A importância da conscientização sobre o aleitamento materno
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0015Palavras-chave:
Aleitamento Materno, Enfermeiro, Amamentação, FamíliaResumo
Como protagonistas no processo de promoção do aleitamento materno exclusivo, os enfermeiros são profissionais que vinculam a teoria e a prática dos serviços de saúde e da família em um contexto do mundo real, reduzindo a ansiedade e as dúvidas sobre os benefícios e a importância do aleitamento materno. Com o objetivo de caracterizar as principais dificuldades e potencialidades da enfermagem durante a amamentação, foi realizado uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, com base em artigos científicos publicados em periódicos brasileiros indexados nas bases de dados SCIELO, LILACS e Revistas acadêmicas, publicados entre os anos de 2016-2022. Os desafios identificados foram relacionados à desinformação sobre a importância do aleitamento materno na gestação; inferências culturais sobre a dificuldade de adesão ao aleitamento materno exclusivo; e a dinâmica de trabalho da equipe assistencial. Como profissionais que mais têm contato com a mulher no período gravídico-puerperal, seu vínculo torna-se uma das principais potencialidades para uma amamentação efetiva, reforçada principalmente pela comunicação efetiva na educação em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.