Os modelos de plano de negócios e sua relevância para sustentabilidade das micro e pequenas empresas

Autores

  • Emanoel Alves dos Santos Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança
  • Carlos Eduardo Silva Escola Superior de Sustentabilidade

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.001.0003

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Empreendedor, Plano de Negócios, Micro e Pequenas Empresas

Resumo

A partir dos estudos realizados, percebeu-se que o empreendedorismo apresenta-se em fase de crescimento no Brasil, apesar da prematuridade, sua prática mostra-se cada vez mais frequente entre os brasileiros, surgindo como uma opção de carreira, frente às dificuldades socioeconômicas que afligem o país e reduzem as oportunidades para aqueles que querem entrar no mercado de trabalho. No contexto dessas percepções, este estudo buscou identificar e descrever os modelos de planos de negócios, bem como a relevância da elaboração e utilização desse plano como fator de sustentabilidade e de sucesso para as Micro e Pequenas Empresas. Através de pesquisa bibliográfica apresentou-se modelos de plano de negócios que efetivamente são utilizados e discutidos na literatura, sua relevância como ferramenta nas empresas, de modo singular, as Micro e Pequenas Empresas do Brasil. A organização das ideias abordou os Fundamentos do Empreendedorismo e as concepções sobre Micro e Pequenas Empresas, seus enquadramentos, desafios e relevância ao desenvolvimento econômico. Na análise de resultados foi possível discutir e concluir que o plano de negócios é de fato um guia que auxilia o empreendedor na gestão, sendo que existem diversos modelos, assim, definiu-se o modelo mais adequado a essas empresas, trazendo consigo um grau maior de completude, simplicidade e objetividade, numa linguagem conveniente ao empreendedor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanoel Alves dos Santos, Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança

Bacharel em ADMINISTRAÇÃO (FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS- AGES). Especialista em GESTÃO DE PESSOAS (FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS). Especializando em Gestão Escolar (FACULDADE JOÃO CALVINO). Professor Universitário na FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA - RIBEIRA DO POMBAL/BA e na ESCOLA SUPERIOR DE SUSTENTABILIDADE - ARACAJU/SE. Tutor do PROGESTÃO - Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares(Secretaria Estadual de Educação da Bahia). CEO da SERCOMP - Serviços de Consultoria e Treinamento Empresarial LTDA - HELIÓPOLIS/BA.

Carlos Eduardo Silva, Escola Superior de Sustentabilidade

Possui graduação em Administração (FASE), especialização em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (UNIT), e é mestrando Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (UNIT). É fundador do Grupo Scientia Silva, onde lidera a Escola Superior de Sustentabilidade (Reitor) mantida pelo Instituto Socioambiental Árvore (Presidente do Conselho Diretor), a Metamorfose Consultores Associados (CEO) e a Sustenere Books do Brasil (CEO). Atua como pesquisador do Núcleo de Análises de Sistemas Ambientais (NASA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e como pesquisador-bolsista do Laboratório de Planejamento e Promoção da Saúde (LPPS) do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP/UNIT). No ensino superior atuou como coordenador e docente de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior como Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), Universidade Paulista (UNIP), Faculdade Serigy, Faculdade Ages, e FANESE. Suas atividades científicas se estendem ainda como Diretor de Comunicação e Documentação da Sociedade Brasileira de Ecoturismo. Como autor publicou o Dicionário de Meio Ambiente e diversos artigos científicos. É editor da Revista Nordestina de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Administração Científica, da Scire Salutis, da Natural Resources, e da Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais.

Downloads

Publicado

2012-06-13

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>