Os modelos de plano de negócios e sua relevância para sustentabilidade das micro e pequenas empresas
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.001.0003Palavras-chave:
Empreendedorismo, Empreendedor, Plano de Negócios, Micro e Pequenas EmpresasResumo
A partir dos estudos realizados, percebeu-se que o empreendedorismo apresenta-se em fase de crescimento no Brasil, apesar da prematuridade, sua prática mostra-se cada vez mais frequente entre os brasileiros, surgindo como uma opção de carreira, frente às dificuldades socioeconômicas que afligem o país e reduzem as oportunidades para aqueles que querem entrar no mercado de trabalho. No contexto dessas percepções, este estudo buscou identificar e descrever os modelos de planos de negócios, bem como a relevância da elaboração e utilização desse plano como fator de sustentabilidade e de sucesso para as Micro e Pequenas Empresas. Através de pesquisa bibliográfica apresentou-se modelos de plano de negócios que efetivamente são utilizados e discutidos na literatura, sua relevância como ferramenta nas empresas, de modo singular, as Micro e Pequenas Empresas do Brasil. A organização das ideias abordou os Fundamentos do Empreendedorismo e as concepções sobre Micro e Pequenas Empresas, seus enquadramentos, desafios e relevância ao desenvolvimento econômico. Na análise de resultados foi possível discutir e concluir que o plano de negócios é de fato um guia que auxilia o empreendedor na gestão, sendo que existem diversos modelos, assim, definiu-se o modelo mais adequado a essas empresas, trazendo consigo um grau maior de completude, simplicidade e objetividade, numa linguagem conveniente ao empreendedor.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.