Modelos de indicadores de responsabilidade socioambiental corporativa

Autores

  • Nathália de Santana Rabelo Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)
  • Carlos Eduardo Silva Escola Superior de Sustentabilidade

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2011.001.0001

Palavras-chave:

Responsabilidade Socioambiental, Sistemas de Gestão, Modelos de Indicadores, Ética, Stakeholders

Resumo

Face às profundas mudanças sociais, comportamentais e tecnológicas a Administração passa a observar a sociedade e seus problemas, isso se dá a partir de todos os setores sociais: Estado, sociedade e empresas. Nesse universo, a responsabilidade socioambiental corporativa surge como uma ferramenta para contornar e amenizar o caos social, sendo adotadas novas formas de administrar as organizações e novos instrumentos são utilizados para gestão da crise social. Essa nova área de atuação abrange a maioria das atividades que estão ligadas à empresa, que geram benefícios para a comunidade, tanto à interna, àqueles que fazem parte da organização, quanto à externa, toda a sociedade, não se limitando a realização de ações sociais propõe-se, neste trabalho, identificar e descrever modelos de indicadores de responsabilidade socioambiental corporativa, instrumentos que possibilitam às organizações a mensuração de suas práticas sócia e ambientalmente responsáveis. O levantamento das informações sobre o assunto foi feito através da pesquisa bibliográfica em livros e revistas, visando aprofundar ao máximo a investigação do tema pesquisado, através do levantamento e da análise de dados, que dão subsídios para alicerçar os pressupostos deste estudo. Como resultados, foram encontrados os seguintes modelos de indicadores: Global Reporting Iniciative (GRI), Global Compact ou Pacto Global, Indicadores Ethos, Modelo Ibase, Modelo de Hopkins, Norma Social Accountability 8000 – SA 8000 e Accountability 1000 – AA 1000. A partir da análise desses modelos, percebe-se que sua aplicação pode melhorar o desempenho organizacional frente aos problemas sociais internos e externos à empresa, podendo servir de ferramentas de avaliação interna da responsabilidade socioambiental, como também de relatório de publicação das atividades sociais e ambientais da empresa, tornando público aspectos quantitativos e qualitativos das ações desenvolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália de Santana Rabelo, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)

Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES), atualmente cursando MBA em Gestão Empresarial e Inteligência Organizacional pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE). Atua profissionalmente como Agente Local de Inovação no SEBRAE Sergipe.

Carlos Eduardo Silva, Escola Superior de Sustentabilidade

É Reitor da Escola Superior de Sustentabilidade (IES mantida pelo Instituto Socioambiental Árvore). Possui graduação em Administração (FASE), especialização em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (UNIT), e é mestrando Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (UNIT). Atua profissionalmente como CEO do Grupo Scientia Silva, que inclui a Escola Superior de Sustentabilidade, a Metamorfose Consultores Associados e a Sustenere Books do Brasil. Atua como pesquisador-bolsista do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP/UNIT). É professor do Curso de Administração da Faculdade Serigy, e foi professor e coordenador do Curso de Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES). Suas atividades científicas se estendem ainda como Diretor de Comunicação e Documentação da Sociedade Brasileira de Ecoturismo. Além de ter publicado o Dicionário de Meio Ambiente e diversos artigos científicos, é Editor da Revista Nordestina de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Administração Científica, da Acta Forestalis (UFS), e da Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais (UFRJ+USP).

Downloads

Publicado

2011-05-11

Edição

Seção

Responsabilidade Socioambiental Corporativa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>