A influência das estratégias de marketing na captação de recursos para o Terceiro Setor

Autores

  • Emerson Fernandes dos Santos Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
  • Carlos Eduardo Silva Escola Superior de Sustentabilidade

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.001.0006

Palavras-chave:

Marketing, Estratégias, Terceiro Setor, Captação de Recursos

Resumo

É fato a importância das organizações do terceiro setor para o bom funcionamento da sociedade, especialmente em setores esquecidos pelo Estado e pelo setor produtivo. O crescimento do setor levou a uma maior competitividade, e naturalmente maiores exigências por parte dos financiadores por melhor aplicação dos recursos. A Administração compreende algumas áreas essências, como os Recursos Humanos, Finanças, Produção, e o Marketing. Este último é visto como essencial em qualquer organização, lucrativa ou de cunho social. Neste contexto, esta investigação teve como objetivo demonstrar a importância da aplicação das estratégias de marketing nas organizações do Terceiro Setor, como fator de sucesso para esse tipo de organização. Foi utilizada como metodologia a técnica de revisão de literatura. Conclui-se que as estratégias de marketing, como a segmentação de mercado, a análise ambiental, o Mix Marketing, a publicidade e a comunicação social, se utilizadas com frequência e ligadas à missão e visão organizacional podem influenciar diretamente no alcance do resultado social almejado.

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Biografia do Autor

Emerson Fernandes dos Santos, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)

Carlos Eduardo Silva, Escola Superior de Sustentabilidade

Possui graduação em Administração (FASE), especialização em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (UNIT), e é mestrando Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (UNIT). É fundador do Grupo Scientia Silva, onde lidera a Escola Superior de Sustentabilidade (Reitor) mantida pelo Instituto Socioambiental Árvore (Presidente do Conselho Diretor), a Metamorfose Consultores Associados (CEO) e a Sustenere Books do Brasil (CEO). Atua como pesquisador do Núcleo de Análises de Sistemas Ambientais (NASA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e como pesquisador-bolsista do Laboratório de Planejamento e Promoção da Saúde (LPPS) do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP/UNIT). No ensino superior atuou como coordenador e docente de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior como Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), Universidade Paulista (UNIP), Faculdade Serigy, Faculdade Ages, e FANESE. Suas atividades científicas se estendem ainda como Diretor de Comunicação e Documentação da Sociedade Brasileira de Ecoturismo. Como autor publicou o Dicionário de Meio Ambiente e diversos artigos científicos. É editor da Revista Nordestina de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Administração Científica, da Scire Salutis, da Natural Resources, e da Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais.

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Publicado

2012-06-13

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