Qualidade ambiental e comportamento de uso e ocupação do Delta do Parnaíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.007.0017

Palavras-chave:

Área de preservação ambiental, Vegetação Litorânea, Supressão Vegetal

Resumo

O estudo teve como objetivo avaliar o estado de conservação do delta do Parnaíba por meio de análise da cobertura vegetal utilizando as técnicas e as ferramentas do geoprocessamento. O Delta do Rio Parnaíba localiza-se ao Norte do Piauí na divisa do Estado do Maranhão, na foz do rio Parnaíba. Para avaliação do índice de conservação da cobertura vegetal do Delta do Parnaíba foi realizado o levantamento de dados secundários e confeccionados mapas da área de estudo para verificação dos índices de cobertura vegetal (NDVI). A pressão antrópica nessas áreas tem gerado um 'efeito cascata' para a redução da vegetação, tendo em vista que a supressão da vegetação em áreas antes adensadas reduz a estabilidade dessas áreas. Além da perda da vegetação com o desflorestamento, o processo natural de deslocamento dos sedimentos dunários também pode vir a contribuir em parte na redução da vegetação. Além disso, a qualidade ambiental da APA tem sido comprometida pelo não cumprimento das normas adotadas pelo plano de manejo da unidade, o que promove o aumento da vulnerabilidade dessas áreas, que naturalmente já oferecem instabilidade ambiental por suas condições estruturais e ecodinâmicas.

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Biografia do Autor

Ana Carla Ribeiro Maciel, Instituto Federal do Piauí

Graduada no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2016). Atualmente é Pós - graduanda em Estudos Geoambientais e Licenciamento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Foi membro participante do Projeto de Ensino e Extensão: Gestão Ambiental na Comunidade - Desenvolvendo atividades de Estágio na empresa Indústria de Cerâmica Santana em Corrente - PI, executando algumas normas de Gerenciamento e Sistema de Gestão Ambiental (2016). Estagiária do Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente no ano de 2016 frente ao ao Projeto de implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) no Campus, aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente. Possui experiência na área de Estudos Ambientais.

Tancio Gutier Ailan Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ e Mestre em Ciência do Solo pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Ceará - UFC, com área de concentração de Manejo Sustentável do Solo e da Água com ênfase em Matéria Orgânica do Solo (2019). Membro Associado do Grupo de Pesquisa CEAgro - Centro de Estudos e Análises Agropecuárias e Ambientais pela UFRRJ e do grupo Poluição do Solo da UFRRJ . Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental pela Faculdade Única de Ipatinga, Minas Gerais (2020). Especialização em andamento em Ciências Ambientais e Análise Ambiental pela Faculdade da Região Serrana (FARESE), Espirito Santo. Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental (2017) e Formação Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Corrente (2014). Conhecimentos na área de Ciências Ambientais (Diagnóstico e avaliação de impactos ambientais, Auditoria e Perícia Ambiental, Licenciamento e estudos Ambientais, Sistema de gestão ambiental, Gestão de Áreas protegidas, Resíduos sólidos e Recursos hídricos) e Ciência do Solo (Conservação dos agroecossistemas, Qualidade do solo e Recuperação de Áreas Degradadas, Sequestro,Dinâmica e Emissão C e GEE, Matéria orgânica do solo e Física do Solo). Atualmente desenvolve pesquisas na linha de Manejo do solo e Qualidade Ambiental com ênfase em Química e Poluição do Solo destinada a Estudo das propriedades químicas e eletroquímicas do solo, Métodos analíticos para avaliação de solos, plantas e resíduos, Matéria orgânica do solo e Impactos de atividades antrópicas, pelo uso agrícola, Metais pesados e remediação de sítios contaminados. Foi membro participante do Projeto de Ensino e Extensão: Gestão Ambiental na Comunidade ? Desenvolvendo atividades de Estágio Supervisionado, aplicando medidas de Gerenciamento e Sistema de Gestão Ambiental (2016) e estagiário do Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente no ano de 2016 frente ao Projeto de implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) no Campus, aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Cristian Epifânio de Toledo, Universidade Estadual do Goiás

Possui graduação em Agronomia (2006) e mestrado em Produção Vegetal (2009) pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é docente do ensino superior da Universidade Estadual de Goiás no Campus de Palmeiras de Goiás, departamento de Agronomia, ministrando as disciplinas de Irrigação e Drenagem; Hidrologia e Hidráulica; Construções Rurais; Agroenergia e Energias Renováveis; Desenho Técnico Gráficos; e Desenho Digital Gráficos. Também docente do Curso de Técnico em Agronegócio, programa do MEDIOTEC/UEG. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Irrigação, Drenagem, Hidrologia e Hidráulica, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de irrigação, projeto de sistema de irrigação, coeficiente de uniformidade, pivô central, uniformidade de irrigação, manejo de bacias hidrográficas e recursos hídricos, levantamentos de dados de imagem de satélites, além de confecção, digitalização e manutenção de mapas digitais.

Israel Lobato Rocha, Instituto Federal do Piauí

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2014), especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Piauí (2016) e mestrado em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado pelo Instituto Federal Goiano (2019). Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente.

Mauro César de Brito Sousa, Instituto Federal do Piauí

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Piauí (2004). Mestre em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (2008). Doutor em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (2015). Especialista em Geoprocessamento pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Especialista em Análise e Projeto de Redes de Água pela Universitat Politècnica de València (2017). Especialista em Engenharia de Saneamento Básico e Ambiental pela Universidade Paulista (2020). Professor do Instituto Federal do Piauí nos Cursos de Engenharia Civil, Tecnologia em Gestão Ambiental e Mestrado Profissional em Análise e Planejamento Espacial. Coordenador do Grupo de Pesquisa Equality. Atua nas áreas de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, com ênfase nos temas: Modelagem em Recursos Hídricos e Monitoramento Hídrico-Ambiental. 

Lizandro Pereira de Abreu, Instituto Federal do Piauí

Mestre e Doutorando em Ciências Climáticas pela UFRN, Especialista em Gerenciamento de Recursos Ambientais pelo IFPI (2011), Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo IFPI (2009). Trabalhou na implementação do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da implantação do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, atuou como coordenador de programas de capacitação de agricultores familiares. Foi Professor EBTT do Instituto Federal do Maranhão - Campus Buriticupu, Área Engenharia Ambiental. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente, tendo como principais áreas de atuação: Climatologia, Sensoriamento Remoto, Drenagem Urbana e Urbanização.

Bruno Lucio Meneses Nascimento, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Possui Graduação em Ciências Licenciatura com Habilitação em Biologia. Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (2013). Doutorado em Engenharia Civil com Ênfase em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Ceará (2017). Tem experiência na área de Ciências Exatas e da terra (Química, Biologia, Ciências Ambientais), Ciências Agrárias (Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas); Engenharias I (Saneamento Ambiental, Recursos Hídricos) e Educação (Ensino e aprendizagem). Professor Adjunto I da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão-UEMASUL- Campus Açailândia. Atua também como Professor e Coordenador do Curso de Tecnologia em Agronegócio e Administração da Faculdade Vale do Aço-FAVALE. É revisor de diversos periódicos e Consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão- FAPEMA. Membro Do Comitê de Pesquisa e Inovação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão- UEMASUL.

Bruna de Freitas Iwata, Instituto Federal do Piauí

Graduada em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Piauí, com mestrado em Agronomia - Solos pela Universidade Federal do Piauí e Doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal do Piauí Campus Teresina Central, sendo também docente do Programa de Mestrado Profissional em Análise e Planejamento Espacial, na mesma instituição. Tem experiência na área de Estudo Ambientais, Agroecologia, com ênfase em Manejo Agroflorestal, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas, manejo e conservação do solo, qualidade e matéria orgânica do solo, qualidade ambiental e impactos ambientais. Possui experiência em estudos de unidades de conservação e plano de manejo. Coordena os grupos de pesquisas: Grupo de Estudo e Pesquisa em Solos, Água e Florestas do Nordeste (Edafcos do Nordeste) e Grupo de Pesquisa em Investigação e Monitoramento da Qualidade Ambiental do Piauí (IQAm). Possui experiência técnica e acadêmica em licenciamento ambiental, elaboração de estudos de impactos ambientais e projetos de recuperação de áreas degradadas. Atual Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPI Campus Teresina Central e do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal do Piauí.

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Publicado

2020-08-10

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