Metodologias de estímulo à criatividade e inovação no desenvolvimento de empreendedores: uma revisão teórica

Autores

  • Jefferson Roberto Menezes de Souza Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe
  • Carlos Eduardo Silva Escola Superior de Sustentabilidade

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2011.001.0004

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Desenvolvimento de Pessoas, Criatividade, Inovação

Resumo

Frente ao atual cenário econômico, onde transformações contínuas dinamizam os processos de produção, a criatividade e a inovação surgem como diferenciais competitivos para as empresas que procuram antecipar-se às mudanças de mercado, de modo a garantir a sua sobrevivência. Embora pesquisas apontem o Brasil como forte potencial empreendedor, contraditoriamente o mesmo país aparece como o de menor conteúdo inovador em seus negócios. Neste contexto, este trabalho teve por objetivo identificar e descrever metodologias, através de uma revisão literária, que se proponham a estimular e desenvolver a criatividade e a inovação na formação do perfil empreendedor. Os resultados apontam para a existência de diversos instrumentos que estimulam o processo criativo, atuando diretamente em traços de personalidade, característicos do perfil empreendedor. Como conclusão deste trabalho verifica-se a importância não só dos atributos de personalidade, como também do ambiente em que o indivíduo encontra-se inserido, na formação do perfil empreendedor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Roberto Menezes de Souza, Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares pela Academia de Polícia Militar do Paudalho (2004). É especialista MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE). Atua profissionalmente como Oficial da Polícia Militar do Estado de Sergipe. É estudioso nas temáticas relacionadas ao Empreendedorismo, Planos de Negócios, e Estratégia.

Carlos Eduardo Silva, Escola Superior de Sustentabilidade

É Reitor da Escola Superior de Sustentabilidade (IES mantida pelo Instituto Socioambiental Árvore, do qual é Presidente do Conselho Diretor). Possui graduação em Administração (FASE), especialização em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (UNIT), e é mestrando Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (UNIT). É fundador do Grupo Scientia Silva, que inclui a Escola Superior de Sustentabilidade, a Metamorfose Consultores Associados e a Sustenere Books do Brasil. Atua profissionalmente como pesquisador-bolsista do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP/UNIT) no Laboratório de Biologia Tropical. Atua e atuou como coordenador e docente de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior como Faculdade Serigy, Faculdade Ages, FANESE, e UNIP. Suas atividades científicas se estendem ainda como Diretor de Comunicação e Documentação da Sociedade Brasileira de Ecoturismo. Além de ter publicado o Dicionário de Meio Ambiente e diversos artigos científicos, é Editor da Revista Nordestina de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Administração Científica, da Acta Forestalis (UFS), e da Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais (UFRJ+USP).

Downloads

Publicado

2011-10-22

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>