Dificuldades de comunicação e as principais estratégias utilizadas pelo enfermeiro e sua equipe na assistência ao deficiente
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0008Palavras-chave:
Equipe de enfermagem, Deficiências, ComunicaçãoResumo
Entende-se por deficiência o indivíduo com anomalias estruturais ou fisiológicas no qual ocorre o impedimento de realizar qualquer atividade por mais que seja básica. A deficiência pode ser visível como física e estrutural ou psicológica no qual não sabemos ao certo se o indivíduo possui alguma deficiência. Por ser uma restrição que interfere nos sentidos básicos da vida esses usuários sofrem com relação ao acesso a certos estabelecimentos, pois, a maioria dos locais não possuem preparo adequado para receber esses usuários. Como algumas deficiências interferem no processo de comunicação o presente artigo busca relatar alguns pontos negativos que eles sofrem, sendo a comunicação uma base para o diálogo de todo indivíduo. Nesse contexto o trabalho irá abordar a equipe de enfermagem e sua atuação com esse portador de deficiências no âmbito das esferas de atendimento dando maior destaque as UBS, sendo que é o local mais acessado pelos deficientes. O objetivo desse estudo foi descrever as deficiências e as dificuldades de comunicação que a equipe de enfermagem tem no decorrer da assistência prestada a esse usuário. Utilizando um método descritivo com abordagem qualitativa sendo avaliadas as bases de dados nacionais e internacionais encontradas nas linguagens inglês, espanhol e português, selecionando os mais adequados ao tema proposto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.