Análise de layout do sistema produtivo de panificações: o caso de um empreendimento em Sítio do Quinto, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2011.002.0003Palavras-chave:
Administração da Produção, Layout, Arranjo Físico, Indústria, PanificaçõesResumo
A administração de produção e operações é uma área a qual tem conquistado grande importância no âmbito empresarial, visto que esta tem sido muito utilizada como forma de melhorar os processos internos das empresas. A introdução do presente trabalho aborda conceitos e informações relevantes sobre a temática. O objetivo principal deste estudo foi discutir o layout ou arranjo físico aplicado às panificações, bem como propor modelos de análise destes através de um experimento realizado em um empreendimento no município de Sítio do Quinto, Estado da Bahia. A metodologia foi baseada em revisão teórica e estudo de caso, através de entrevistas estruturadas. A revisão teórica é constituída por conceitos sobre fundamentos de produção e operações, bem como a aplicação destes no arranjo físico de panificações. Os resultados da pesquisa giram em torno de proposta genéricas e especificas sobre modelos de layout para panificações. Conclui-se com o estudo que o layout serve como decisão fundamental no gerenciamento da imagem da empresa fazendo com que idéias simples e criativas inovem o seu negócio para a conquista de novos clientes, fidelização dos atuais e lucros cada vez mais presentes.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.