Escala de coma Glasgow no traumatismo craniano encefálico: dificuldades da enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0008

Palavras-chave:

Escala de Coma de Glasgow, Trauma Cranioencefálico, Enfermagem, Educação

Resumo

Trata sobre a escala de coma de Glasgow é importante porque trata-se de uma padronização de atendimento importante para compreensão do quadro clínico de pacientes traumatizados. A escolha deste tema, surge da necessidade de ressaltar o papel do enfermeiro neste atendimento, e as competências que precisam ser desenvolvidas para melhor atendimento ao paciente. Discutir a escala de coma de Glasgow no traumatismo encefálico craniano pela perspectiva da enfermagem. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura que busca apresentar os resultados de forma organizada de abrangente 10 artigos selecionados através das plataformas de pesquisa Scientifc Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), International Library of Medicine National Institutes of Health (PUBMED) e a plataforma Google Acadêmico. A partir dos artigos selecionados foi possível compreender que o traumatismo cranioencefálico requer uma intervenção imediata para identificação do paciente, elaboração de diagnóstico de enfermagem, planejar as possíveis intervenções buscando a preservação da vida do paciente. Assim, o enfermeiro é fundamental para realizar o primeiro atendimento ao paciente aplicando de forma adequada os procedimentos para identificação na escala de Coma de Gasclow, para que a vida do paciente seja preservada através da intervenção eficaz, nos casos em que é possível.

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Biografia do Autor

Crislaine Marinho Rodrigues, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual de Ensino Médio Professora Dezuita Pereira de Queiroz(2018).

 

Larissa Luz Alves, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (2008). Especialista em Urgência e Emergência (UNIRG - 2010). Mestra em Ciência e meio ambiente (UFPA -2021). Atualmente é professora universitária - Faculdades Integradas Carajás. Tem experiência em preceptoria de estágio supervisionado na área de enfermagem e docente. Experiência em enfermagem assistencial e gestão.

Publicado

2023-01-04

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