Situação do sistema de abastecimento de água em comunidades rurais de Riacho Frio, Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.007.0049

Palavras-chave:

Abastecimento público, Qualidade da água, Gestão hídrica rural, Captação por poço

Resumo

Este trabalho teve por objetivo caracterizar o sistema de abastecimento de água adotado em comunidades rurais do município de Riacho Frio, Estado do Piauí. A metodologia empregada correspondeu ao levantamento de campo por meio de visitas in loco e registro fotográfico para caracterização do sistema de abastecimento adotado seguindo classificação quanto ao tipo de poços e avaliação macroscópica dos parâmetros de infraestrutura do sistema adotado nas comunidades. Evidenciou-se um sistema de abastecimento de água caracterizado por captação em poços do tipo artesiano e escavado, sendo este último predominante nas comunidades. Por se tratar em geral de poços escavados, o sistema adotado nas comunidades apresenta-se deficiente quanto as condições estruturais dos poços, denotado pela ausência de revestimento e medidas de proteção contra a poluição das águas. Além disso, não são realizadas ações de tratamento da água utilizada pelas comunidades, fazendo-se em todo caso uso da água bruta de captação com ausência até mesmo do simples processo de desinfecção, responsável por eliminar os agentes patogênicos. Torna-se evidente que a problemática do sistema de abastecimento de água para as comunidades rurais estudadas gira em torno da inexistência do monitoramento e controle da qualidade da água, não sendo na maioria dos casos a quantidade fornecida, o principal problema do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tainá Damasceno Melo, Instituto Federal do Piauí

Graduada no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Piauí-Campus Corrente. Técnica em Informática,Curso realizado no Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Piauí-Campus Corrente. Conhecimentos na área de informática e na área ambiental. 

Israel Lobato Rocha, Instituto Federal do Piauí

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2014), especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Piauí (2016) e mestrado em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado pelo Instituto Federal Goiano (2019). Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente.

Tancio Gutier Ailan Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ e Mestre em Ciência do Solo pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Ceará - UFC, com área de concentração de Manejo Sustentável do Solo e da Água com ênfase em Matéria Orgânica do Solo (2019). Membro Associado do Grupo de Pesquisa CEAgro - Centro de Estudos e Análises Agropecuárias e Ambientais pela UFRRJ e do grupo Poluição do Solo da UFRRJ . Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental pela Faculdade Única de Ipatinga, Minas Gerais (2020). Especialização em andamento em Ciências Ambientais e Análise Ambiental pela Faculdade da Região Serrana (FARESE), Espirito Santo. Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental (2017) e Formação Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Corrente (2014). Conhecimentos na área de Ciências Ambientais (Diagnóstico e avaliação de impactos ambientais, Auditoria e Perícia Ambiental, Licenciamento e estudos Ambientais, Sistema de gestão ambiental, Gestão de Áreas protegidas, Resíduos sólidos e Recursos hídricos) e Ciência do Solo (Conservação dos agroecossistemas, Qualidade do solo e Recuperação de Áreas Degradadas, Sequestro,Dinâmica e Emissão C e GEE, Matéria orgânica do solo e Física do Solo). Atualmente desenvolve pesquisas na linha de Manejo do solo e Qualidade Ambiental com ênfase em Química e Poluição do Solo destinada a Estudo das propriedades químicas e eletroquímicas do solo, Métodos analíticos para avaliação de solos, plantas e resíduos, Matéria orgânica do solo e Impactos de atividades antrópicas, pelo uso agrícola, Metais pesados e remediação de sítios contaminados. Foi membro participante do Projeto de Ensino e Extensão: Gestão Ambiental na Comunidade ? Desenvolvendo atividades de Estágio Supervisionado, aplicando medidas de Gerenciamento e Sistema de Gestão Ambiental (2016) e estagiário do Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente no ano de 2016 frente ao Projeto de implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) no Campus, aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Lizandro Pereira de Abreu, Instituto Federal do Piauí

Mestre e Doutorando em Ciências Climáticas pela UFRN, Especialista em Gerenciamento de Recursos Ambientais pelo IFPI (2011), Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo IFPI (2009). Trabalhou na implementação do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da implantação do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, atuou como coordenador de programas de capacitação de agricultores familiares. Foi Professor EBTT do Instituto Federal do Maranhão - Campus Buriticupu, Área Engenharia Ambiental. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente, tendo como principais áreas de atuação: Climatologia, Sensoriamento Remoto, Drenagem Urbana e Urbanização.

Bruna de Freitas Iwata, Instituto Federal do Piauí

Graduada em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Piauí, com mestrado em Agronomia - Solos pela Universidade Federal do Piauí e Doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal do Piauí Campus Teresina Central, sendo também docente do Programa de Mestrado Profissional em Análise e Planejamento Espacial, na mesma instituição. Tem experiência na área de Estudo Ambientais, Agroecologia, com ênfase em Manejo Agroflorestal, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas, manejo e conservação do solo, qualidade e matéria orgânica do solo, qualidade ambiental e impactos ambientais. Possui experiência em estudos de unidades de conservação e plano de manejo. Coordena os grupos de pesquisas: Grupo de Estudo e Pesquisa em Solos, Água e Florestas do Nordeste (Edafcos do Nordeste) e Grupo de Pesquisa em Investigação e Monitoramento da Qualidade Ambiental do Piauí (IQAm). Possui experiência técnica e acadêmica em licenciamento ambiental, elaboração de estudos de impactos ambientais e projetos de recuperação de áreas degradadas. Atual Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPI Campus Teresina Central e do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal do Piauí.

Anaian Antunes Bembem, Instituto Federal do Piauí

Mestre em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado pelo Instituto Federal Goiano.Especialista em Meio Ambiente pela FAETE (Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina), Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Piauí e Direito Previdenciário.Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2006) e é Bacharela em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2011). Professora Efetiva de Geografia do Instituto Federal do Piauí, Campus Corrente. 

Mila Ohana Maciel César, Instituto Federal do Piauí

Possui graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Piauí(2017).

Mauro César de Brito Sousa, Instituto Federal do Piauí

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Piauí (2004). Mestre em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (2008). Doutor em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (2015). Especialista em Geoprocessamento pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Especialista em Análise e Projeto de Redes de Água pela Universitat Politècnica de València (2017). Especialista em Engenharia de Saneamento Básico e Ambiental pela Universidade Paulista (2020). Professor do Instituto Federal do Piauí nos Cursos de Engenharia Civil, Tecnologia em Gestão Ambiental e Mestrado Profissional em Análise e Planejamento Espacial. Coordenador do Grupo de Pesquisa Equality. Atua nas áreas de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, com ênfase nos temas: Modelagem em Recursos Hídricos e Monitoramento Hídrico-Ambiental.

Antônio Celso de Sousa Leite, Instituto Federal do Piauí

Graduado no Curso de Tecnologia em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Atuou na Gerência de Geoprocessamento(GEGEO) da Empresa de Águas e Esgotos do Piaui - AGESPISA, exercendo o cargo de auxiliar técnico, desempenhando funções de análise, consulta e atualização de banco de dados geográficos em ambientes SIG - (SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA), também realizando a confecção de mapas, trabalhos de campo, como cadastro comercial e coleta de dados via GNSS geodésico e de navegação. Além disso, trabalhou na Empresa Oásis Consultoria e Construção, colaborando para a realização de Estudo de Impacto Ambiental (EIA), participando da equipe de profissionais para a realização desses estudos, coletando dados em campo via GNSS e elaborando mapas temáticos e ambientais. Possui pós-graduação latu sensu em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI.
Atualmente, funcionário efetivo do Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central, exercendo o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ministrando as disciplinas de Cartografia, Geoprocessamento e SIG. Possui Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Downloads

Publicado

2020-08-10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>