Metodologias de estímulo à criatividade e inovação no desenvolvimento de empreendedores: uma revisão teórica
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2011.001.0004Palavras-chave:
Empreendedorismo, Desenvolvimento de Pessoas, Criatividade, InovaçãoResumo
Frente ao atual cenário econômico, onde transformações contínuas dinamizam os processos de produção, a criatividade e a inovação surgem como diferenciais competitivos para as empresas que procuram antecipar-se às mudanças de mercado, de modo a garantir a sua sobrevivência. Embora pesquisas apontem o Brasil como forte potencial empreendedor, contraditoriamente o mesmo país aparece como o de menor conteúdo inovador em seus negócios. Neste contexto, este trabalho teve por objetivo identificar e descrever metodologias, através de uma revisão literária, que se proponham a estimular e desenvolver a criatividade e a inovação na formação do perfil empreendedor. Os resultados apontam para a existência de diversos instrumentos que estimulam o processo criativo, atuando diretamente em traços de personalidade, característicos do perfil empreendedor. Como conclusão deste trabalho verifica-se a importância não só dos atributos de personalidade, como também do ambiente em que o indivíduo encontra-se inserido, na formação do perfil empreendedor.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.