Dificuldades encontradas pela equipe de enfermagem na utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0007

Palavras-chave:

Equipamentos, Proteção profissional, Enfermagem, Saúde

Resumo

O atual trabalho sobre a importância do uso de equipamentos de proteção individual por parte dos profissionais da enfermagem é uma abordagem sucinta sobre o porquê o uso de tais equipamentos são de fundamental importância não apenas para os profissionais de enfermagem, mas para todos os usuários que dependem dos serviços de saúde. Desta forma, o trabalho visou descrever as principais dificuldades encontradas quanto ao uso dos EPIs e analisar as orientações acerca do uso correto desses equipamentos pelos profissionais da saúde. A metodologia foi desenvolvida por meio de uma revisão de literatura envolvendo a captação de publicações científicas em língua portuguesa relacionadas ao tema proposto. A partir da consulta às bases de dados foram obtidos 30 artigos através dos critérios de pesquisa aplicados. Após a leitura dos títulos e resumos foram excluídos 08 estudos que não estavam de acordo com a temática da pergunta norteadora da pesquisa, totalizando 22 artigos na triagem inicial e que foram incluídos na síntese por serem relevantes para essa revisão. Desta forma, de acordo com as obras analisadas, observou se que são encontradas diversas dificuldades pelos profissionais da enfermagem quanto ao uso dos EPIs tais como a resistência para o não uso e a falta de informação do manejo correto dos equipamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane Santana Costa, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Enfermagem - Faculdades Integradas Carajás (2021). 

Cinthya Silva Valadao, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdades Integradas Carajás(2021) e ensino-medio-segundo-graupelo Colegio Carlos Drummond de Andrade(2007).

Larissa Luz Alves, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (2008). Especialista em Urgência e Emergência e Mestre em Ciências e Meio Ambiente (2020). Atualmente é professora universitária - Faculdades Integradas Carajás. Enfermeiro do Hospital Regional Público do Araguaia. Tem experiência na área de Enfermagem assistencial , com ênfase em Enfermagem Urgência e Emergência.

Publicado

2022-05-18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)