graduando em Direito (Faculdade Estácio de Sergipe), Especialista em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (Universidade Tiradentes), Especialista em Direito Ambiental (Universidade Maurício de Nassau), cursando a especialização em Ciências Criminais (Faculdade 8 de Julho), é Mestre e Doutorando em Saúde e Ambiente (Universidade Tiradentes). No ensino superior atuou como coordenador e docente de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior como UNIFG Centro Universitário, Faculdade Uninassau Aracaju, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Universidade Paulista (UNIP), Universidade Tiradentes (UNIT), Faculdade Serigy, Centro Universitário Ages (UniAges), e Faculdade de Negócios do Estado de Sergipe (FANESE). É palestrante e consultor independente de nível nacional com diversos artigos e livros publicados.

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Publicado

2019-11-21

Edição

Seção

Responsabilidade Socioambiental Corporativa

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