Jogos de empresas como ferramenta de treinamento e desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2011.002.0001Palavras-chave:
Recursos Humanos, Desenvolvimento de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Aprendizagem Contínua, Jogos de EmpresaResumo
O artigo apresenta uma visão da utilização dos jogos empresas nos programas de treinamento e desenvolvimento com objetivo de potencializar a construção de novas habilidades e competências. O treinamento e desenvolvimento exige a obtenção de habilidades, regras, condutas e atitudes que visem a melhoria das características dos colaboradores para atender às exigências de suas funções e aperfeiçoar as capacidades, desenvolvendo competências e motivações, tornando possível mudar o comportamento das pessoas para dar ênfase a mudança de cultura organizacional. Os jogos de empresas proporcionam vivências aos colaboradores que refletem sistemicamente suas decisões diante da realidade da empresa e potencializam a construção de novos conhecimentos por envolver os participantes na solução de problema. Este estudo teve como objetivo apresentar os jogos como ferramenta facilitadora do treinamento e desenvolvimento de pessoas nas empresas. Através de pesquisa bibliográfica, apoiando-se em revistas científicas, produções e livros, verificou-se que os jogos de empresas transcendem ao papel de auxiliar treinamentos e passam a exercer influência no desenvolvimento pessoal e organizacional, quebrando paradigmas, transformando conhecimentos, habilidades e atitudes de toda a força de trabalho durante suas aplicações. Conclui-se que as demandas existentes nos processos de treinamento e desenvolvimento podem ser atendidas pelas ofertas proporcionadas pela prática dos jogos de empresas quando associadas a outras técnicas, uma vez que pessoas conseguem ter um aprendizado significativo quando relacionam e vivenciam situações que refletem o ambiente empresarial, apenas o ato de ouvir leva-as ao esquecimento.Downloads
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