Universidades corporativas como vantagem competitiva na era do conhecimento

Autores

  • Mercya Rozzana Carvalho Santos Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)
  • Carlos Eduardo Silva Escola Superior de Sustentabilidade

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2011.001.0002

Palavras-chave:

Humanos, Treinamento e desenvolvimento, Universidades corporativas, Aprendizagem organizacional, Educação corporativa

Resumo

A iniciativa das empresas em adotarem as universidades corporativas buscam a otimização dos processos, através de um contexto onde o conhecimento assim como as competências humanas atua como fonte inesgotável de estratégias, elas ganharam força e a atenção das organizações à medida que demonstravam a capacidade de despertar as potencialidades intelectuais que estavam adormecidas ou desperdiçadas. Certamente uma das missões da universidade corporativa é o combate à rápida obsolescência do conhecimento, à aceleração do fluxo nas organizações, hoje imperativo na sociedade globalizada.  A implantação das universidades corporativas volta-se para a possibilidade da construção de parcerias empresa – escola numa relação benéfica de aprendizagem contínua, quando o conhecimento é visto como vantagem competitiva na era que leva seu nome. A proposta dessa pesquisa consiste em identificar e esclarecer definições e características das universidades corporativas como também sua funcionalidade e relevância para aquisição de vantagem competitiva num contexto que abrange desde seu surgimento até a disseminação na atualidade. O método utilizado para obtenção de informações foi através de pesquisa bibliográfica em livros, artigos, teses, para que, de um modo geral, fossem apresentados conceitos do tema e funcionassem como suporte para discussão. Como conclusão dessa pesquisa verifica-se o cenário empresarial voltado para perspectivas de aprendizagem e gestão do conhecimento como vantagem competitiva aliada às estratégias definidas para a organização, onde o desenvolvimento do pessoal está adaptado à realidade de cada empresa, de acordo com o comprometimento e importância dedicada pelas organizações.

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Biografia do Autor

Mercya Rozzana Carvalho Santos, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)

Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - AGES, Paripiranga (BA).

Carlos Eduardo Silva, Escola Superior de Sustentabilidade

É Reitor da Escola Superior de Sustentabilidade (IES mantida pelo Instituto Socioambiental Árvore). Possui graduação em Administração (FASE), especialização em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (UNIT), e é mestrando Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (UNIT). Atua profissionalmente como CEO do Grupo Scientia Silva, que inclui a Escola Superior de Sustentabilidade, a Metamorfose Consultores Associados e a Sustenere Books do Brasil. Atua como pesquisador-bolsista do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP/UNIT). É professor do Curso de Administração da Faculdade Serigy, e foi professor e coordenador do Curso de Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES). Suas atividades científicas se estendem ainda como Diretor de Comunicação e Documentação da Sociedade Brasileira de Ecoturismo. Além de ter publicado o Dicionário de Meio Ambiente e diversos artigos científicos, é Editor da Revista Nordestina de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Administração Científica, da Acta Forestalis (UFS), e da Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais (UFRJ+USP).

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Publicado

2011-05-11

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