Utilização de boas práticas de segurança do paciente no perioperatório: atitudes da equipe de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0011Palavras-chave:
Segurança do Paciente, Período Perioperatório, Enfermagem Cirúrgica, EnfermagemResumo
No Brasil, o último boletim de segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde, publicado pela ANVISA no ano de 2020, apontou que em 2018, foram notificados 4.812 incidentes ocorridos no CC capazes de resultar em desfechos graves para o paciente. A categoria da enfermagem, por constituir a maior força de trabalho das organizações hospitalares, exerce forte influência sobre a segurança do paciente, podendo colaborar com práticas que qualificam a assistência e garanta os melhores resultados possíveis para o paciente. Identificar na literatura científica ações/atitudes da equipe de enfermagem relacionadas à segurança do paciente no perioperatório. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nos meses de agosto e setembro de 2022, com busca nas bases de dados científicas Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e coleção da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Foram identificados n=866 publicações sobre o tema segurança do paciente e enfermagem perioperatória, dos quais n=43 antigos de textos completos atenderam aos critérios de inclusão/elegibilidade. Destes, n=15 estudos foram selecionados para compor a amostra da presente revisão. A iniciativa e o planejamento do processo de implementação e/ou utilização de protocolos e checklist de cirurgia segura foram as práticas que apareceram em maior número nas publicações, seguido por comunicação efetiva e desenvolvimento de ações de educação permanente e continuada para a segurança do paciente. Constatou-se que a equipe de enfermagem utiliza boas práticas de segurança do paciente no perioperatório, porém diversos desafios limitam sua efetiva implementação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.