Zoneamento ecológico-econômico da Floresta Nacional de Palmares, Altos, Piauí (Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.003.0002

Palavras-chave:

Planejamento ambiental, Ordenamento territorial, Áreas protegidas, Ecótono

Resumo

A pesquisa teve como objetivo elaborar uma proposta para o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) da Floresta Nacional (Flona) de Palmares, visando subsidiar a construção do Plano de Manejo da unidade. O estudo foi desenvolvido na Flona de Palmares, localizada no município de Altos–PI. A metodologia utilizada para atender aos objetivos do ZEE da Flona de Palmares compreendeu-se em uma combinação de procedimentos organizados como levantamento de dados primários e dados secundários, para fins de construção de uma teia de informações agrupadas, capazes de reconhecer os diferentes núcleos da unidade de conservação (UC). Além da análise documental da UC e da referenciação em estudos acadêmicos prévios, foram levantados dados primários a partir de reconhecimento in loco por meio de transectos, como também foram utilizados recursos de sensoriamento remoto, com determinação do Índice de Vegetação (NDVI). A proposta de ZEE da Flona de Palmares é resultado da análise integradas dos fatores físico-bióticos através do cruzamento entre esses temas, onde foi possível propor quatro zonas para a Flona são elas: 1) Zona primitiva; 2) Zona de Preservação; 3) Zona de uso especial; e 4) Zona de uso Conflitante, distribuídas na área da Flona. O zoneamento da Flona de Palmares configura-se como etapa determinante para a elaboração de um Plano de Manejo, e sua delimitação deve fundamentar-se no entendimento da natureza, de suas funções e limitações da UC.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Letícia Stefany Monteiro Brandão, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI) (2020), na qual desenvolveu trabalhos nas áreas de gerenciamento de resíduos sólidos e gerenciamento de unidade de conservação. Atualmente faz mestrado em Ecologia e Recursos Naturais na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Gaspar da Silva Alencar , Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2002). Possui Pós-Graduação em Administração e Manejo em Unidades de Conservação pela UEMG (2005). Atualmente exerce o cargo de Chefe da Floresta Nacional de Palmares do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Atuação na área de Geografia e Meio Ambiente.

Israel Lobato Rocha, Instituto Federal do Piauí

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2014), especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Piauí (2016) e mestrado em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado pelo Instituto Federal Goiano (2019). Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Conservação Ambiental do Cerrado (NEP/CAC).

Bruna de Freitas Iwata, Instituto Federal do Piauí

Gestora Ambiental pelo Instituto Federal do Piauí, com mestrado em Agronomia - Solos pela Universidade Federal do Piauí e Doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal do Piauí Campus Teresina Central, sendo também docente do Programa de Mestrado Profissional em Análise e Planejamento Espacial, na mesma instituição. Tem experiência na área de Estudo Ambientais, Agroecologia, com ênfase em Manejo Agroflorestal, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas, manejo e conservação do solo e estudos em serviços ecossistêmicos do Cerrado e Caatinga. Possui também experiência em estudos de unidades de conservação e plano de manejo. Coordena os grupos de pesquisas: Grupo de Estudo e Pesquisa em Solos, Água e Florestas do Nordeste (Edafcos do Nordeste) e Grupo de Pesquisa em Investigação e Monitoramento da Qualidade Ambiental do Piauí (IQAm). Possui experiência técnica e acadêmica em licenciamento ambiental, elaboração de estudos de impactos ambientais e projetos de recuperação de áreas degradadas. Atual Chefe do Departamento de Informação, Ambiente, Saúde e Produção Alimentícia do IFPI Campus Teresina Central e coordena o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal do Piauí.

Publicado

2022-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>