Saúde da mulher: atuação do enfermeiro na assistência a puérpera na depressão pós-parto
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0009Palavras-chave:
Depressão, Pós-parto, Enfermagem, PuérperaResumo
Esse artigo relata sobre a atuação do enfermeiro na assistência a puérpera nos casos de depressão pós-parto. Objetivo deste trabalho é analisar o trabalho realizado pelo enfermeiro na atenção a puérpera com depressão pós-parto. Trate-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, foram usados 12 trabalhos sendo 10 do SCIELO e 2 do GOOGLE ACADEMICO entre o período de fevereiro a junho de 2022. O artigo abordou os fatores de riscos que mais levam o desenvolvimento da DPP (depressão pós-parto) e a importância da enfermagem na prevenção e promoção de saúde. Ficou evidente que os fatores de risco que mais acometem a DPP são, questões socioeconômicas desfavoráveis, baixo escolaridade, intercorrências em gestações anteriores e falta de apoio familiar. É evidente que a atuação da enfermagem é essencial no decorrer do período gestacional e no pós-parto, proporcionando apoio psicológico, orientações de autocuidado e cuidado com o bebê. Assim, destacando a importância do enfermeiro ter conhecimento teórico-científico relacionado à DPP, para juntamente com a equipe multiprofissional melhor acolher, orientar e cuidar dessa mulher durante a gestação e puerpério. Em todos os estudos ficou claro que o papel da enfermagem desde o início da gestação é amenizar a DPP no puerpério melhorando a qualidade de vida nessa fase.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.