Análise de layout do sistema produtivo de panificações: o caso de um empreendimento em Sítio do Quinto, Bahia

Autores

  • Auriza Carvalho Souza Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)
  • Josefa Amanda de Oliveira Santana Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)
  • Maria Poliana Souza Cruz Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)
  • Carlos Eduardo Silva Escola Superior de Sustentabilidade

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2011.002.0003

Palavras-chave:

Administração da Produção, Layout, Arranjo Físico, Indústria, Panificações

Resumo

A administração de produção e operações é uma área a qual tem conquistado grande importância no âmbito empresarial, visto que esta tem sido muito utilizada como forma de melhorar os processos internos das empresas. A introdução do presente trabalho aborda conceitos e informações relevantes sobre a temática. O objetivo principal deste estudo foi discutir o layout ou arranjo físico aplicado às panificações, bem como propor modelos de análise destes através de um experimento realizado em um empreendimento no município de Sítio do Quinto, Estado da Bahia. A metodologia foi baseada em revisão teórica e estudo de caso, através de entrevistas estruturadas. A revisão teórica é constituída por conceitos sobre fundamentos de produção e operações, bem como a aplicação destes no arranjo físico de panificações. Os resultados da pesquisa giram em torno de proposta genéricas e especificas sobre modelos de layout para panificações. Conclui-se com o estudo que o layout serve como decisão fundamental no gerenciamento da imagem da empresa fazendo com que idéias simples e criativas inovem o seu negócio para a conquista de novos clientes, fidelização dos atuais e lucros cada vez mais presentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Auriza Carvalho Souza, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)

Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)

Josefa Amanda de Oliveira Santana, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pela FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - AGES (2010). Atualmente é auxiliar administrativa da Prefeitura Municipal de Paripiranga. Atuando principalmente no seguinte tema: Saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho: Um estudo a partir da gestão de resíduos sólidos urbanos.

Maria Poliana Souza Cruz, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)

Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)

Carlos Eduardo Silva, Escola Superior de Sustentabilidade

É Reitor da Escola Superior de Sustentabilidade (IES mantida pelo Instituto Socioambiental Árvore, do qual é Presidente do Conselho Diretor). Possui graduação em Administração (FASE), especialização em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (UNIT), e é mestrando Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (UNIT). É fundador do Grupo Scientia Silva, que inclui a Escola Superior de Sustentabilidade, a Metamorfose Consultores Associados e a Sustenere Books do Brasil. Atua profissionalmente como pesquisador-bolsista do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP/UNIT) no Laboratório de Biologia Tropical. Atua e atuou como coordenador e docente de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior como Faculdade Serigy, Faculdade Ages, FANESE, e UNIP. Suas atividades científicas se estendem ainda como Diretor de Comunicação e Documentação da Sociedade Brasileira de Ecoturismo. Além de ter publicado o Dicionário de Meio Ambiente e diversos artigos científicos, é Editor da Revista Nordestina de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Administração Científica, da Acta Forestalis (UFS), e da Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais (UFRJ+USP).

Downloads

Publicado

2011-11-03

Edição

Seção

Operações e Processos da Produção

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>