Escala de coma Glasgow no traumatismo craniano encefálico: dificuldades da enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0008Palavras-chave:
Escala de Coma de Glasgow, Trauma Cranioencefálico, Enfermagem, EducaçãoResumo
Trata sobre a escala de coma de Glasgow é importante porque trata-se de uma padronização de atendimento importante para compreensão do quadro clínico de pacientes traumatizados. A escolha deste tema, surge da necessidade de ressaltar o papel do enfermeiro neste atendimento, e as competências que precisam ser desenvolvidas para melhor atendimento ao paciente. Discutir a escala de coma de Glasgow no traumatismo encefálico craniano pela perspectiva da enfermagem. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura que busca apresentar os resultados de forma organizada de abrangente 10 artigos selecionados através das plataformas de pesquisa Scientifc Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), International Library of Medicine National Institutes of Health (PUBMED) e a plataforma Google Acadêmico. A partir dos artigos selecionados foi possível compreender que o traumatismo cranioencefálico requer uma intervenção imediata para identificação do paciente, elaboração de diagnóstico de enfermagem, planejar as possíveis intervenções buscando a preservação da vida do paciente. Assim, o enfermeiro é fundamental para realizar o primeiro atendimento ao paciente aplicando de forma adequada os procedimentos para identificação na escala de Coma de Gasclow, para que a vida do paciente seja preservada através da intervenção eficaz, nos casos em que é possível.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.