Utilização de boas práticas de segurança do paciente no perioperatório: atitudes da equipe de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0011

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Período Perioperatório, Enfermagem Cirúrgica, Enfermagem

Resumo

No Brasil, o último boletim de segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde, publicado pela ANVISA no ano de 2020, apontou que em 2018, foram notificados 4.812 incidentes ocorridos no CC capazes de resultar em desfechos graves para o paciente. A categoria da enfermagem, por constituir a maior força de trabalho das organizações hospitalares, exerce forte influência sobre a segurança do paciente, podendo colaborar com práticas que qualificam a assistência e garanta os melhores resultados possíveis para o paciente. Identificar na literatura científica ações/atitudes da equipe de enfermagem relacionadas à segurança do paciente no perioperatório. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nos meses de agosto e setembro de 2022, com busca nas bases de dados científicas Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e coleção da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Foram identificados n=866 publicações sobre o tema segurança do paciente e enfermagem perioperatória, dos quais n=43 antigos de textos completos atenderam aos critérios de inclusão/elegibilidade. Destes, n=15 estudos foram selecionados para compor a amostra da presente revisão. A iniciativa e o planejamento do processo de implementação e/ou utilização de protocolos e checklist de cirurgia segura foram as práticas que apareceram em maior número nas publicações, seguido por comunicação efetiva e desenvolvimento de ações de educação permanente e continuada para a segurança do paciente. Constatou-se que a equipe de enfermagem utiliza boas práticas de segurança do paciente no perioperatório, porém diversos desafios limitam sua efetiva implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludimila Alves da Silva, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2016), Possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Iguaçu (2017). Trabalha com Educação Infantil há dois anos na Escola Menino Deus em Rolândia. 

Ysltyeri Lima dos Reis , Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela Maria Benta(2017).

Larissa Luz Alves, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (2008). Especialista em Urgência e Emergência (UNIRG - 2010). Mestra em Ciência e meio ambiente (UFPA -2021). Atualmente é professora universitária - Faculdades Integradas Carajás. Tem experiência em preceptoria de estágio supervisionado na área de enfermagem e docente. Experiência em enfermagem assistencial e gestão.

Publicado

2023-01-04

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)