A atuação do enfermeiro na prevenção de doenças renais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0005Palavras-chave:
Atuação do Enfermeiro, Doenças Renais, Educação em Saúde.Resumo
As lesões renais são responsáveis diminuição dos níveis de funcionamento renal do paciente, desta forma a prevenção da doença renal é um critério importante a ser promovido pelo enfermeiro. Desta forma, o objetivo deste trabalho é determinar a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença renal crônica na atenção primária. A metodologia aplicada neste trabalho é a revisão integrativa da literatura na qual as plataformas de consulta utilizadas: Google Acadêmico, SciELO, LILACS e Repositórios Institucionais. Para isto, utilizou-se os seguintes descritores de pesquisa: Atuação do Enfermeiro; Doenças Renais; Educação em Saúde. Delimitou-se a aplicação de alguns critérios: temporalidade - artigos publicados em 2017-2022; metodológico – revisões literárias, integrativas, sistemáticas e pesquisas de campo. Assim, os estudos analisados chamam a atenção para a falta de ações específicas voltadas à detecção precoce da doença renal crônica no cenário da enfermagem, de modo que enfatiza o cuidado ao paciente de forma integrada, levando em consideração a relevância das equipes multiprofissionais, e visa minimizar o desconhecimento da doença.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.