Quality of water for human consumption in Riacho Frio, Piauí

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0054

Keywords:

Potability standard, Water Quality Index (AQI), Subsurface water quality

Abstract

Brazil is a privileged country due to the wealth it has. Groundwater is essential for public supply in Brazil, many regions depend on groundwater sources, however, the natural distribution of this resource is not balanced. The state of Piauí is inserted in this reality: the underground sources of supply the natural resources traditionally used to supply these regions. Subsurface waters are also susceptible to contamination. The present work sought to evaluate the quality of subsurface water used in the human supply system in the city of Riacho Frio, State of Piauí. The municipality's water collection and distribution system consists of two tubular wells and a lifting station from which water distribution continues through the city's water supply system. Sampling campaigns were carried out in dry and rainy periods. For each sample collected, physical-chemical, biochemical and microbiological parameters of the water were analyzed and the framework continued with the standard defined by the resolutions of the CONAMA 357/2005 y 396/2008 and ordinance of MS 05/2017, as well as construction of the Water Quality Index (IQA). At all points, in both collection periods, the IQA was classified as a 'good' or 'excellent' level, with water quality considered satisfactory. In the dry period data, all OD samples, 75% of the thermotolerant coliform samples, are not adequate according to the standard, while in the rainy season, 75% of the total nitrogen samples and 100% of the total phosphorus samples are in non-compliance with the standard determined by legislation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rômulo Vargas Lustosa, Instituto Federal Goiano

Mestre em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado pelo Instituto Federal Goiano (2020) e exerce a função de professor de Biologia, Espanhol e Química no estado do Piauí, pela Secretaria de Estado da Educação (2015 - atual). Possui graduação em Ciências Biológicas (UFPI/2014) e em Letras-Espanhol (UESPI/2018); pós-graduação (latu sensu) em Docência na Escola de Tempo Integral (UFPI/2016) e em Estudos Geoambientais e Licenciamento (IFPI/2018). Foi estudante de Programa de Educação Tutorial (PET) (2010 - 2015); monitor e co-autor do projeto vencedor da 15ª edição do Prêmio Santander Universidade Solidária (2013-2015); e, bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) (2014 - 2015). É membro ativo do grupo de pesquisa Intervenção em Gestão e Educação Ambiental. Tem experiência nas áreas de Genética, Meio Ambiente, Educação Socioambiental, Comunidades tradicionais, Conservação da Natureza e Qualidade de Água.

Bruna de Freitas Iwata, Instituto Federal do Piauí

Graduada em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Piauí, com mestrado em Agronomia - Solos pela Universidade Federal do Piauí e Doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal do Piauí Campus Teresina Central, sendo também docente do Programa de Mestrado Profissional em Análise e Planejamento Espacial, na mesma instituição. Tem experiência na área de Estudo Ambientais, Agroecologia, com ênfase em Manejo Agroflorestal, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas, manejo e conservação do solo, qualidade e matéria orgânica do solo, qualidade ambiental e impactos ambientais. Possui experiência em estudos de unidades de conservação e plano de manejo. Coordena os grupos de pesquisas: Grupo de Estudo e Pesquisa em Solos, Água e Florestas do Nordeste (Edafcos do Nordeste) e Grupo de Pesquisa em Investigação e Monitoramento da Qualidade Ambiental do Piauí (IQAm). Possui experiência técnica e acadêmica em licenciamento ambiental, elaboração de estudos de impactos ambientais e projetos de recuperação de áreas degradadas. Atual Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPI Campus Teresina Central e do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal do Piauí. 

Anaian Antunes Bembem, Instituto Federal do Piauí

Mestre em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado pelo Instituto Federal Goiano.Especialista em Meio Ambiente pela FAETE (Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina), Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Piauí e Direito Previdenciário.Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2006) e é Bacharela em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2011). Professora Efetiva de Geografia do Instituto Federal do Piauí, Campus Corrente.

Temístocles Pacheco Lima, Instituto Federal Goiano

Consultor florestal e ambiental. Especialista em Estudos Geoambientais e Licenciamento (IFPI) e Graduado em Engenharia Florestal (UFPI). É membro fundador da primeira Empresa Júnior de Engenharia Florestal do Estado do Piauí, a EfloPI Jr., onde integrou a primeira gestão executiva, de posse do cargo de Diretor de Projetos (2013-2015). Foi representante discente no colegiado do curso de Engenharia Florestal (2014-2015). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), no estudo de tijolo solo cimento. Foi bolsista no Programa de Extensão Universitária, com projeto na área de Meio Ambiente e Conservação dos Solos em Propriedades Familiares. Participou do programa de Iniciação Científica Voluntária nas áreas Sistemas de Informações Geográficas (2013-2014) e Ecofisiologia (2014-2015). Foi estagiário da Empresa Plant Brasil, atuando na área de Implantação de Povoamentos Florestais e Manejo Florestal, no Oeste da Bahia. Defendeu seus Trabalhos de Conclusão de Curso e de Especialização sob a temática da aplicação de geotecnologias para estudos ambientais em bacias hidrográficas.

Ítalo Rômulo Mendes de Souza, Instituto Federal Goiano

Mestre em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado - (PPG CRENAC) pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí (2020). Especialista e Estudos Geoambientais e Licenciamento, Graduado em Gestão Ambiental (2015) e Formação Técnica em Meio Ambiente (2012) respectivamente pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Corrente. Atualmente servidor temporário da Secretaria de Educação do Estado da Bahia atuando como professor. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão Ambiental, atuando nos seguintes temas: Monitoramento e Qualidade de Água, Elaboração de Projetos Agrícolas e Uso de ferramentas de Geoprocessamento especificamente Sensoriamento Remoto aplicado a avaliação de estudos com modificações espaço-temporal e física do solo.

Leandro Caixeta Salomão, Instituto Federal Goiano

Possui Doutorado e Mestrado em Agronomia/Irrigação e Drenagem pela Faculdade de Ciências Agronômicas/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCA - UNESP - Campus de Botucatu - SP e Graduação em Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí. É Especialista em Docência Superior pela Faculdade Lions de Goiânia-GO. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí - Goiás, exercendo a função de Coordenador do Curso Superior em Bacharelado em Engenharia Agrícola e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Irrigação no Cerrado, PPG-IC, junto ao IF Goiano Campus Ceres e do Programa de Pós Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado, PPG-CRENAC, junto ao IF Goiano Campus Urutaí. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Irrigação Localizada e Aspersão, Manejo de Irrigação, Manejo de Água e Solo, Fertirrigação, Hidráulica Agrícola, Quimigação e Desenho Técnico.

Published

2020-06-05

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>