Jogos de empresas como ferramenta de treinamento e desenvolvimento

Autores

  • Antonia Vieira de Souza Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)
  • Fábio Azevedo Chagas Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)
  • Carlos Eduardo Silva Escola Superior de Sustentabilidade

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2011.002.0001

Palavras-chave:

Recursos Humanos, Desenvolvimento de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Aprendizagem Contínua, Jogos de Empresa

Resumo

O artigo apresenta uma visão da utilização dos jogos empresas nos programas de treinamento e desenvolvimento com objetivo de potencializar a construção de novas habilidades e competências. O treinamento e desenvolvimento exige a obtenção de habilidades, regras, condutas e atitudes que visem a melhoria das características dos colaboradores para atender às exigências de suas funções e aperfeiçoar as capacidades, desenvolvendo competências e motivações, tornando possível mudar o comportamento das pessoas para dar ênfase a mudança de cultura organizacional. Os jogos de empresas proporcionam vivências aos colaboradores que refletem sistemicamente suas decisões diante da realidade da empresa e potencializam a construção de novos conhecimentos por envolver os participantes na solução de problema. Este estudo teve como objetivo apresentar os jogos como ferramenta facilitadora do treinamento e desenvolvimento de pessoas nas empresas. Através de pesquisa bibliográfica, apoiando-se em revistas científicas, produções e livros, verificou-se que os jogos de empresas transcendem ao papel de auxiliar treinamentos e passam a exercer influência no desenvolvimento pessoal e organizacional, quebrando paradigmas, transformando conhecimentos, habilidades e atitudes de toda a força de trabalho durante suas aplicações. Conclui-se que as demandas existentes nos processos de treinamento e desenvolvimento podem ser atendidas pelas ofertas proporcionadas pela prática dos jogos de empresas quando associadas a outras técnicas, uma vez que pessoas conseguem ter um aprendizado significativo quando relacionam e vivenciam situações que refletem o ambiente empresarial, apenas o ato de ouvir leva-as ao esquecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Vieira de Souza, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)

Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)

Fábio Azevedo Chagas, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

Graduado em Administração com Habilitação em RH. Pós- Graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior e em Pedagogia Empresarial , ambos pela Faculdade São Luis de França/SE. Pós-Graduado em Jogos Cooperativos pela Universidade Monte Serrat - Unimonte, Santos/SP. Participante do Pré-Master em Criatividade Aplicada total pelo IACAT/EAD. Pós-Graduando - MBA Executive - em Marketing e Vendas na Fundação Getúlio Vargas - SP. Professor Universitário de Graduação nas Faculdades Amadeus, AGES e São Luis de França, lecionou na Pós-Graduação da Faculdade são Luis de França nos cursos de Gestão Empresarial, Gestão Bancária e Gestão de Pessoas, Coordenador de Negócios do SENAC Limeira, onde atua como Técnico em Desenvolvimento Profissional nas áreas de Gestão e Negócios, Logística, Marketing e Vendas, Finanças e Contabilidade, Comércio Exterior, Farmácia, Rádio e Comunicação, Publicidade, Segurança do Trabalho e Meio-Ambiente. Coordenador dos Programas de Capacitação do Governo Via Rápida Emprego e PEQ/SERT nas cidades de Limeira, Engenheiro Coelho, Cordeirópolis, Iracemápolis e Arthur Nogueira. Vice-presidente da CIPA do SENAC Limeira, Gestão 2012. Consultor da FAZ Consulting & Development.

Carlos Eduardo Silva, Escola Superior de Sustentabilidade

É Reitor da Escola Superior de Sustentabilidade (IES mantida pelo Instituto Socioambiental Árvore, do qual é Presidente do Conselho Diretor). Possui graduação em Administração (FASE), especialização em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (UNIT), e é mestrando Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (UNIT). É fundador do Grupo Scientia Silva, que inclui a Escola Superior de Sustentabilidade, a Metamorfose Consultores Associados e a Sustenere Books do Brasil. Atua profissionalmente como pesquisador-bolsista do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP/UNIT) no Laboratório de Biologia Tropical. Atua e atuou como coordenador e docente de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior como Faculdade Serigy, Faculdade Ages, FANESE, e UNIP. Suas atividades científicas se estendem ainda como Diretor de Comunicação e Documentação da Sociedade Brasileira de Ecoturismo. Além de ter publicado o Dicionário de Meio Ambiente e diversos artigos científicos, é Editor da Revista Nordestina de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Administração Científica, da Acta Forestalis (UFS), e da Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais (UFRJ+USP).

Downloads

Publicado

2011-11-03

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>